Ana Lúcia defende criação de Selo Empresa Amiga da Mulher
Em seu pronunciamento, a parlamentar destacou a necessidade do apoio à mulheres vítimas de violência e mencionou relatos de trabalhadoras que sofrem pressões, no mercado de trabalho, para não engravidar ou gozar de licença-maternidade. “Não tem sido tarefa fácil, para nós, sermos mulheres, em quaisquer espaços”.
Ana Lúcia defendeu, ainda, a necessidade de “um ambiente de trabalho amistoso, de convivência saudável, onde a mulher possa não só galgar cargos, fazer carreira e ser valorizada. Não é difícil encontrar, nas estatísticas, mulheres e homens ocupando os mesmos cargos e as mulheres recebendo bem menos”.
Em aparte, o vereador Rinaldo Junior (PSB) também se posicionou a favor de mais igualdade nas relações empregatícias. “Os números mostram que as mulheres ainda são muito preteridas no mercado de trabalho. Em especial, nos grandes cargos das grandes corporações. A senhora tem feito um belíssimo trabalho na defesa das mulheres do nosso município e este projeto é mais uma ferramenta para que o empresário entenda que o mundo precisa das mulheres e que elas são cada vez mais competentes do que nós no mercado de trabalho”.
Líder do governo na Câmara, o vereador Samuel Salazar (MDB) anteviu que o projeto de lei proposto seria bem recebido pelo plenário. “Infelizmente, a gente ainda percebe no mercado essa discriminação contra a mulher. Vossa Excelência teve a sensibilidade de apresentar um projeto hoje que, com certeza, será aprovado por unanimidade nesta Casa”.
Já a vereadora Aline Mariano (PP) frisou a importância de fazer valer as leis de proteção às mulheres aprovadas no município. “Todos esses projetos de valorização da mulher e as políticas de gênero necessárias contam comigo. É muito importante dar essa visibilidade aos projetos essenciais e também cobrarmos a efetivação dessas políticas. Muitas dessas políticas eram para ser mais evidentes para que as mulheres pudessem ter certeza dessas garantias”.
Caso seja aprovado em segunda discussão e sancionado pelo prefeito do Recife, o Selo poderá ser solicitado pela empresa interessada na Secretaria Municipal da Mulher. Para ser concedida a distinção, a empresa terá que cumprir uma série de requisitos, como a contratação de mulheres vítimas de violência doméstica e a criação de parcerias com instituições que defendam os direitos das mulheres.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 16.08.2022