Fundado em 1945 por Amara Mendes da Silva, o Terreiro Ilê Obá Aganjú Okoloyá, conhecido como o Terreiro de Mãe Amara, representa uma importante herança da tradição nagô em Pernambuco, de acordo com o projeto de lei nº 189/2024, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB). A proposição declara o espaço religioso como Patrimônio Imaterial Cultural do Recife. O assunto foi tema do pronunciamento da parlamentar, na tarde desta segunda-feira (10), durante reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, que foi acompanhada das galerias por integrantes do Terreiro. A matéria foi aprovada em primeira votação, com seis votos contrários, e voltará à pauta nesta terça-feira (11), para a segunda votação.
O vereador Tadeu Calheiros (MDB) cobrou, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (10), celeridade na conclusão da reforma do Hospital da Restauração. Ele afirma que a expectativa para a entrega da reforma é alta, pois atenderá melhor a sociedade. “Eu vim trazer uma cobrança que tenho recebido durante essas duas últimas semanas, com mais uma tubulação que estourou, e o que eu trago aqui é o problema que está na estrutura do Hospital da Restauração. Foi prometido pelo Governo do Estado fazer uma ampla reforma na unidade, desde o início do mandato. Já se passaram dois anos e essa reforma só foi iniciada em agosto do último ano”, afirmou.
A solicitação para a remoção dos radares eletrônicos de velocidade das ruas e avenidas mais movimentadas do Recife foi tema de debate durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal desta segunda-feira (10). O pedido foi feito através do requerimento número 108/2025, de autoria do vereador Gilson Machado Filho (PL), e não foi aprovado em votação no plenário, tendo recebido 25 votos contrários e cinco favoráveis. O assunto gerou debate na tribuna e apartes entre os parlamentares.
A pesquisa do Instituto Simplex sobre a corrida eleitoral ao Governo de Pernambuco, que acontecerá em 2026, foi repercutida pelo vereador Fabiano Ferraz (MDB), durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (10). “Trago esse levantamento para destacar o orgulho que tenho de ver o gestor da nossa cidade ser lembrado com tanto carinho pela população do nosso Estado. Na pesquisa, o prefeito João Campos apareceu com 65,1 pontos percentuais dos votos válidos, isolado na liderança, em uma eventual candidatura ao governo do Estado. O levantamento também indicou que a governadora Raquel Lyra terminaria o pleito a uma distância significativa do primeiro colocado e não seria reeleita”, apontou o parlamentar.
A Câmara do Recife discutiu e aprovou o requerimento nº 179/2025, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), dirigindo solicitação para realizar reunião plenária, em caráter solene, no dia 8 de maio, às 18h, para a entrega do Prêmio Mérito de Comunicação Jornalista Graça Araújo. O vereador Eduardo Moura (Novo) ressaltou a importância da comunicadora falecida no ano de 2018. Ela apresentou o programa “TV Jornal Meio-Dia” por quase 26 anos, e comandou o programa “Rádio Livre”, na Rádio Jornal, por 17 anos.
A vereadora Liana Cirne debateu, na reunião plenária desta segunda-feira (10), da Câmara Municipal do Recife, o requerimento número 163/2025, de sua autoria, que concedeu voto de aplausos e congratulações para Lindivaldo Oliveira Leite, conhecido como seu Vavá, “por uma vida de dedicação ao frevo e à cultura pernambucana”. Aos 90 anos, ele é filho dos fundadores do Bloco Carnavalesco Banhistas do Pina e durante a leitura de dados bibliográficos, foi aplaudido em plenário. O requerimento foi aprovado em plenário.
O vereador Thiago Medina (PL) disse, durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (10), que a Prefeitura da cidade realiza mais despesas financeiras em festas populares e em propaganda da gestão do que em obras de contenção de encostas, para evitar deslizamento de barreiras e em drenagem de áreas de risco. “Só em festas como Carnaval, São João e ano-novo, ele investiu R$ 127 milhões no ano passado, e apenas R$ 70 milhões nas áreas de risco”, disse.
Na manhã desta sexta-feira (7), o presidente da Câmara do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB), recebeu o superintendente do Controle Interno da Câmara Municipal de Ipiaú, cidade localizada na região sul da Bahia. De acordo com Afonso Mendes dos Santos, o objetivo da visita foi conhecer de perto o trabalho de vários setores da Casa de José Mariano e propor um termo de cooperação técnica entre as instituições. A reunião ocorreu na Sala da Presidência e contou, também, com a presença do vereador Gilberto Alves (PRD), do secretário de Coordenação Geral, Jaime Paiva, além de outros servidores do Poder Legislativo Municipal.
Em pauta durante a reunião plenária desta terça-feira (4), o requerimento nº 96/2025, de autoria do vereador Hélio Guabiraba (PSB), gerou debates na Câmara Municipal. A matéria, que propõe a criação de uma Frente Parlamentar de Fiscalização de Obras na Cidade do Recife, foi aprovada pelo plenário. Antes da votação, entretanto, o texto foi discutido pelos vereadores Felipe Alecrim (Novo), Eduardo Moura (Novo) e Rinaldo Junior (PSB).
Ao comentar as cenas de violência que ocorreram no último sábado (1º) na capital pernambucana entre torcedores do Sport e do Santa Cruz, o vereador Rinaldo Junior (PSB) subiu à tribuna da Câmara Municipal nesta terça-feira (4) para sugerir uma alteração na lei 19.137/2023, de sua autoria. A legislação prevê a obrigatoriedade de identificação dos torcedores nos estádios de futebol, inclusive com monitoramento de imagens nas catracas. De acordo com o parlamentar, é preciso alterar um dos artigos da norma para que o mecanismo seja implementado o quanto antes. “Os clubes têm até 29 de novembro deste ano para implementar a identificação facial nos estádios. Eu quero propor a vocês que a gente altere o artigo sexto, para dar uma resposta rápida à sociedade, já que a SDS [Secretaria de Defesa Social de Pernambuco] não dá. Já que o Governo não dá".