O vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) destacou, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (19), a importância do anúncio feito pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ao Fundo Amazônia. O investimento será de US$ 50 milhões. “Eu acredito que a floresta Amazônica é um pulmão importantíssimo na terra, e o presidente americano chega não só para fazer uma visita, mas também para fazer uma doação extremamente representativa para o Fundo Amazônia. É um fundo extremamente necessário, que precisa, sim, trazer políticas públicas para a gente minimizar os impactos ocasionados pelo desmatamento”, afirmou.
Vereadores da Câmara Municipal do Recife repercutiram, na reunião Ordinária desta terça-feira (19), a operação da Polícia Federal (PF) que prendeu quatro militares do Exército e um agente da PF, suspeitos de tramar um golpe de Estado em 2022. A trama implicava em prender e assassinar Luiz Inácio Lula da Silva, então presidente eleito; seu vice, Geraldo Alckmin e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que à época presidia o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As prisões ocorreram no Rio de Janeiro e a notícia foi veiculada pela imprensa nacional na manhã de hoje.
O Dia Nacional dos Conselheiros Tutelares foi celebrado na Câmara Municipal do Recife em reunião solene realizada na tarde desta segunda-feira (18). A homenagem foi realizada por iniciativa do vereador Zé Neto (PSB) e prestou reconhecimento ao trabalho de 49 conselheiras e conselheiros tutelares. O zelo pelo cumprimento dos direitos garantidos a crianças e adolescentes, enfrentamento à negligência, aplicação de medidas de proteção a violências físicas e psicológicas, exploração sexual e outras formas de violações, são funções dessa categoria. A solenidade foi presidida pelo vereador Eriberto Rafael (PSB).
Algumas falas proferidas pela primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, em um evento do G20, foram repercutidas pelo vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos), na tribuna da Câmara do Recife, durante a reunião Ordinária desta segunda-feira (18). “A gente, que vive em um Brasil onde a política, de uma forma geral, tem sido feita com muito ódio, com muito rancor. A gente precisa fazer com que esse tipo de declaração seja afastada, cada vez mais, do nosso país, da nossa política, e cada vez mais da nossa democracia”, afirmou.
A vereadora Liana Cirne (PT) afirmou, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (18), que o recente episódio do atentado na Praça dos Três Poderes, em Brasília, com uma sequência de explosões, colocou a democracia brasileira em risco. “Permitir que o Judiciário seja alvo de um atentado terrorista, é permitir que possamos abrir mão das nossas instituições. É defender que a gente volte ao estado de natureza em que predomina a lei do mais forte. Não temos a lei do mais forte predominando, temos, muitas vezes, no estado democrático de direito, a lei que protege o mais fraco”, disse.
Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (18), o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) questionou os números apresentados pela segurança pública do Estado e lamentou os assassinatos recentes de dois homens em áreas centrais da cidade. “Infelizmente, a morte desses trabalhadores são mais alguns dados para as estatísticas criminosas do Recife, o que me deixa em alerta porque contrasta com os dados divulgados pelo Governo do Estado”, afirmou. Ele aproveitou a ocasião para destacar a importância da aprovação na Casa de "um plano de segurança cidadã, entendendo que este poder tem que colaborar também com a segurança pública e esse plano fala da ampliação do Compaz", ressalta.
Com numerosos representantes presentes nas galerias, o Transporte Complementar de Passageiros do Município do Recife (STCP/Recife) foi favorecido com a aprovação do projeto de Lei do Executivo (PLE) número 29/2024, que prorroga até 31 de dezembro de 2033, o prazo de vigência das atuais permissões outorgadas pela Prefeitura Municipal. A proposta foi debatida em duas reuniões – uma ordinária e outra extraordinária – realizadas nesta segunda-feira (18). Com isso, os ônibus que circulam no interior dos bairros da periferia, suprindo uma carência do Grande Recife Consórcio de Transportes, poderão circular normalmente por mais 9 anos. Diversos parlamentares debateram a matéria quando ela foi votada e aprovada por maioria absoluta.
Ao ocupar a tribuna da Câmara Municipal do Recife, na reunião plenária desta segunda-feira (18), o vereador Davi Muniz (PSD) abordou dois assuntos. Um deles foi o Programa Mães de Pernambuco, do Governo do Estado, que faz uma transferência mensal de renda (R$ 300), para gestantes, mães ou responsáveis por crianças de até 6 anos. “Hoje se encerra mais uma cota de inscrições desse programa”, alertou. Ele parabenizou a governadora Raquel Lyra pelo Mães de Pernambuco. O outro assunto foi o transporte complementar do Recife. As galerias estavam lotadas por causa da votação do projeto de Lei do Executivo 29/2024, que prorroga o prazo dos permissionários. “O transporte complementar veio para ficar”, comentou.
Lagoa Encantada, Três Carneiros, UR-01, Ibura de Baixo, IPSEP, Rio Xingú, Jordão Baixo, Jardim Jordão, Aeroporto, Imbiribeira, UR-02, UR-03, UR-05, UR-06, UR-10, UR-11. Essas são algumas das comunidades que passaram a sofrer com a interrupção de duas linhas de ônibus opcional que atendia os seus usuários, e que foram mencionadas pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) em dois requerimentos aprovados pela Câmara do Recife nesta segunda-feira (18). Os pedidos pela volta dos itinerários, dirigidos à Metropolitana Empresa de Transporte Coletivo Ltda. e ao Grande Recife Consórcio de Transportes, geraram debate ao serem levados pela parlamentar para a tribuna durante a reunião plenária.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) fez questão de tecer comentários nesta segunda-feira (18), durante a reunião plenária da Câmara do Recife, sobre assuntos de esfera nacional, a exemplo da explosão do homem-bomba em Brasília, no último dia 13, na Praça dos Três Poderes e, também, sobre as manifestações ocorridas no último dia 15, pelo fim da escala 6x1 (uma folga a cada seis dias de trabalho). “Um indivíduo tentou explodir bombas no Supremo Tribunal Federal e acabou explodindo nele mesmo. Sua companheira tocou fogo na própria casa e isso é fruto de um ambiente que é alimentado para esta finalidade", lamentou. "Sobre o fim da escala 6x1, o Brasil inteiro foi para as ruas no 15 de novembro e a 6x1 é muito realizada na gastronomia, hotelaria, indústria e comércio. Isso é insalubre para os trabalhadores e trabalhadoras”.