O atropelamento de um ciclista, de 19 anos, no último domingo (15) por um automóvel na avenida Domingos Ferreira, em Boa Viagem, motivou um discurso do vereador Luiz Eustáquio (PSB) em prol da redução da velocidade nas vias do Recife. Na tribuna da Câmara do Recife, durante a reunião plenária realizada nesta terça-feira (17), o parlamentar lamentou o acontecimento e a recorrência desse tipo de acidente na capital. De acordo com ele, o problema ocorre porque o município permite que veículos motorizados trafeguem em alta velocidade. “Esse rapaz era um entregador. O carro perdeu o controle, subiu a calçada e pegou ele". O parlamentar defendeu também a necessidade de reduzir a velocidade nas vias centrais da cidade de 60 para 50 km/h.
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) repercutiu nesta terça-feira (17) a sanção da lei de nº 19.387/2025, que inclui no Calendário Oficial do Recife a Semana Municipal de Enfrentamento à Violência Política Contra as Mulheres. Durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta manhã, a parlamentar celebrou a assinatura da matéria – que é de sua autoria – pelo prefeito João Campos (PSB) na quarta-feira (11). Na tribuna da Casa, ela agradeceu a “sensibilidade e o compromisso” do chefe do Poder Executivo e fez uma análise sobre os obstáculos que as mulheres enfrentam ao ocupar cargos de poder e visibilidade. “Subir a esta tribuna é um exercício de muita coragem, porque para muitas de nós, mulheres, ocupar um espaço de fala – principalmente na política – ainda é um ato que incomoda muita gente”.
Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (17), o vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) repercutiu a audiência pública, realizada por iniciativa dele na tarde de ontem (16), que tratou das medidas implementadas acerca da tração animal e a inserção dos trabalhadores afetados. Na capital pernambucana, a lei municipal número 17.918/2013, proíbe a circulação de veículos de tração animal, a condução de animais com cargas e o trânsito montado em todo o Município. “Conseguimos reunir representantes de todos os setores que tratam e lidam com a matéria da tração animal. A gente fez uma discussão muito rica com os carroceiros, com as pessoas que vivem do cavalo, da carroça, que tiram o seu sustento por mais de duas gerações a partir dessa atividade. Cabe a gente ressaltar que a gente é contra todo e qualquer maus tratos aos animais”, afirmou.
Durante a reunião plenária da Câmara Municipal, nesta terça-feira (17), o vereador Carlos Muniz (PSB) repercutiu um incidente ocorrido na manhã da última sexta-feira (13) no Recife: um forte odor de gás que foi sentido por moradores e trabalhadores nos bairros de Santo Antônio, São José e parte de Santo Amaro. "Cerca de 15 pessoas foram hospitalizadas. Ninguém sabia o que estava acontecendo. A Copergás [Companhia Pernambucana de Gás] foi acionada e disse que a motivação não era da companhia, mas do Porto do Recife", relatou. Para ele a situação é preocupante e exige atenção do Estado. "O Porto do Recife tem que ter o controle mínimo de saber que resíduo chega lá, porque se não der, desloca para Suape. A Secretaria Estadual, que engloba o Porto do Recife, explicou que [o cheiro] era um sulfato granulado utilizado em fertilizantes e adubos”, afirmou.
Às vésperas do Dia do Cinema Brasileiro, comemorado no dia 19 de junho, a vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) debateu e o plenário aprovou 10 requerimentos de sua autoria, na reunião Ordinária da Câmara Municipal, nesta terça-feira (17), com votos de aplausos e congratulações a coletivos, instituições, movimentos sociais e equipamentos que fazem do cinema pernambucano “um território de narrativas e de identidades sociais”. Entre os homenageados estão o Cinema São Luiz; Coletivo Negritude no Audiovisual Pernambuco; Associação Brasileira de Documentaristas - seção Pernambuco (ABD-PE); Coletivo Coquevídeo; Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (Apan); TV Viva; Movimento Mulheres no Audiovisual Pernambuco (Mape); Rede Tumulto; Projeto Vídeo nas Aldeias (VNA); Cinema da Fundação e Cinemateca Pernambucana Jota Soares. “A arte do cinema também é ferramenta de educação, memória, cultura, resistência e denúncia”.
