O vereador Romero Albuquerque (PP) ocupou a tribuna da Casa de José Mariano para destacar o seu descontentamento e a sua indignação com a gestão da secretaria Executiva dos Direito dos Animais (SEDA). Segundo ele afirmou, na tarde desta segunda-feira, 16, a pasta enfrenta problemas, mesmo considerando a recente criação do Hospital Veterinário Público. “O Hospital está sendo utilizado apenas para realizar castrações. Não tem exames, são raras as cirurgias ortopédicas e emergenciais. Os animais que chegam em caso de atropelamento recebem apenas curativos”.
A vereadora Michele Collins (PP) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (16) para discutir o substitutivo de autoria da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Casa, da qual é presidente, ao projeto de lei do Executivo nº 50/2017. Aprovado em primeira discussão nesta tarde, a matéria visa vincular o Conselho Municipal de Política sobre Álcool e outras Drogas à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) da Prefeitura.
O Dia do Trabalhador da Construção Civil, comemorado hoje, e o Dia do Professor, celebrado ontem, foram lembrados pelo vereador Alcides Teixeira Neto (PRTB) na reunião plenária desta terça-feira, 16. O parlamentar parabenizou as categorias e fez questão de destacar a luta dos sindicatos em defesa dos interesses desses profissionais.
A publicação de um artigo sobre a população evangélica brasileira na revista Veja motivou um discurso da vereadora Michele Collins (PP) nesta segunda-feira (16). Na tribuna da Câmara do Recife, a parlamentar apresentou um voto de repúdio ao semanário e disse que vai ingressar com uma representação no Ministério Público para que o caso seja tratado pela justiça.
Os integrantes da chamada quarta idade – pessoas com idade igual ou superior a 80 anos – podem ganhar uma prioridade de atendimento diferenciada no Recife. É o que pretende o projeto de lei nº 54/2017, que tramita na Câmara Municipal e que, nesta segunda-feira (16), foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Casa. Caso a matéria seja aprovada em definitivo, idosos com 80 anos ou mais terão que ser atendidos antes mesmo que outros idosos que ainda não atingiram essa idade. A medida não visa se estender aos serviços emergenciais de saúde.
Na volta do feriadão, a Câmara Municipal do Recife votará cinco projetos de lei na reunião ordinária desta segunda-feira, 16, entre os quais dois que serão avaliados em discussão única, dois serão apreciados em segunda votação e mais um, em primeira. Esse último diz respeito à aprovação do substitutivo número dois, de autoria da relatoria da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, ao projeto de lei 50/2015, de autoria do Chefe do Poder Executivo, que altera a lei que versa sobe o Conselho Municipal de Política sobre o Álcool e outras Drogas.
O presidente da Câmara Municipal do Recife, Eduardo Marques (PSB), decidiu juntamente com a Comissão Executiva, encerrar o expediente da Casa de José Mariano às 13h desta quarta-feira, 11, suspendendo a reunião plenária e as demais reuniões de Comissões agendadas para a tarde. A decisão foi tomada considerando os protestos que ocorrem desde a manhã em vários pontos da cidade, mas que convergiram para a ocupação do pátio externo da Câmara, tendo em vista a sua localização e importância emblemática para a reverberação dos movimentos sociais.
“O embaixador é a autoridade pública que representa e defende os valores e interesses de uma nação”, e é com esse argumento que a vereadora Ana Lúcia (PRB) justificou a homenagem que fez hoje, 10, na Câmara do Recife a cinco alunos de escolas públicas da cidade previamente selecionados por meio de uma redação e de um vídeo abordando “as atrações turísticas de meu bairro”. Os vencedores que vão ocupar o cargo de Embaixadores do Turismo são os jovens alunos Maria Eduarda Nascimento, da RPA 5; Fernando Santos da Silva, RPA 3; Clebson Pereira da Silva, RPA 5; Robson Silva da Paixão, RPA 4 e Stefany Silva, RPA 2.
Uma obra no bairro do Ibura motivou questionamentos por parte do vereador Rinaldo Junior (PRB) na tarde desta terça-feira (10), durante a reunião plenária da Câmara do Recife. De acordo com o vereador, a Unidade de Pronto Atendimento Especializado (UPA-E) da avenida Dois Rios deveria ter sido concluída em abril de 2015. Segundo o parlamentar, mais de R$ 3,5 milhões já foram repassados à empresa responsável pela construção.
Para debater com secretários do Estado e do município questões relativas à segurança, especialmente o Pacto pela Vida estadual e municipal. O vereador Almir Fernando (PCdoB) solicitou, através de requerimento, o Plenarinho da Câmara do Recife, dia 23 de novembro. O parlamentar comentou que vai convidar o secretário de Defesa Social e o de Segurança Cidadã.