A defesa da guarda municipal armada foi feita pelo vereador Osmar Ricardo (PT), na reunião plenária híbrida, realizada na manhã desta segunda-feira (28), pela Câmara Municipal do Recife. “Eu sou contra armar o povo, mas quem exerce a função de cuidar do patrimônio público e da vida das pessoas tem que ter armas e ser preparado para usar o armamento. Mas, quanto a isso, a Prefeitura do Recife sequer demonstra o desejo de vir a fazer, deixando a desejar”, disse.
Em crítica feita ao Poder Executivo, o vereador Felipe Alecrim (PSC) cobrou, na reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara Recife, na manhã desta segunda-feira (28), uma maior atenção da Prefeitura Municipal com a educação. “A Prefeitura não deu resposta sobre o piso salarial dos professores e a infraestrutura da maioria de escolas e creches não é adequada. Além disso, há famílias que não estão conseguindo matricular as crianças na rede pública”, afirmou.
Com base numa lista do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) denunciou que, em pleno carnaval, a música mais tocada neste período, no Estado, não é o frevo, como se poderia supor, mas uma música baiana de axé. “O segundo lugar ficou com uma canção da dupla sertaneja Maiara e Maraisa, chamada Medo bobo. O frevo Vassourinha aparece apenas no terceiro lugar”, lamentou, na reunião plenária híbrida, realizada na manhã desta segunda-feira (28), pela Câmara Municipal do Recife.
O vereador Doduel Varela (PSL) fez um apelo à Compesa na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (28), para encaminhar uma equipe técnica à comunidade da Horta, localizada em Jardim São Paulo, Zona Oeste da cidade. De acordo com o parlamentar, a comunidade não tem acesso a água encanada nas casas há 20 anos, tendo que fazer fila às 3h da manhã em um local da comunidade para pegar água.
“Hoje, infelizmente, é um dia histórico, que ninguém daqui vai esquecer É um dia em que houve um Carnaval sem blocos na rua, sem as festas, sem as troças. Mas é um Carnaval, porque ele faz parte do DNA de toda e todo recifense”. Com essas palavras, o vereador Ivan Moraes (PSOL) deu início a um discurso nesta segunda-feira (28) de Carnaval, durante a reunião plenária da Câmara do Recife, para lamentar a não realização do Carnaval de 2022 em seu formato tradicional. No entanto, ele lembrou que a festa não deixa de fazer parte da identidade da cidade, o que significa prestar apoio àqueles que realizarão os carnavais após o período pandêmico.
Nesta segunda-feira (28), na reunião Ordinária da Câmara Municipal, o vereador Ivan Moraes (PSOL), repercutiu um protesto realizado pelo Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores do Comércio Informal do Recife (Sintraci), ocorrido nesta manhã, próximo à Casa. Os ambulantes atearam fogo em pneus e entulhos, fechando o cruzamento entre a Rua do Hospício e Princesa Isabel, no bairro da Boa Vista, centro da cidade. O parlamentar destacou que recebeu, juntamente com o vereador Samuel Salazar (MDB), um grupo de manifestantes que trouxe a pauta da categoria: a inclusão em auxílio da Prefeitura por terem sido prejudicados pela não realização do carnaval.
A necessidade de melhoria na segurança pública e limpeza urbana de Boa Viagem, na Zona Sul da capital, foi o tema de um discurso proferido pelo vereador Paulo Muniz (SD) nesta segunda-feira (28). Durante a reunião plenária da Câmara do Recife, o parlamentar subiu ao plenário da Casa para chamar a atenção para o efeito negativo da piora desses serviços para moradores do bairro e visitantes de outras localidades.
De autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL), foi aprovado o requerimento número 1415/2022, concedendo voto de aplausos à Defensoria Pública de Pernambuco pela sua atuação na defesa dos interesses dos vulneráveis no Recife. O parlamentar teceu elogios à instituição, na manhã desta segunda-feira (28), durante reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife.
Após cumprir licença médica de 130 dias, por conta de uma cirurgia, o vereador Aderaldo Pinto (PSB), retorna à Casa de José Mariano. Ele fez questão de dirigir-se à tribuna para agradecer o apoio recebido dos demais parlamentares, nesta segunda-feira (28), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife.
O presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), e a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) participaram na tarde desta quinta-feira (24) da assinatura do protocolo de intenções para a criação do Memorial da Democracia de Pernambuco, instalado pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura do Recife. O evento aconteceu no Sítio Trindade, no bairro de Casa Amarela. O governador Paulo Câmara, a vice-governadora Luciana Santos e o prefeito do Recife, João Campos, estiveram no ato público, que contou com as presenças de secretários estaduais, municipais, além de familiares de mortos e desaparecidos políticos e integrantes de organizações sociais.