Notícias

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (10), o vereador Davi Muniz (PSD) parabenizou o ex-secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Daniel Coelho, por seus trabalhos à frente da pasta. Ele pediu exoneração do cargo na semana passada. O parlamentar citou, por exemplo, a melhoria na Arena Pernambuco e o aumento no índice de turismo no Estado.

A venda de cobre queimado sem a demonstração legal da origem está proibida no Recife desde o último sábado (8). A medida foi adotada por meio da sanção, pelo prefeito João Campos (PSB), do projeto de lei de autoria do vereador Rinaldo Junior (PSB), que deu origem a lei municipal número 19.240/2024. Durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta segunda-feira (10), o parlamentar ocupou a tribuna para tratar das consequências benéficas da proibição – que, segundo ele, deve coibir o furto de fios de cobre no Recife.

A vereadora Michele Collins (PP) fez questão de destacar o requerimento nº 5374/2024, de sua autoria, que consiste num voto de aplausos e congratulações ao Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), pela comemoração dos 115 anos de relevantes serviços prestados ao Estado de Pernambuco. “É justa a proposição que essa Casa Legislativa faz ao Instituto que chega aos seus 115 anos sendo um órgão importante, vital para o nosso Estado”. A proposição foi aprovada na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (10).

“O prédio está abandonado há mais de 60 anos e representa um alto risco para a vizinhança, comerciantes e as pessoas que circulam pelo local”. Esse foi o alerta feito pelo vereador Alcides Cardoso (PL) sobre a situação do Edifício 13 de Maio, que fica na Rua da União, no bairro da Boa Vista. Na tribuna do plenário da Câmara Municipal, durante a reunião Ordinária desta segunda-feira (10), o parlamentar cobrou da Prefeitura do Recife a demolição do imóvel. “Desde 2019, a demolição do edifício está autorizada pela Justiça”.

O destino de um campo de várzea localizado no Santo Amaro foi tema de um discurso do vereador Luiz Eustáquio (PSB) proferido na tribuna da Câmara Municipal nesta segunda-feira (10). Durante a reunião plenária, o parlamentar afirmou que a área, próxima ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER), se tornou um ponto de conflito entre a comunidade e o Governo de Pernambuco. O terreno, utilizado para a prática de futebol amador, deve ser utilizado para a construção de moradias populares a serem construídas pela gestão estadual.

Na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (10), o vereador Almir Fernando (PSB) disse que, “mesmo que a Prefeitura do Recife venha investindo R$ 400 milhões na saúde”, é preciso, em sua opinião, que continue ampliando os serviços e a quantidade de profissionais na rede básica. Ele reconheceu que “por mais que se invista nessa área, as necessidades da população são sempre maiores. A necessidade é grande”.

A sua história é semelhante à de muitas pessoas que nascem no interior do Estado e sonham, um dia, vir para a Capital. Aos 13 anos, em 1995, no início da sua adolescência, ele veio morar no Recife e esse, certamente, foi o acontecimento que mudou a sua vida. Quase 30 anos depois de sua chegada, o ex-deputado estadual e ex-vereador do Recife, Wanderson Sobral Florêncio finalmente, tornou-se Cidadão do Recife, ao receber o Título das mãos do vereador Aderaldo Pinto (PSB), em reunião solene realizada na Câmara Municipal, na noite desta quinta-feira (6).

A passagem do Dia Nacional do Circo e do Dia Internacional do Teatro motivou a realização de uma solenidade na Câmara Municipal na tarde desta quinta-feira (6). Na cerimônia, foram feitos reconhecimentos a profissionais de áreas como produção, dramaturgia, atuação, pesquisa, ensino e palhaçaria, além de uma homenagem ao auto de Natal “Baile do Menino Deus”, que está em vias de se tornar patrimônio imaterial do Recife. O evento foi promovido por iniciativa da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e teve a vereadora Elaine Cristina (PSOL) como presidente.

Os porteiros e porteiras representam uma profissão fundamental em edifícios e empresas. E na manhã desta quinta-feira (6), por meio de uma reunião solene na Câmara Municipal do Recife, receberam uma homenagem cuja iniciativa partiu do vereador Rinaldo Junior (PSB). O plenário da Casa de José Mariano foi tomado por diversos profissionais e entidades representativas. Na ocasião, 95 porteiros e porteiras receberam um certificado. A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) presidiu a solenidade.

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife reuniu-se na manhã desta quinta-feira (6), por videoconferência, sob a presidência do vereador Zé Neto (PSB) e fez a análise de 15 proposições, sendo 13 delas aprovadas e uma teve a discussão adiada. Entre os projetos que receberam parecer favorável, está o projeto de lei do Executivo número 14/2024, que denomina de “Hospital da Criança – Antônio Carlos Figueira” o Hospital localizado no bairro do Caçote, com o objetivo de homenagear a biografia do médico, "que deixou um legado transformador para a saúde pública".