Notícias

Projeto de lei propondo a qualificação de professores, alunos e funcionários de escolas privadas sobre prevenção de incêndio, de autoria do vereador André Régis (PSDB), foi aprovado em primeira discussão na Câmara do Recife. O autor justificou a proposta lembrando o incidente que vitimou alunos e professora em um incêndio criminoso recentemente. Segundo ele, se as pessoas tivessem melhor qualificação e soubessem agir diante da tragédia algumas vidas poderiam ter sido poupadas.

Projeto de lei do Executivo propondo a regulamentação dos food truck – alimentação em veículos – foi aprovado pela Câmara do Recife. Para o vereador Jayme Asfora (PMDB) a proposta representa o anseio de uma categoria que cresce na cidade e entidades de classe, demonstrando que quando a sociedade civil, poder Executivo e Legislativo se juntam o melhor para a cidade acontece.

O requerimento da vereadora Marília Arraes (PT) criando a Frente em Defesa da Cidadania LGBT foi aprovado por 19 dos parlamentares presentes, cinco votos contrários e duas abstenções. Com direito a torcida contra e a favor da criação da Frente, vereadores favoráveis se manifestaram na afirmação da importância da criação desse organismo na Casa José Mariano. A autora do requerimento argumentou que a cidade precisava de uma Frente LGBT para que não se viva um clima de intolerância. Disse ainda que agora “todos temos muito trabalho a fazer”.

O vereador Rinaldo Júnior (PRB) se mostrou preocupado com o destaque na mídia de que Pernambuco lidera ranking de geração de empregos, quando o mesmo estudo do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostra que o Recife teve um saldo negativo, juntamente com outras cidades da Região Metropolitana. Ele destacou na tribuna da Casa de José Mariano, nesta segunda, 23, que "o Estado apresentou uma melhora nos últimos seis meses, porém a capital amarga, de janeiro a setembro deste ano, um acumulado de menos 1.205 empregos com carteira assinada".

“No mês de agosto Pernambuco registrou o quarto maior saldo positivo do país com 35.927 admissões. Isso representa um aumento de 0,34% em relação ao quantitativo do mês anterior. O setor da indústria da transformação registrou 1.927 novos postos de serviço, seguido pela agropecuária com 1.802”, relatou a vereadora Michele Collins (PP), durante reunião plenária, na tarde desta segunda-feira (23), ao falar sobre o crescimento econômico do Estado.

“No último sábado (21), eu tive a honra de participar da Abertura do Centenário da Assembleia de Deus em Pernambuco. Foi um dia inesquecível e de muita emoção, não somente para os assembleianos, mas para toda a sociedade pernambucana que reconhece e dá testemunho do importante trabalho que a denominação tem realizado“, contou a vereadora Aimée Carvalho (PSB), durante reunião plenária, na tarde desta segunda feira (23).

Na Câmara do Recife, a tarde desta segunda-feira (23) foi marcada pela entrega de novas instalações que visam dar maior acessibilidade e conforto à população e a funcionários da Casa. Passaram por obras a sala de motoristas – que recebeu o nome do ex-vereador Gilberto Luna, falecido em 2013 – e os três banheiros públicos do hall de entrada da sede do Legislativo Municipal. O evento contou com a participação de diversos parlamentares das bancadas de governo e oposição.

A vereadora Aline Mariano (PMDB) realizou reunião solene na manhã desta segunda-feira, 23, em homenagem à Campanha Outubro Rosa, quando homenageou 12 pessoas que fazem parte do projeto “Guerreiras do Calendário”, cujo objetivo primordial é resgatar a autoestima da mulher ou do homem que passou ou passa por um tratamento de câncer. Em seu discurso, a vereadora ressaltou: “No mês de alerta sobre a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama, realizamos esta sessão solene para debater questões relacionadas à saúde da mulher e homenagear o projeto “Guerreiras do Calendário”, que nasceu com a proposta de mostrar para a sociedade que o câncer é uma doença que tem cura. Porém, um fator é determinante: a prevenção”.

“A justiça dá a cada um o que seu”, máxima do mundo jurídico exercitada ao longo da trajetória de trabalho do desembargador Bartolomeu Bueno de Freitas Morais, agraciado na Câmara do Recife com a Medalha de Mérito José Mariano, a mais alta comenda da Casa, concedida pelo vereador Felipe Francismar, (PSB). Dono de extenso curriculum na área jurídica, aonde iniciou como advogado sindical, desembarcou em Recife, vindo de Ingazeira, interior do Estado, ainda menino para estudar na cidade que logo adotaria como sua. A cerimônia foi acompanhada por representantes do mundo jurídico, político e empresarial, lotando o plenário, na amanhã desta sexta-feira 20.

Estima-se que atualmente, a capital pernambucana possui um déficit habitacional em torno de 60 mil unidades e para discutir o direito à moradia no Recife, o vereador Ivan Moraes (PSOL) promoveu uma audiência pública, no plenarinho da Casa, na tarde desta quinta-feira, 19. O evento reuniu moradores da comunidade do Pocotó e da Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) Entra Apulso, em Boa viagem, do Sítio dos Pescadores, no Pina, e da ocupação Carolina de Jesus, no Barro, além de representantes da Prefeitura, da União e de movimentos sociais.