Na próxima quinta-feira (7), será celebrado o Dia Mundial da Saúde. Na Câmara do Recife, a data foi saudada já nesta terça-feira (5), por meio de um requerimento proposto pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e que concede voto de aplausos a profissionais da área, em especial os que atuam na linha de frente do enfrentamento à covid-19. Na tribuna do plenário, a parlamentar deu destaque a esse pedido e tratou, também, de uma solicitação do seu mandato para que a Prefeitura instale uma homenagem ao opositor da Ditadura Militar Gregório Bezerra, torturado no bairro de Casa Forte em abril de 1964.
O projeto de lei nº 334/2021, de autoria do vereador Rinaldo Junior (PSB), que institui no Calendário Oficial de Eventos do Recife o “Dia Municipal de Combate à Fome”, foi aprovado em segunda discussão, durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (5). “O dia será 5 de setembro, data de nascimento de um grande recifense: Josué de Castro".
O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) elaborou e apresentou 25 requerimentos direcionados à melhoria de infraestrutura em diversos Centro de Atenção Psicossocial (Caps) no Recife. As proposições foram aprovadas por unanimidade na reunião plenária realizada nesta terça-feira (5), na Câmara Municipal do Recife.
O projeto de lei do Executivo número 10/2022 foi aprovado em duas votações no plenário da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (5) e a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) destacou o empenho do Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere). A proposição promove alterações na Lei Municipal nº 18.894, de 21 de fevereiro e 2022, cria cargos efetivos e dispõe sobre a remuneração dos servidores públicos que indica.
A violência de gênero foi o tema do discurso realizado pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (5). De acordo com ela, é sempre importante retomar e destacar o assunto. “Uma das características mais marcantes da violência de gênero é sua predominância marcadamente sexual, num mundo patriarcal e machista nossos corpos são sempre subjugados, maltratados, violentados e mortos, num exercício de pura afirmação do poder masculino", destacou a parlamentar.
Os direitos de servidores da saúde municipalizados ou à disposição do município foram tema de um discurso proferido pelo vereador Tadeu Calheiros (Podemos) nesta terça-feira (5), durante a reunião plenária da Câmara do Recife. Ao subir à tribuna da Casa de José Mariano, o parlamentar comemorou a votação do projeto de lei do Executivo nº 10/2022, que conserva gratificações dadas a esses profissionais. No entanto, Calheiros salientou que é preciso conceder a eles o reajuste de vencimentos conforme foi negociado com os sindicatos de cada categoria.
A vereadora Dani Portela (PSOL) debateu o requerimento de sua autoria, de número 3582/2022, dirigindo indicação ao prefeito João Campos “para que seja determinada a remoção do busto do ditador Humberto Castello Branco, no canteiro central da Ponte Castello Branco, Avenida Caxangá, no bairro da Várzea”. A matéria foi debatida durante a reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (5). “Esse requerimento lembra que na legislatura passada, o vereador Ivan Moraes (PSOL) também fez essa mesma proposta. Queremos que o prefeito retire o busto e que o encaminhe para um museu. Ou para um depósito”.
No dia em que completa um ano da morte do professor Leonardo Cisneiros, o vereador Ivan Moraes (PSOL) fez homenagem a ele no plenário da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião plenária híbrida, na manhã desta terça-feira (5). “Ele era professor, filósofo, bacharel em direto, uma das mentes mais brilhantes que já estiveram nesta terra. Entendia de física quântica, de direito urbano, de brega e orquídea”, comentou. Conhecido como Léo Cisneiros, foi um dos ativistas do Movimento Ocupe Estelita.
O vereador Waldomiro Amorim (Solidariedade) lamentou a morte de um jovem que foi baleado na Vila da Imbiribeira, Zona Sul do Recife, cujo corpo a família enterrou ontem. “Ele se envolveu com o tráfico de drogas e terminou de forma violenta, como ocorre com vários outros dessa cidade. A droga tem sido um dos motivos mais constantes da violência na periferia do Recife”, afirmou o parlamentar, na reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (5).
Um ato de pré-campanha que contou com a presença de candidatos dos partidos que integram a Frente Popular de Pernambuco foi o tema principal de um discurso proferido pelo vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) nesta terça-feira (5), durante a reunião plenária da Câmara do Recife. Na ocasião, o parlamentar ainda comentou as expectativas de redução do Imposto Sobre Serviços (ISS) para o setor de entretenimento e eventos da capital.