Notícias

“A alegria invade o meu coração”. As palavras emocionadas são do Irmão Marista José Artur de Câmara Cardoso, o mais novo Cidadão do Recife. O título foi entregue pelo vereador Inácio Neto (PT), na manhã desta sexta-feira, 26, em uma solenidade que reuniu no plenário da Câmara Municipal educadores, pais, alunos e ex-alunos.

A Comissão Especial de Revisão do Regimento Interno reuniu-se hoje pela primeira vez desde a saída do antigo presidente do grupo, o ex-vereador Gustavo Negromonte, que agora está na Assembleia Legislativa. Participaram do encontro os vereadores Augusto Carreras (PV), Alexandre Lacerda (PTC), André Ferreira (PMDB), Estefano Menudo (PHS), Eduardo Marques (PTB), Gilberto Alves (PTN), Priscila Krause (Dem) e o diretor do Departamento Legislativo, Paulo Rogério.

A profissão é antiga, mas só foi criada nos anos 30 quando o governo Getúlio Vargas implantou a Consolidação das Leis Trabalhistas, CLT. Mas, foi somente na década de 80 que ela foi regulamentada. Dez anos depois foram criados os conselhos regionais, os Creci. As principais batalhas estavam enfim vencidas. Hoje, os corretores profissionais lutam ao lado de seus sindicatos pelos 5% de honorários livres e a venda com exclusividade. Na tarde desta quinta-feira, 25, , na Câmara do Recife, eles receberam uma homenagem proposta pelo vereador André Ferreira (PMDB), pela passagem do Dia do Corretor, comemorado em 27 de agosto.

Por iniciativa do vereador Josenildo Sinésio (PT), a Câmara Municipal do Recife realizou hoje, 25, sessão solene em homenagem aos 153 anos de fundação da Santa Casa de Misericórdia do Recife, uma irmandade que tem como missão o tratamento e sustento a enfermos e inválidos. Atualmente o trabalho contempla 11 instituições, sendo três em saúde, duas em educação e seis em assistência social. “Cuidar de quem tem posses e que pode remunerar pelos cuidados é uma coisa. Mas se dedicar a cuidar dos carentes, dos pobres, dos excluídos do mundo, é uma tarefa que, para ser desempenhada, é preciso a presença no coração daquele amor ao próximo que o Cristo tanto exemplifica nos evangelhos”, disse o vereador.

A Câmara do Recife votou na tarde desta quarta-feira, 24, o projeto do Executivo de reajuste médio de 4% para os servidores municipais, cuja data-base é março. O relator geral do relatório conjunto das comissões de Finanças e Orçamento e Legislação e Justiça, vereador Carlos Gueiros (PTB), destacou que o aumento proposto pela Prefeitura foi acatado em virtude das justificativas de que as despesas com pessoal estão no limite prudencial. Da mesma forma, ele explicou que a emenda do vereador Osmar Ricardo (PT), propondo que o aumento seja retroativa a março, tinha sido rejeitado. A votação no plenário confirmou o percentual e não acatou a emenda.

A vereadora Marília Arraes (PSB) propôs homenagem realizada na tarde desta quarta-feira, 24, na Câmara do Recife aos 32 anos de anistia. Ela justificou afirmando que muitos podem pensar que esse assunto é passado. Mas se enganam os que pensam assim. “Vivemos apenas um período de transição na nossa jovem democracia. Por isso mesmo há muito a ser falado, discutido, evidenciado e principalmente revelado”.

O vereador Estéfano Menudo (PHS) falou, na tarde desta quarta (24), sobre a importância da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, a ser realizada entre os dias 21 e 28 deste mês. A Semana foi criada através do decreto Nº 18.920/2001, e vem sendo comemorada desde então, com atividades realizadas pela Prefeitura da Cidade do Recife (PCR).

O líder do governo, Luís Eustáquio (PT), na tarde desta quarta (24), foi à tribuna, falar sobre a importância da Audiência Pública sobre o Projeto Reluz, que ocorreu na manhã deste dia, de autoria da vereadora Aline Mariano (PSDB).

Vereador Romildo Gomes (DEM) foi à tribuna, na tarde desta quarta (24), prestar homenagem ao Dia do Soldado, que será comemorado amanhã (25). A data foi instituída em homenagem a figura de Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, que nasceu no dia 25 de agosto de 1803, por ser uma “referência permanente” para a categoria.

Política Municipal de Habitação da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) é elogiada pelo vereador Alfredo Santana (PRB), na tarde desta quarta (24). Segundo o parlamentar, em parceria com os governos estadual e federal, a PCR contabilizou desde janeiro de 2009, investimentos em habitação popular superior a R$220 milhões, num total de 32 habitacionais, sendo 16 já entregues e 16 com obras em andamento.