O vereador Junior de Cleto (PSB) ocupou a tribuna para falar de três obras públicas realizadas pela Prefeitura do Recife, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (17). A primeira foi o Binário do Ipsep, entregue na semana passada, na Zona Sul. “O Ipsep é um bairro bom de se morar e com esse investimento, de R$ 42 milhões, quem sai ganhando são os moradores da região”. O segundo foi a decisão do poder público de adotar, no Hospital da Criança, em construção na Avenida Recife, o Centro TEA com equoterapia. “O hospital será pioneiro ao adotar um método terapêutico inovador. O cavalo será usado como agente terapêutico e ajudará a promover ganhos físicos, cognitivos, emocionais e sociais em crianças neurodivergentes e com deficiência”. O terceiro foi o Programa A Casa é Sua, que “desde 2021 para cá vem regularizando imóveis e entregando títulos de propriedade de terra, no Recife. O prefeito João Campos já regularizou 1426 imóveis e entregou 1405 títulos para as populações de áreas especiais”.
Na tarde desta segunda-feira (16), por iniciativa do vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos), a Câmara do Recife realizou uma reunião pública para debater as medidas implementadas acerca da tração animal e a inserção dos trabalhadores afetados no mercado de trabalho. Além do vereador Chico Kiko (PSB), representantes da sociedade civil, carroceiros e ativistas do meio ambiente e defensores dos animais também marcaram presença no plenarinho da Casa.
Modernização da legislação tributária municipal, concessão de bolsa para estudante da rede municipal dentro do Programa Monitoria Recife, liberação de uma operação de crédito para investimentos nas áreas de infraestrutura, saneamento, habitação, saúde e mobilidade urbana. Esses são alguns dos pontos previstos nos sete projetos de lei do Poder Executivo (PLE) que foram debatidos, votados e aprovados pela Câmara Municipal do Recife nas duas reuniões – uma Ordinária e outra Extraordinária – realizadas nesta segunda-feira (16).
O vereador Felipe Alecrim (Novo) ocupou a tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária desta segunda-feira (16) para tecer críticas à forma como tramitou na Casa um conjunto de projetos do Poder Executivo. Em um de seus discursos, o parlamentar se posicionou durante a discussão dos projetos de lei do Executivo nº 9/2025, nº 14/2025 e nº 15/2025 para manifestar insatisfação com a tramitação em regime de urgência das matérias, que foram aprovadas pelo plenário. Segundo ele, o formato inibe a apresentação de emendas que poderiam sanar questões técnicas e aprofundar o debate dos projetos.
Um longo debate sobre o projeto de lei do Executivo (PLE) número nº 10/2025, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito junto a instituições financeiras nacionais, com a garantia da União, foi realizado no plenário da Câmara Municipal, nesta segunda-feira (16). Através da proposta, a Prefeitura do Recife pode contratar empréstimo na ordem de R$ 900 milhões para desenvolver ações que visam implantar, ampliar e modernizar serviços e obras, nas áreas de infraestrutrura, saneamento, habitação, saúde e mobilidade urbana. Debateram a proposta os vereadores Felipe Alecrim (Novo), Eduardo Moura (Novo), Rinaldo Junior (PSB), Davi Muniz (PSD), Thiago Medina (PL), Alef Collins (PP), Gilson Machado Filho (PL), Samuel Salazar (MDB), Júnior de Cleto, Natália de Menudo (PSB), Cida Pedrosa (PCdoB) e Luiz Eustáquio (PSB). A proposição foi aprovada em duas votações, nas reuniões Ordinária e Extraordinária, e segue para sanção do prefeito da cidade.