Felipe Alecrim critica política de Educação do Recife

Em crítica feita ao Poder Executivo, o vereador Felipe Alecrim (PSC) cobrou, na reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara Recife, na manhã desta segunda-feira (28), uma maior atenção da Prefeitura Municipal com a educação. “A Prefeitura não deu resposta sobre o piso salarial dos professores e a infraestrutura da maioria de escolas e creches não é adequada. Além disso, há famílias que não estão conseguindo matricular as crianças na rede pública”, afirmou.

Felipe Alecrim afirmou que “todos os parlamentares estão recebendo contatos de pais de alunos pedindo a matrícula dos seus filhos”. Eles estão preocupados, de acordo com o vereador, porque as aulas começaram e “não estão conseguindo matricular as crianças”. Os canais de comunicação que foram disponibilizados pela Secretaria de Educação para realizar as matrículas “não funcionam”, afirmou o parlamentar.  Ele ressaltou que há uma contradição, ainda, uma vez que os pais estão “impedidos de fazerem a matrícula no balcão das escolas”.

O vereador citou o exemplo de uma mãe que está sem saber o que fazer, chamada Taciana Souza, que tem dois filhos deficientes, e que até agora não conseguiu matriculá-los. “Como é que um pai e ou uma mãe vão sustentar os seus filhos sem pode trabalhar? Qual é a perspectiva de futuro dessas crianças, sem poderem estudar? A Prefeitura do Recife tem que disponibilizar escolas próximas das residências de famílias, que não têm sequer como pagar as passagens de ônibus”.

O vereador Felipe Alecrim aproveitou ainda para chamar a atenção do anúncio pela Prefeitura do Recife no dia 21 fevereiro, quando abriu contratos temporais para contratação de Agentes de Ação ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEEs) e de Agentes de Desenvolvimento Infantil (ADIs), com cargas horárias semelhantes. “A Prefeitura do Recife considera que os AADEEs exercem funções administrativas. E eles querem ser reconhecidos como profissionais pedagógicos, querem ser valorizados”, disse.


Em 28.02.2022.