Notícias

A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) é comemorada entre os dias 1º e 7 e tem como tema deste ano “Amamentação e trabalho – Para dar certo o compromisso é de todos”. O evento foi lembrado pela vereadora Michele Collins (PP), durante a Reunião Plenária desta quarta-feira,5. “Gostaria de lembrar a importância da Semana e ressaltar que já existe uma lei cria a Semana Municipal do Aleitamento Materno na cidade do Recife (Lei de nº 17.910/2013)”, disse.

O vereador Wanderson Florêncio (PSDB) dirigiu-se à tribuna hoje, 5, para detalhar as ações que vem executando em seu mandato parlamentar. “Iniciamos no recesso parlamentar um novo movimento que é o de escutar as pessoas. Fomos a alguns sinais de trânsito da cidade, abordamos os carros e fizemos uma grande escuta. Além disso, criamos um canal direto com a população através do número 999502392, no whatsapp.”

O vereador Aderaldo Pinto (PRTB) usou a tribuna na tarde desta quarta-feira, 05, para repercutir um problema vivido pelos moradores do Engenho do Meio, que é a possibilidade de perder o campo de futebol do Centro Social Urbano. “Ocorre que a Polícia Militar planeja colocar na área uma sede. Contudo, existe a possibilidade da sede da PM também controlar as atividades na área esportiva, o que tem colocado a comunidade contra, já que o campo de futebol está à disposição dos moradores há mais de 50 anos”.

Preocupado com a segurança nos morros e córregos da cidade do Recife, o vereador Almir Fernando (PCdoB) usou a tribuna na tarde desta quarta-feira, 05, para fazer um apelo à Prefeitura do Recife pedindo o retorno da Parceria nos Bairros. O projeto utiliza recursos vindos do Executivo e a mão de obra da comunidade para revitalização dos bairros, além de oferecer orientações técnicas de segurança para evitar acidentes como deslizamentos de barreiras. “Nossa cidade é composta de morros e córregos que necessitam de uma atenção especial”.

No dia em que o Jardim Botânico do Recife comemorou 36 anos (1º de agosto), o espaço ganhou um presente: passou a ocupar a mesma posição em que se encontram os jardins botânicos do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Porto Alegre. O assunto foi abordado hoje,5, pela vereadora Aimée carvalho (PSB). “É o único do Norte e Nordeste a dispor dessa classificação. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, passamos da categoria “C” para “A”. A medida reconhece a importância do acervo e do trabalho desenvolvido para preservação da flora brasileira”, esclareceu a parlamentar.

Osmar Ricardo (PT) prometeu fazer oposição tranquila ao Executivo. Segundo ele, no Partido dos Trabalhadores já há nomes sendo cogitados para a disputa de 2016 para a Prefeitura do Recife. Pare ele, o PT está qualificado porque fez grandes mudanças na cidade como a Inversão do Transito em Boa Viagem, início da Via Mangue entre outros. E para fazer a oposição prometida vai realizar uma audiência pública na próxima quinta-feira na Câmara do Recife, para discutir a questão do Recife Saúde, dos funcionários públicos.

A recente lei federal regulamentado as motos de cinquenta cilindradas, mais conhecidas por cinquentinhas, repercutiu bem na Câmara do Recife. Na Casa já tramitaram projetos, um de iniciativa do vereador Eurico Freire (PV), substituído por outro do poder Executivo, que foi aprovado e virou lei, mas faltava regulamentação. Com a lei federal agora será possível por em prática a forma de arrecadação para quem descumprir a lei.

De acordo com o vereador Henrique Leite (PT), a praça da Sudene precisa de atenção. O local, segundo o parlamentar, está carente de manutenção e necessita de segurança com urgência. “Não é só o fator abandono. É mais grave. A segurança policial precisa estar presente, pois alguns traficantes e alcoólatras dirigem-se à caixa de eletricidade e cortam toda a iluminação da praça para “facilitar” os atos de violência. Além disso, eles estão até depredando os brinquedos”.

A retirada dos ambulantes que atuavam na Rua das Calçadas, centro da cidade, pela Secretaria de Mobilidade Urbana do Recife foi o assunto comentado na tribuna de hoje (4), pelo vereador Osmar Ricardo (PT). “Mais uma vez retiram ambulantes e deixam-os sem alternativas. Estive na Rua das Calçadas e presenciei a falta de organização. Na relação dos cadastrados, muitos não estavam. De 48 nomes, apenas quatro foram encontrados”.

De autoria do vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB), encontra-se em tramitação na Casa o projeto de lei 25/2015 que estabelece normas e critérios para manutenção da pavimentação urbana da cidade. A proposta foi tema do pronunciamento do parlamentar, na tarde desta terça-feira,4. “Estou preocupado com as dificuldades que estão ocorrendo no trânsito do Recife”, disse.