Notícias

As comissões de Direitos Humanos e Cidadania e de Segurança Cidadã foram instaladas na manhã desta quinta-feira (13), na Câmara Municipal do Recife. Em cada reunião, ocorreu a posse dos membros e eleição do presidente e vice-presidente. A Casa de José Mariano possui 16 comissões permanentes e, esta semana, já instalou 13 desses colegiados

O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB), recebeu a visita a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB-PE), Ingrid Zanella, na manhã desta quinta-feira (13). Na ocasião, Zanella entregou o convite da posse festiva da nova diretoria da instituição, que ocorrerá no dia 10 de março.

Para homenagear a Rádio Olinda, que em dezembro comemorou 75 anos de fundação, a Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene na tarde desta quarta-feira (12), por iniciativa do vereador Felipe Alecrim (Novo). Considerada a voz da Arquidiocese de Olinda e Recife, a emissora é uma das mais antigas e tradicionais emissoras de rádio AM de Pernambuco. O sinal da frequência AM 1030 foi desligado em definitivo, em 2021, passando a ser a única FM 100% católica da Região Metropolitana do Recife.

Nesta quarta-feira (12), as vereadoras e os vereadores do Recife promoveram reuniões, de forma remota e presencial, destinadas à instalação, posse dos membros e eleição do presidente e vice-presidente de dez comissões permanentes da Câmara Municipal. Confira a formação de cada colegiado e os detalhes das reuniões logo abaixo:

A cobrança de ações mais efetivas sobre drogas, por parte da Prefeitura foi feita na tribuna da Câmara do Recife, durante a reunião extraordinária, na tarde desta terça-feira (11). O tema foi abordado pelo vereador Alef Collins (PP) e participaram do debate os vereadores Luiz Eustáquio (PSB) e Felipe Alecrim (Novo), unânimes em defender o apoio do Poder Executivo ao chamado terceiro setor, sobretudo às comunidades terapêuticas, que acolhem os dependentes químicos.

Eleito com 12.240 votos, o vereador Agora é Rubem (PSB) ocupou pela primeira vez a tribuna da Câmara Municipal nesta terça-feira (11). Em seu discurso, proferido durante a reunião plenária extraordinária promovida no início desta tarde, o parlamentar fez um relato sobre suas origens e sobre a sua trajetória como conselheiro tutelar, idealizador de projeto social e liderança comunitária.

O vereador Alef Collins (PP) ocupou a tribuna da Câmara do Recife, durante a reunião Ordinária desta terça-feira (11), para fazer o seu discurso de apresentação como parlamentar. Eleito para o seu primeiro mandato no Poder Legislativo municipal, ele teceu agradecimentos aos eleitores, a Deus e a seus pais – a ex-vereadora do Recife Michele Collins (PP) e o deputado estadual Cleiton Collins (PP). Na ocasião, ele também teceu críticas à atual gestão da política de drogas da capital. “A minha pauta aqui também será a luta pelas comunidades terapêuticas, pelas pessoas em situação de vulnerabilidade social, as pessoas que fazem uso abusivo de drogas”, afirmou.

A atuação do ministro Silvio Costa Filho (Republicanos) à frente da pasta de Portos e Aeroportos foi alvo de elogios na Casa de José Mariano nesta terça-feira (11). Durante a reunião plenária da Câmara Municipal, o vereador Hélio Guabiraba (PSB) ocupou a tribuna para enaltecer feitos atribuídos ao ministro, que é ex-vereador do Recife. “Sua competência e dedicação têm gerado frutos muito positivos para a nossa cidade e para o Brasil como um todo. Eu me sinto na obrigação de reconhecer e celebrar os avanços que tivemos na sua gestão”, disse Guabiraba, destacando os resultados recentes da indústria naval e do setor portuário, além da criação de uma rota aérea que liga o Recife à cidade do Porto, em Portugal. “Esse voo representa uma verdadeira porta de entrada para o fortalecimento turístico, dos nossos negócios e, acima de tudo, para a geração de empregos”, completou.

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) ressaltou a importância dos trabalhos de um vereador, tanto nos pronunciamentos na tribuna, quanto na fiscalização de ações do Executivo. Afirmou a sua defesa dos princípios democráticos que pressupõem respeito a pensamentos diferentes e, sem falar nomes de parlamentares, reclamou do uso indevido de imagens e recortes de pronunciamentos em redes sociais. "Acho que a gente tem que falar a verdade completa. Quando a gente fala meia verdade, e não fala a verdade completa, é como se tivesse fazendo fake news", criticou. Durante a reunião extraordinária da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta terça-feira (11), ele disse que lamentava "essa nova forma de fazer política", pediu coerência e respeito. Então, citou o caso de um vereador da cidade de Felício dos Santos, em Minas Gerais, que invadiu a sala vermelha de uma unidade de saúde causando a morte de um paciente. Durante o seu pronunciamento, também saudou os agentes comunitários de saúde e agentes de endemias que acompanharam a reunião das galerias da Casa de José Mariano.

O vereador Eduardo Moura (PL) discutiu, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (11), o requerimento que pede a realização de audiência pública virtual para demonstração e avaliação do cumprimento das metas fiscais pela administração municipal, relativas ao terceiro quadrimestre de 2024. A pauta também foi debatida pelo vereador Samuel Salazar (MDB), autor da solicitação.