Criado para realavancar a indústria naval brasileira, forte em décadas passadas, o Estaleiro Atlântico Sul, localizado em Suape, encerrou suas portas, depois de ter criado empregos e renda na região. Pelo menos esse é o entendimento do vereador João da Costa (PT), segundo declarou na tarde dessa quarta-feira (14), na Câmara do Recife. Lembrou o impacto positivo que o equipamento proporcionou à economia do Recife e que com o fechamento deverá impactar negativamente a cidade.
Analisar as críticas à gestão do presidente Jair Bolsonaro foi motivo de um discurso proferido pelo vereador André Régis (PSDB), nesta quarta-feira (14), na Câmara do Recife. O parlamentar rebateu comentários dos colegas relativos ao encerramento das atividades do Estaleiro Atlântico Sul em Pernambuco e à realização dos protestos em favor da Educação, na terça-feira (13).
A falta de manutenção em um poço artesiano no Córrego José Grande, na Zona Norte do Recife, levou o vereador Almir Fernando (PCdoB) a ocupar a tribuna da Câmara Municipal nesta quarta-feira (14). O parlamentar afirmou que, com a quebra de uma bomba no local, o poço foi fechado – o que prejudica o abastecimento de água na região.
O nome da exposição não podia ser outro: “Universo singular”. Ela é composta de 20 quadros a óleo sobre tela e pode ser visitada até sexta-feira, 16, na Câmara Municipal do Recife. Hoje, as obras estão no jardim interno e em seguida irão para o Salão Nobre. Os autores são crianças e jovens com autismo, que frequentaram uma oficina no final de semana passado, sob a coordenação de dois artistas plásticos. “Nosso objetivo foi entrar no mundo das pessoas com autismo, como ação preparatória para uma reunião pública que realizaremos nesta quinta-feira (15), no plenarinho”, explicou o vereador que está à frente da iniciativa, Hélio Guabiraba, atualmente sem partido.
A Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara do Recife, presidida pelo vereador Gilberto Alves (PSD), discutiu 14 projetos de lei, dos quais sete tiveram pedidos de vista e sete foram aprovados. Também distribuiu para análise mais oito propostas. Estavam presentes na reunião que aconteceu na tarde dessa terça-feira (13), na Sala das Comissões da Casa, os vereadores Jayme Asfora (sem partido), Aerto Luna (PSB) e Rodrigo Coutinho (SD).
O vereador Jayme Asfora (sem partido) retirou de pauta o requerimento 4423/19 solicitando reunião solene pela passagem dos 10 anos do Instituto Maria da Penha. Ele disse que retirava em virtude do requerimento 4441/19, da vereadora Aline Mariano (PP), que também presta a mesma homenagem e vai mais além, homenageando ainda os 13 anos de existência da Lei Maria da Penha. “Considero o pedido da colega mais completo e por isso retiro o meu e me associo ao dela. Faremos juntos as homenagens”. Ele disse ainda na tarde dessa terça-feira (13), na Câmara do Recife que ajudou a criar o Instituto Maria da Penha, em Fortaleza.
Foi para falar sobre a manifestação em favor da educação e contra o contingenciamento de gastos do Governo Federal que o vereador Ivan Moraes (PSOL) subiu à tribuna da Casa nesta terça-feira (13). “A manifestação acontece em 80 cidades. São quase R$ 6 bilhões retirados da educação federal e já chegaram até a educação básica. Não há uma priorização dela em detrimento da superior. O que há por parte do Governo Federal é uma decisão de sucatear a educação”, disse.
O Brasil alcançou desempenho inédito nos Jogos Pan-Americanos de Lima, concluídos no último domingo (11). Vice-líder do quadro geral, o País conquistou seu maior número de medalhas da história – foram 171, sendo 55 de ouro. Na Câmara do Recife, o vereador Rodrigo Coutinho (SD) debateu a performance brasileira no plenário nesta terça-feira (13). De acordo com ele, é preciso investir mais no setor esportivo.
Uma visita ao Centro de Atenção à Mulher que funciona dentro do Hospital da Mulher do Recife impressionou a vereadora Goretti Queiroz (PSC) pelas instalações e atendimento dispensado às pacientes. Ela visitou o local acompanhada da primeira dama Cristina Mello e da atriz e empresária Luíza Brunet, que abraçou a causa do combate à violência contra a mulher depois de haver sofrido ela mesma, maus-tratos do então companheiro, em 2015. Também estiveram na visita representantes do Grupo Mulheres do Brasil. “No Centro de Atenção as mulheres podem contar com atendimento médico e psicológico, acompanhamento de assistente social, e lá mesmo podem registrar a denúncia contra o agressor”. Enfatizou ainda na tarde dessa terça-feira (13), na Câmara do Recife, que como membro da Comissão dos Direitos da Mulher, tinha de ressaltar a importância desse tipo de atendimento.
O vereador Hélio Guabiraba (sem partido) convidou os vereadores e a população do Recife para a reunião pública “Quantos autistas há no Brasil e a importância desses dados para a Cidade do Recife”, que acontecerá nesta quinta-feira (15), às 14h, no plenarinho da Casa de José Mariano. “Outros vereadores já fizeram uma audiência com este tema antes. Mas, no final de semana participei de uma atividade no Ateliê Arteterapia, na Macaxeira, e consegui entender que o mundo do autista é muito maior do que se imagina”, ressaltou nesta terça-feira (13) na Câmara Municipal.