Notícias

Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (5), o vereador Osmar Ricardo (PT) destacou o requerimento de número 8.378/2024, de sua autoria, aprovado na reunião desta segunda-feira (4). O documento formula moção de repúdio ao relatório da Comissão Especial de Juristas para Revisão Legal da Exploração de Portos e Instalações Portuárias - Ceportos. “O relatório é sobre a revisão legal da exploração dos portos e instalações portuárias. O que a gente vê dentro dos portos é o massacre, mais uma vez, do trabalhador”, apontou.

Durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (5), a vereadora Michele Collins (PP) destacou duas ações desempenhadas por ela no período em que assumiu a suplência na Câmara dos Deputados, em Brasília. O primeiro assunto abordado foi a apresentação de uma indicação para que seja sustada a Súmula Vinculante nº 61, do Supremo Tribunal Federal (STF), que trata da concessão judicial de medicamentos registrados na Anvisa, mas não incorporados às listas de dispensação do Sistema Único de Saúde (SUS). O segundo tema destacado pela parlamentar, diz respeito as competições esportivas entre mulheres cis e mulheres trans.

Presidente da Comissão de Educação da Câmara do Recife e também integrante do Conselho Municipal de Educação, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos), durante a reunião plenária desta terça-feira (5), apontou dificuldades no processo de matrícula para novos estudantes da rede pública, que começou hoje pelo site matriculaonlinerecife.pe.gov.br ou pelo aplicativo Conecta Recife. “O sistema está oscilando, não se conclui o processo e, para mães que são pobres, que não têm acesso à internet e que não têm o acesso tecnológico sempre, isso é o caos”. A parlamentar ressaltou ainda que a matrícula online precisa ser universalizada, democrática e de acesso a todas as famílias. Vários parlamentares também debateram o tema educação durante a plenária.

Ao ocupar a tribuna, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira, (5), o vereador Chico Kiko (PSB) disse que o prefeito João Campos saiu credenciado a enfrentar maiores desafios, nas eleições de outubro. “O senhor está credenciado para, na campanha de 2026, ser [candidato a] governador de Pernambuco e até mesmo [candidato] a presidente da República”. Para o parlamentar, o prefeito “é uma liderança política que muito tem feito pelo Recife e que também nos escuta. Quando vamos lá, ele mesmo abre as portas para nos ouvir e resolver os problemas”, disse.

Ela conheceu a arte da dança aos cinco anos de idade. Aos 16, já dava aulas de ballet e, desde então, tem formado gerações de bailarinos que despontam até internacionalmente. Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido e à dedicação que se reflete em palcos e vidas, a Câmara Municipal do Recife concedeu a Medalha de Mérito José Mariano para a bailarina e empresária Sandra Pernambuco. A reunião solene ocorreu no plenário da Casa, por iniciativa do vereador Fred Ferreira (PL), na noite desta segunda-feira (4). O vereador Paulo Muniz (PL) presidiu a cerimônia.

Os gastos do Poder Executivo com as decorações que vão ser utilizadas na capital no período natalino chamaram a atenção do vereador Felipe Alecrim (Novo), que se pronunciou sobre o tema na Câmara do Recife nesta segunda-feira (4). Durante a reunião plenária, o parlamentar ocupou a tribuna para questionar os valores divulgados pela Prefeitura nas edições de nº 145 e 147 do Diário Oficial do município. De acordo com ele, foram anunciados gastos de mais de R$ 4 milhões ao todo com os enfeites. Para Alecrim, os montantes seriam mais bem aproveitados em áreas que ele considera carentes no serviço público, como saúde, transporte e educação.

Com debates em plenário, a Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (4), em segunda e definitiva votação, o projeto de lei nº 207/2022, que dispõe sobre as bases para a elaboração da Política Municipal de Uso e Distribuição de Remédios Derivados da Cannabis sp. Com 20 votos favoráveis e um contrário, a matéria agora segue para a sanção do prefeito da capital. Na reunião plenária, diversos parlamentares se pronunciaram sobre o assunto, dentre os quais dois ocuparam a tribuna para se posicionar: a vereadora Michele Collins (PP) e o vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos).

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (4), a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) destacou dois requerimentos de sua autoria que dizem respeito à Reforma Protestante e concedem votos de aplausos e congratulações ao movimento que surgiu no século 16. O requerimento número 8.405/2024, concede voto de aplausos ao teólogo, historiador e escritor Esdras Cabral de Melo pelo lançamento do livro História da Reforma Protestante. Já o outro requerimento, número 8.407/2024, presta reconhecimento à celebração dos 507 anos da Reforma Protestante. “Para nós, cristãos, essa é uma data importante, que marca um divisor de águas dentro da igreja cristã”, disse.

O vereador Zé Neto (PSB) ressaltou, durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta segunda-feira (4), a atuação da Prefeitura do Recife em relação às ações de infraestrutura e ao fortalecimento dos serviços de saúde no bairro de Boa Viagem, Zona Sul da cidade. “Temos acompanhado, com um olhar atento, as transformações e melhorias que estão sendo realizadas em várias localidades, que buscam trazer mais qualidade de vida, segurança e desenvolvimento para o bairro [de Boa Viagem]. Além de ser um vereador comprometido com a área, sou morador de Boa Viagem e, portanto, posso atestar que estamos vendo uma série de investimentos importantes”, afirmou.

Nesta terça-feira (5), a Câmara Municipal do Recife aprovou em segunda votação, durante a reunião Ordinária, o projeto de lei nº 170/2024, que altera a Lei Municipal nº 19.290, de 24 de julho de 2024. O autor da iniciativa é o vereador Victor André Gomes (PV) que propôs a alteração em um termo da medida: "onde se lê “Material”, deve ser lido “Imaterial”. Desta forma, o Clube Português do Recife poderá ser considerado como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade. O projeto de lei segue para sanção do prefeito.