Notícias

Fazer um apelo pela conclusão do conjunto habitacional Vila Brasil 1, localizado na Ilha de Joana Bezerra. Foi com esse objetivo que a vereadora Michele Collins (PP) se dirigiu à tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (28), durante a reunião plenária. As obras dos quatro blocos residenciais do conjunto tiveram início em 2010.

O vereador André Régis (PSDB) demonstrou preocupação com o estado de conservação do edifício Holiday, localizado no bairro de Boa Viagem, ao subir à tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (28). De acordo com ele, moradores da vizinhança relatam que há risco de desastre no local. Em seu discurso, o parlamentar repercutiu ainda a extinção da modalidade de tempo integral em quatro escolas da rede pública municipal.

Responsável por missões populares e também por diversos santuários e dioceses, além de auxiliar as paróquias e os padres, a Província Nossa Senhora da Penha do Nordeste do Brasil (PRONEB) está celebrando 35 anos de elevação canônica. Na Câmara do Recife, o vereador Aerto Luna (PRP) apresentou, durante a reunião plenária desta quarta-feira (28), um voto de aplauso à instituição pela passagem da data. A iniciativa foi aprovada por unanimidade.

Um grupo de mães lotou a Sala das Comissões para pedir que a Câmara Municipal interceda junto à Prefeitura do Recife no sentido de revogar a decisão tomada pela Secretaria de Educação de acabar com o ensino em tempo integral oferecido em creches para crianças que estão com quatro e cinco anos. As mulheres foram recebidas pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, que se reuniu no início da tarde desta quarta-feira (28), e o encaminhamento apresentado é que será feito um apelo ao secretário Alexandre Rêbelo para que ele reveja a questão da integralidade.

O vereador Renato Antunes (PSC) subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta terça-feira (27) para defender uma ideia de sua autoria: o projeto de lei nº 22/2018, que estabelece medidas e procedimentos para os casos de violência contra profissionais de educação. A matéria, aprovada em primeira discussão pela Câmara, vai afetar as redes privada e pública municipal do Recife caso seja sancionada.

Um dos mais tradicionais eventos do Recife, a Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro, que entra na sua 114ª edição, foi destacado pelo vereador Aerto Luna (PRP), na Câmara do Recife, nesta terça-feira (27). “É com muita alegria que subo nesta tribuna para convidar meus pares desta Casa e toda a sociedade recifense para participar da Festa, que acontece a partir desta quinta-feira (29) e vai até o dia 8 de dezembro”.

A 6ª Jornada de Direitos Humanos do Recife (JDH) foi tema de um discurso proferido pela vereadora Michele Collins (PP) nesta terça-feira (27), na Câmara do Recife. Ela enalteceu a realização do evento, que teve início no dia 20 de novembro, em alusão ao Dia da Consciência Negra, e segue até o dia 10 de dezembro, quando é comemorado o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Ao ocupar a tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta terça-feira (27), a vereadora Ana Lúcia (PRB) repercutiu a audiência pública, promovida por seu mandato, realizada pela manhã no plenarinho. O tema abordado foi “A infrequência e a evasão escolar” e além de agradecer a participação nas discussões, ela enfatizou se tratar de “uma temática muito importante. Uma responsabilidade compartilhada por todos”.

O protesto realizado por condutores de veículos de tração animal nesta terça-feira (27) foi comentado pelo vereador Romero Albuquerque (PP) na Câmara do Recife, durante a reunião plenária. Na última segunda-feira (26), ele havia comemorado na tribuna uma determinação do Tribunal de Justiça de Pernambuco emitida na semana passada. O acórdão obriga a Prefeitura do Recife a regulamentar a lei nº 17.918/2013, que proíbe a circulação dos veículos de tração animal no município.

O vereador André Régis (PSDB) destacou a decisão do Tribunal de Contas do Estado em julgar irregular as obras da Ponte Iputinga-Monteiro que ligaria trecho da Zona Oeste à Zona Norte do Recife. Ele iniciou o seu discurso, na tarde desta terça-feira (27), citando parte de depoimento do procurador Cristiano Pimentel, do Ministério Público de Contas: “Esta obra é um monumento ao desperdício. A Prefeitura há anos vem com as mesmas desculpas, de estar sempre fazendo novos estudos e nunca acontece nada. Está mais do que na hora do TCE julgar esta obra irregular”, leu na tribuna o vereador.