Notícias

Capacitação de guardas municipais; instalação de banheiros públicos no Parque das Graças; conclusão da obra de drenagem e de calçamento na Rua Joaquim Távora, no bairro da Encruzilhada; realização de vistoria e avaliação técnica no habitacional Eduardo Campos, na Linha do Tiro e adoção de medidas de micro e macrodrenagem, no Canal da Borborema, em Boa Viagem. Essas solicitações fazem parte de um conjunto de 12 requerimentos de autoria do vereador Eduardo Moura (Novo), debatidos e aprovados na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (11). A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) participou dos debates.

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (11), o vereador Thiago Medina (PL) destacou dois requerimentos de sua autoria. O requerimento de número 376/2025 pede que verbas destinadas ao Carnaval de 2025 sejam destinadas para a indenização das pessoas afetadas por deslizamentos de barreiras e a reparação aos munícipes pelos danos patrimoniais causados pelas inundações ocorridas nesta primeira semana de fevereiro de 2025. “Eu não estou querendo desmerecer quem gosta de Carnaval, o meu intuito é fazer com que a Prefeitura do Recife destinasse milhões de reais para problemas reais da cidade”, disse. O outro requerimento foi o de número 707/2025, que pede que seja redirecionado 50% das verbas municipais destinadas ao São João 2025 para promover obras preventivas a alagamentos e deslizamento de barreiras, como obras de drenagem das vias públicas e construção de muros de arrimo. Os dois requerimentos foram rejeitados em plenário por 17 votos a 5.

O requerimento nº 168/2025 de autoria do vereador Alef Collins (PP) foi amplamente discutido pelos vereadores na tarde desta terça-feira (11), durante reunião plenária da Casa de José Mariano. A proposição faz um apelo ao Secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas do Estado de Pernambuco no sentido de implantar, pelo menos, um hub de cuidados em crack e outras drogas. O autor iniciou o debate e os vereadores Jô Cavalcanti (PSOL), Luiz Eustáquio (PSB), Gilson Machado Filho (PL) e Felipe Alecrim (Novo) também fizeram uso da tribuna e se revezaram na fila de apartes.

A duplicação do número de creches no Recife foi o tema de um discurso proferido pelo vereador Júnior de Cleto (PSB) nesta terça-feira (11), durante a reunião plenária da Câmara do Recife. Segundo o parlamentar, a marca foi atingida com a entrega da creche-escola Engenheiro Sebastiao Barreto Campello, no bairro da Linha do Tiro. Em seu discurso, Júnior de Cleto afirmou que, desde 2021, os estabelecimentos desse tipo na capital passaram de 92 para 184, e o número de vagas cresceu de 6,4 mil para cerca de 16 mil. “No mesmo dia em que o Carnaval do Recife foi declarado aberto, no último dia 27 de fevereiro, o prefeito João Campos (PSB) e toda a sua equipe alcançaram a invejável marca de duplicar o número de creches em nossa cidade. E eu fui o privilegiado que recebeu o prefeito e todo o seu time na comunidade de Linha do Tiro”.

A concessão de quatro parques da cidade, realizada pela Prefeitura do Recife para a concessionária Viva Parques Recife, foi discutida no plenário da Câmara Municipal, durante a reunião Ordinária desta terça-feira (11). Segundo a Prefeitura, a iniciativa visa garantir a gestão, manutenção e operação dos parques da Jaqueira, Santana, Apipucos e Dona Lindu, assegurando melhorias nesses espaços, sem custo para a população, com investimento de mais de R$ 400 milhões, ao longo de 30 anos. O tema foi debatido pela vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) e pelos vereadores Eduardo Moura (Novo) e Rinaldo Junior (PSB).

O aniversário do Recife celebrado amanhã, 12 de março,foi tema de pronunciamento do vereador Eduardo Mota (PSB), nesta terça-feira (11), durante reunião plenária da Câmara Municipal. "O Recife completa 488 anos de história, de resistência e de transformação. E é com grande orgulho que subo à tribuna para celebrar essa terra que desde sua origem se fez um palco de luta, cultura e inovação". Além de pontuar fatos históricos, a arquitetura e a riqueza cultural da cidade, o parlamentar aproveitou também para elogiar a atual gestão municipal. "Sabemos que há quem ignore os avanços da cidade e a verdade é que o Recife tem se transformado. Temos vivido uma gestão inovadora, eficiente e de resultados sob o comando do prefeito João Campos, que já entrou para a história como um dos melhores prefeitos do Brasil”.

A formulação de um voto de aplausos e congratulações ao diretor de cinema Walter Salles, ao elenco e a toda a equipe envolvida na produção do filme 'Ainda Estou Aqui', pela conquista do Prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2025, provocou debate no plenário da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião plenária desta terça-feira (11). O tema foi debatido pelos vereadores Thiago Medina (PL), Eduardo Moura (PSB), Luiz Eustáquio (PSB), Liana Cirne (PT), Jô Cavalcanti (PSOL), Gilson Machado Filho (PL), Rinaldo Junior (PSB) e pela autora do requerimento número 1022/2025, vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), que propôs a homenagem.

A questão da segurança pública no Estado foi tema de discurso do vereador Chico Kiko (PSB) na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (11). “A propaganda do governo [de Pernambuco] mostra a redução de homicídios, viaturas novas e anúncio de investimentos no combate à violência. Mas, na vida real, não se sente o impacto desses investimentos”, garantiu. O parlamentar lamentou os altos índices de violência no carnaval, quando foram registrados 55 casos de homicídio em cinco dias. “A governadora segue perdendo o combate para a criminalidade”, comentou. Ele destacou como exemplo de violência urbana o caso do ambulante Fábio Rodrigues de Souza Junior, 22 anos, que estava trabalhando no centro durante o carnaval, foi espancado e levado ao Hospital da Restauração, onde faleceu. “O povo não suporta mais e tem pressa, governadora”, alertou.

Os festejos, a programação, os polos descentralizados e outras questões relativas ao Carnaval do Recife foram tema de debate durante a reunião plenária da Câmara Municipal nesta segunda-feira (10). Logo no início da reunião Ordinária, durante o Pequeno Expediente, o tema foi abordado pela vereadora Kari Santos (PT) e pelos vereadores Fabiano Ferraz (MDB), Hélio Guabiraba (PSB), Eduardo Moura (Novo) e Rinaldo Junior (PSB).

Foi aprovado em plenário na Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (10), o requerimento nº 883/2025, que dirige indicação ao prefeito do Recife para providenciar o acompanhamento de profissionais para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Escola Municipal Córrego da Bica, bairro Passarinho. O autor da proposição, vereador Gilson Machado Filho (PL) relatou que “em mais uma visita ao bairro do Passarinho, uma mãe de uma criança autista teve que sair no meio de uma reunião porque a escola ligou dizendo que o pessoal não estava conseguindo conter a criança na escola. A escola está sem ATS (acompanhantes terapêuticos)”.