As pré-conferências municipais de educação, que já estão em andamento, receberam críticas da vereadora Ana Lúcia (PRB), na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta terça-feira (27). As pré-conferências são preparatórias para a Municipal que, por sua vez, antecede a Nacional, onde são lançadas as diretrizes para o Plano Nacional de Educação. Segundo a parlamentar, existem muitas reclamações sobre as questões da educação nas escolas das seis Regiões Político Administrativas (RPAs) do Recife.
A segurança pública na Zona Sul do Recife será o foco de uma reunião pública a ser realizada pela Câmara do Recife às 19h nesta quarta-feira, no Ginásio de Esportes da Escola Municipal Osvaldo Lima Filho, localizado no bairro do Pina. A iniciativa do debate é do vereador Ricardo Cruz (PPS), que levou o tema à tribuna da Casa de José Mariano nesta terça-feira (27).
A Região Metropolitana do Recife (RMR) será a próxima localidade a contar com uma unidade da Fazenda Esperança, iniciativa da Igreja Católica para o acolhimento de pessoas com dependência química. A inauguração da comunidade terapêutica, marcada para acontecer no dia 1º de Março, foi anunciada no plenário da Câmara do Recife pelo vereador Aerto Luna (PRP) nesta terça-feira (27).
Para permitir que os servidores da Câmara Municipal do Recife estabeleçam uma relação do trabalho com a vida cotidiana e familiar, o Setor Psicossocial, da Divisão de Pessoal, promoveu na manhã desta terça-feira, 27, palestra com a doutora em Psicologia Raiza Figuerêdo, da Secretaria de Saúde do Estado, que abordou o tema “Ser feliz, uma conversa sobre trabalho”. Ela disse que o objetivo era pensar na felicidade a partir do conceito de motivação e como se deve desenvolver isso em todos os aspectos da vida. “Essa felicidade reside nos pequenos momentos que deixamos passar no cotidiano, devido à pressa, ao estresse, às angústias. Mas, devemos buscá-la, pois ela poderá ter uma repercussão na saúde emocional”, disse.
“A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) tem feito um excelente trabalho no que diz respeito à desobstrução dos canais do Recife. Com a utilização de equipamentos de primeiro mundo, o escoamento da água ocorre com mais fluidez, diminuindo a ocorrência de enchentes durante os períodos chuvosos”, enfatizou o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB), durante reunião plenária, na tarde desta segunda-feira (26).
O vereador Ricardo Cruz (PPS) cobrou da gestão a demora em armar a Guarda Municipal do Recife, a exemplo de outras cidades, como cabo de santo Agostinho e Petrolina onde a corporação já tem porte de arma e pode fazer uso desse equipamento, com base na lei federal 13.022. Para ele não tem sentido que os guardas enfrentem a bandidagem sem estar armada para sua própria proteção, para desempenhar melhor suas funções e excelente atuação na cidade.
Autor do requerimento 509/18, o vereador Rodrigo Coutinho (SD) avalia pertinente a discussão levantada pelo colega Marco Aurélio (PRTB), acerca da criação da Faixa Azul exclusiva para ônibus, na Avenida Antônio de Góes, no Pina. Ele solicitou à Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) que reavalie a implantação daquela Faixa. Ressaltou que é favorável à criação do equipamento na melhoria do trânsito.
Com a presença de todos os integrantes, a Comissão de Legislação e Justiça realizou a reunião semanal na tarde desta segunda-feira, 26, em que aprovou 11 projetos de lei e fez a distribuição de outros 24, para análise e emissão de pareceres. “Foi uma reunião muito produtiva, pois avaliamos matérias de interesse da população tais como alterações de nomes de ruas, criação de eventos no calendário municipal para proteção das mulheres e normas de regulamentação urbanísticas”, afirmou o presidente do colegiado, vereador Aerto Luna (PRP).
Motivos de debates desde a semana passada na Câmara do Recife, assuntos relacionados à Faixa Azul da Avenida Antônio de Góes, no Pina, foram trazidos novamente à tribuna. O vereador Marco Aurélio (PRTB), fez questão de elogiar o requerimento 509/18 destinado à CTTU, de autoria do vereador Rodrigo Coutinho (SD), que pede que a Faixa Azul daquela área seja revista, em virtude dos transtornos na mobilidade dos bairros de Boa Viagem e do Pina. O vereador Marco Aurélio se posicionou contrário à Faixa Azul no local, ressaltando, porém, ser favorável às mesmas em diversos outros pontos da cidade.
Na tarde desta segunda-feira (26), a Câmara do Recife aprovou, em primeira e segunda discussões, o projeto de lei de autoria do Poder Executivo nº 02/2018, que altera as tabelas de vencimentos e gratificações dos cargos de Médico e Médico do Trabalho do município. Segundo consta no documento, “a proposta apresentada é fruto das negociações com o funcionalismo público municipal e faz parte da política de valorização do servidor”. Foi ressaltada ainda, “a ausência de quaisquer vícios formais e materiais sujeitos à inconstitucionalidade”.