Notícias

Iniciativa global que se propõe a conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação e conservação dos recursos naturais, assim como fomentar ações e políticas que contribuam para a sustentabilidade ambiental, o Dia do Meio Ambiente, neste 5 de junho, foi comemorado pela Câmara Municipal do Recife. A iniciativa, da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), foi marcada pela realização de uma reunião solene nesta quarta-feira, como forma de reforçar o compromisso da Casa de José Mariano com a agenda ambiental. Durante a solenidade, a parlamentar homenageou 41 pessoas e 33 instituições que trabalham com a conscientização da população sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Em cerimônia promovida na tarde desta quarta-feira (5), a Câmara Municipal concedeu o título de Cidadão do Recife ao presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, Walber Steffano. A solenidade, uma iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (MDB), foi prestigiada por familiares, colegas de profissão e representantes das principais entidades médicas e órgãos de saúde do Estado. A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) presidiu o evento.

Sob a presidência da vereadora Natália de Menudo (PSB), a Comissão de Saúde realizou reunião na tarde desta quarta-feira (5) quando analisou e aprovou 15 projetos de lei Ordinária (PLO) e distribuiu outros 12 para análise e emissão de pareceres. Entre os que foram aprovados está o PLO número 215/23, de autoria da vereadora Aline Mariano (PP), que dispõe sobre o direito a um dia de trabalho home office, mensalmente, a todas as mulheres que sentem cólicas intensas no período menstrual, no âmbito do município do Recife.

Uma reunião pública foi realizada na manhã desta quarta-feira (5), no plenarinho da Câmara Municipal, com o objetivo de discutir o tema: “Cartão Material Escolar no Recife: autonomia para pais, estudantes e incentivo à economia local”. A iniciativa partiu do vereador Marco Aurélio Filho (PV). Segundo o parlamentar, a ideia é que o cartão pode proporcionar incentivo à economia ao permitir que as compras sejam realizadas em estabelecimentos de diversos bairros da cidade.

Por sua trajetória “de fé, amor, serviço ao próximo e, também, por sua luta social contínua”, o padre José Severino de Arruda, conhecido popularmente como Padre Biu de Arruda, recebeu o Título de Cidadão do Recife em reunião solene realizada na noite desta terça-feira (4). “Por essas qualidades, ele é digno desta homenagem, um merecedor inconteste”, comentou o vereador Felipe Alecrim (Novo), autor da proposição. Natural de Cumaru, Agreste pernambucano, atualmente, o religioso pertence à Paróquia de Santa Luzia, no bairro da Estância, Zona Leste da cidade, além de ser, também, representante do Clero da Arquidiocese de Olinda e Recife e Membro do Conselho Presbiteral. O vereador Samuel Salazar (MDB) presidiu a solenidade.

O vereador Carlos Muniz (PSB) destacou em reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (4), a importância dos Centros Comunitários da Paz (Compaz), e indicou a inauguração de três novas unidades. Ele explicou a função do equipamento público, que já foi premiado pela ONU e tem parceria com a UNICEF. De acordo com o vereador “é inegável que a violência é um flagelo que acontece no dia a dia do nosso Recife, e o prefeito João Campos, tem feito algo em prol para diminuição da violência, tanto que ele está expandindo a rede Compaz”.

O trabalho beneficente da Associação de Amigos da Justiça de Pernambuco (AAJUPE) ganhou o reconhecimento da Casa de José Mariano nesta terça-feira (4), em uma reunião solene promovida no plenário da Câmara do Recife. O evento, realizado por iniciativa da vereadora Aline Mariano (PSB), prestou homenagem à entidade e à sua presidente, Sandra Paes Barreto. O presidente da Poder Legislativo municipal, vereador Romerinho Jatobá (PSB), conduziu a cerimônia.

A má qualidade e a insegurança no transporte público por ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR) levaram o vereador Victor André Gomes (PV) a se pronunciar na tribuna da Câmara Municipal durante a reunião plenária desta terça-feira (4). Na tribuna da Casa, Gomes mencionou dados negativos sobre o sistema, criticou a falta de prestação de informações do Grande Recife Consórcio de Transportes Metropolitano e a inação do Governo do Estado a respeito da questão. O parlamentar defendeu que o serviço volte a ser controlado pela capital pernambucana.

Celebrado anualmente em 5 de junho e criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial do Meio Ambiente foi destacado pelo vereador Osmar Ricardo (PT), durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (5). Ele aproveitou para salientar a importância da disseminação de informações sobre o meio ambiente no Recife, como, por exemplo, o descarte correto de resíduos sólidos, para que diminua o impacto das chuvas na cidade. “O problema no meio ambiente é universal e, ao longo desses dias, estamos vendo muita chuva e muito alagamento no Recife, que são causados por problemas de drenagem na cidade e potencializados pelo descarte incorreto do lixo”, disse.

O vereador Rinaldo Junior (PSB) questionou o vereador Felipe Alecrim (Novo) a respeito do que seria o fato determinante para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), na Câmara Municipal, sobre o Saúde Recife – previdência e assistência à saúde dos servidores do município. O pronunciamento do parlamentar, vice-líder do governo na Casa, ocorreu em seguida à fala do outro vereador na tribuna, durante a reunião Ordinária desta terça-feira (4).