Notícias

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) alertou apara a necessidade de se dar continuidade às políticas públicas que cuidam da saúde mental dos profissionais de educação tanto da rede pública quanto da privada. “O mês de setembro chega ao fim e, com ele, o Setembro Amarelo. Mas precisamos nos debruçar sempre sobre a questão da saúde mental desses profissionais”, afirmou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (29). Ana Lúcia observou que é crescente o número de violência dentro das escolas e isso interfere na saúde dos professores e dos seus auxiliares. “Administrar conflitos internos nesse ambiente escolar não é uma tarefa fácil e isso vai se somando às outras tarefas que os profissionais já têm. Isso contribui para que nossos profissionais adoeçam”, argumentou.

Uma audiência pública foi realizada na manhã desta sexta-feira (26), na Câmara Municipal do Recife, com o objetivo de debater sobre a prorrogação da validade do concurso de professores do Município realizado no ano de 2023. Segundo a vereadora Liana Cirne (PT), que promoveu o evento, a prorrogação da vigência do concurso revela-se uma medida imprescindível para assegurar que todos os aprovados no cadastro de reserva possam ser convocados.

Referência na dermatologia, em Pernambuco, ela deu diversas contribuições à pesquisa e ao ensino na especialização como chefe de serviço da Dermatologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A médica Maria de Fátima de Medeiros Brito é um dos nomes reconhecidos no exercício de uma dermatologia de qualidade e ética, assim como na área de estética. Natural do Rio Grande do Norte, ela adotou a capital pernambucana como cidade desde 1993 e, na manhã desta sexta-feira (26), a Câmara Municipal, em reconhecimento às suas contribuições, entregou a ela o Título de Cidadã do Recife, por iniciativa do vereador Carlos Muniz (PSB). A solenidade foi presidida pelo vereador Gilberto Alves (PRD).

Conceder a mais alta comenda da capital pernambucana a um grupo que, há quase cinco décadas, promove e valoriza as tradições locais por meio da dança. Foi com esse objetivo – reconhecer o trabalho do Balé Popular do Recife – que a Câmara do Recife realizou uma reunião solene nesta quinta-feira (25), por iniciativa da vereadora Ana Lúcia (Republicanos). A cerimônia no plenário da Casa foi conduzida pela vereadora Flávia de Nadegi (PV).

As comissões de Legislação e Justiça e Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife promoveram reuniões, em caráter extraordinário, na manhã desta quinta-feira (25), para analisar um aditamento apresentado ao parecer do projeto de lei do Executivo (PLE) nº 24/2025. O PLE dispõe sobre a autorização para cessão onerosa de direitos creditórios originados de créditos tributários e não tributários, inclusive quando inscritos em dívida ativa do Recife, e dá outras providências.

Com um orçamento de mais de R$ 1,5 bilhão, o Programa de Requalificação e Resiliência Urbana em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental (ProMorar Recife) deve promover, ao longo de seis anos, diversas intervenções na capital pernambucana. Para discutir uma das consequências dessas mudanças – o reassentamento de moradores e moradoras das áreas afetadas –, a Câmara do Recife promoveu, por iniciativa da vereadora Liana Cirne (PT), uma audiência pública nesta quarta-feira (24). O evento realizado no plenarinho da Casa reuniu poder público, organizações da sociedade civil e população interessada em um debate que envolveu temas como a má qualidade arquitetônica e urbanística dos conjuntos habitacionais recifenses, as necessidades das pessoas a serem reassentadas e a transparência do Programa em relação aos planos de reassentamento.

Para prestar homenagem aos profissionais da Segurança Pública, comunidade escolar e aos jovens beneficiados com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que está comemorando 25 anos de fundação e atuação no Estado de Pernambuco, a Câmara do Recife realizou reunião solene nesta quarta-feira (24), por iniciativa do vereador Alef Collins (PP). Considerado um dos mais importantes trabalhos sociais do Brasil, o Proerd consiste numa ação conjunta capitaneada pela Polícia Militar de Pernambuco na comunidade escolar e dela participam educadores, estudantes e sociedade, visando promover os fatores de proteção, em especial, que favoreçam a cultura de paz e a prevenção do uso e abuso indevido de drogas entre crianças e adolescentes. Na solenidade, diversas instituições e pessoas que atuam em projetos sociais foram homenageadas.

Na manhã desta quarta-feira (24), duas comissões permanentes da Câmara Municipal do Recife promoveram reuniões para analisar o projeto de lei do Executivo (PLE) número 24/2025: Legislação e Justiça e Finanças e Orçamento. A proposição dispõe sobre a autorização para cessão onerosa de direitos creditórios originados de créditos tributários e não tributários, inclusive quando inscritos em dívida ativa no Recife.

Neste ano, profissionais da Administração celebram os 60 anos do reconhecimento legal da atividade, concedido em 9 de setembro de 1965. Para marcar a data, a Câmara do Recife promoveu nesta terça-feira (23), por iniciativa do vereador Felipe Alecrim (Novo), uma homenagem ao Conselho Regional de Administração de Pernambuco (CRA-PE) e a profissionais da área. O vereador Gilson Machado Filho (PL) conduziu a reunião solene no plenário da Casa de José Mariano.

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher realizou reunião na tarde desta terça-feira (23), sob a presidência da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e com a presença da vereadora Kari Santos (PT), quando aprovou 15 matérias legislativas, sendo 12 projetos de lei Ordinária (PLO), um substitutivo a um projeto de lei e dois projetos de Resolução (PR). Entre os de resolução está o de número PR 13/2025, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos ), que propõe a criação da “Galeria das Vereadoras”, que será um espaço permanente que visa reconhecer e preservar a memória das mulheres que ocuparam ou ainda ocupam assento na Câmara Municipal do Recife.