Interpretar fatos e relações sociais por meio da aplicação de métodos e técnicas sociológicas, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida de todos. Essa é a missão das sociólogas e sociólogos, que tiveram a importância de sua profissão no centro de um debate realizado nesta quinta-feira (3) na Câmara do Recife. A reunião pública, promovida por iniciativa da vereadora Dani Portela (PSOL), reuniu estudantes, acadêmicos e integrantes de movimentos sociais.
Por meio de videoconferência, na manhã desta quinta-feira (3), a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife reuniu-se com a presença dos vereadores Samuel Salazar (MDB), Aderaldo Pinto (PSB) e Marco Aurélio Filho (PRTB). Três matérias do Executivo foram analisadas entre os membros do colegiado e concedidos pareceres pela aprovação. Um projeto trata da Outorga Onerosa do Direito de Construir; o segundo da Transferência do Direito de Construir, e o terceiro do funcionamento dos órgãos da Previdência Social do município.
A Comissão de Planejamento Urbano e Obras, da Câmara do Recife, reuniu-se nesta quinta-feira (3), por videoconferência, discutiu e aprovou dois projetos de lei do Executivo que dispõem sobre o Plano Diretor da cidade. Além do presidente do colegiado, vereador Zé Neto (PROS), estavam presentes o vice-presidente, vereador Wilton Brito (PSB) e o vereador Alcides Cardoso (DEM).
Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (1º), o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) discutiu dois requerimentos de sua autoria, ambos com indicação ao prefeito João Campos voltados para a saúde. O primeiro requerimento trata da implementação de uma pausa laboral na jornada de trabalho dos servidores da saúde, e o segundo, sobre uma ação itinerante para a vacinação infantil.
A possibilidade de implantação, pela Prefeitura do Recife, de um sistema de vigilância por meio de tecnologia de reconhecimento facial será alvo de uma audiência pública na Câmara do Recife. O debate foi aprovado pelo conjunto dos vereadores nesta terça-feira (1º), durante a reunião plenária, e está marcado para acontecer no dia 16 de março, na Casa de José Mariano. Antes da votação, a autora do requerimento da audiência, a vereadora Liana Cirne (PT), subiu à tribuna da Câmara para solicitar a participação dos demais parlamentares.
Sob a presidência da vereadora Natália de Menudo (PSB), a Comissão de Saúde reuniu-se de forma virtual na tarde desta terça-feira (1º), quando aprovou quatro projetos de lei ordinária (PLO), rejeitou um e retirou de pauta outros 12. Uma audiência pública foi marcada para o dia 28 deste mês, com o objetivo de apresentação do relatório de atividades da Secretaria de Saúde do Recife durante o último quadrimestre de 2021.
No primeiro dia do mês de março, comumente dedicado às lutas das mulheres, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) ressaltou, na reunião Ordinária da Câmara do Recife, os desafios enfrentados na busca pela sobrevivência e pela representatividade nos espaços de poder. Ela também destacou a necessidade de valorização do trabalho de todas nas mais variadas esferas sociais.
A Câmara do Recife aprovou, durante a reunião plenária desta terça-feira (1º), sete requerimentos de autoria da vereadora Dani Portela (PSOL) que concede votos de aplauso a instituições que apoiam causas relativas aos direitos da mulheres. Na ocasião, a parlamentar subiu à tribuna para dar destaque às homenagens, que são relativas ao Dia Internacional da Mulher, e para defender a continuidade da luta por direitos nesse campo.
Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (1º), o vereador Samuel Salazar (MDB), líder da bancada do governo, informou que o prefeito João Campos vai enviar à Casa um projeto de lei para determinar o auxílio para os ambulantes que trabalham no período de Carnaval da cidade. De acordo com o parlamentar, mais de 1800 trabalhadores informais serão contemplados este ano.
Os debates relativos ao Mês da Mulher, tradicionalmente celebrado em março, já se iniciaram na Câmara do Recife. Nesta terça-feira (1º), durante a reunião plenária, a vereadora Liana Cirne (PT) subiu à tribuna da Casa para comentar os dados da violência contra as mulheres relativos a 2021. Ao lembrar que nesta terça-feira também seria a data de comemoração do feriado de Carnaval – suspenso no Recife em decorrência da pandemia de covid-19 – ela reforçou a campanha “Não é não”, contra o assédio sexual na folia.