Notícias

Os vereadores da Frente Parlamentar de Combate ao Crack pediram, em reunião na Sala das Comissões da Câmara, a colaboração do secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, na luta contra a droga que a cada dia ganha mais força em todo o país. Também participaram da reunião o diretor municipal de Direitos Humanos, Cirilo Mota e representantes de ONGs e do Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e Outras Drogas.

A Frente Parlamentar de Combate ao Crack vai se reunir nesta sexta-feira (12) com o secretário Municipal de Saúde, Gustavo Couto, e representantes do Conselho Municipal de Álcool e outras Drogas. O encontro será na Câmara do Recife e servirá para discutir estratégias de atuação conjunta no combate ao crack, buscando criar novas políticas públicas que busquem diminuir ou acabar com o comércio e consumo da droga na cidade.

O tom poético do discurso do vereador Jurandir Liberal (PT) marcou a solenidade em homenagem aos 473 anos do Recife. O parlamentar leu versos de Antônio Maria, Manuel Bandeira e Carlos Pena Filho para falar da paixão pela cidade. E foi assim que ele definiu o Recife do século XXI: “Uma metrópole moderna, que não perde suas raízes na arquitetura, nas lutas pela emancipação, nos traços guerreiros do seu povo, no frevo, no carnaval multicultural, nos caboclinhos e no maracatu”.

Está confirmada a audiência pública que vai discutir, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, no dia 24 de março, a destinação do Sítio da Tamarineira, que abriga o Hospital Ulysses Pernambucano. Em reunião realizada nesta quinta-feira, 11, a Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito confirmou o debate. “Ele será importante porque o tema, até agora, tem sido discutido entre as autoridades, empreendedores e imprensa. A audiência dará voz ao povo recifense”, disse o vereador Daniel Coelho (PV), presidente da comissão.

A vereadora Aline Mariano voltou a repercutir em plenário a denúncia feita na terça-feira (9) sobre equipamentos quebrados na Maternidade Bandeira Filho. Ela e uma comissão parlamentar formada por Luiz Eustáquio (PT), Vera Lopes (PPS) e Daniel Coelho (PV) visitaram o hospital na manhã desta quarta-feira (10) e confirmaram a denúncia.

Às nove da manhã desta sexta-feira (12) o Parlamento Metropolitano promove mais uma reunião para tratar sobre a destinação do lixo na RMR. O encontro será no auditório Peixe Boi, na ilha de Itamaracá. Na ocasião a secretária Executiva da Secretaria das Cidades, Ana Suassuna, irá apresentar a proposta final do Consórcio Metropolitano sobre Resíduos Sólidos. O presidente do Parlamento, vereador Josenildo Sinesio (PT) reforçou a importância do tema e convidou os colegas a participarem do evento.

Durante a sessão desta quarta-feira (10), o vereador Daniel Coelho (PV) demonstrou insatisfação em relação à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A chefia da pasta, criada no ano passado, é ocupada por Roberto Arrais, ex-secretário de Coordenação Política de Governo. Segundo Daniel, o secretário está distante das discussões mais relevantes sobre meio ambiente.

Os 473 anos de fundação do Recife serão comemorados pela Câmara Municipal com uma sessão solene marcada para esta quinta-feira (11), às 10h da manhã. O ato, proposto pelo vereador Jurandir Liberal (PT), terá convidados, entre eles o prefeito João da Costa e o presidente da Central Única dos Trabalhadores no Estado (CUT/PE), Sérgio Goiana.

Para comemorar os 24 anos de existência da Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir), o presidente da Câmara, Múcio Magalhães (PT) propôs uma sessão solene, realizada na tarde desta terça-feira (9), no plenário da Casa. Ele justificou a homenagem afirmando que a data não poderia passar em branco e tinha de ser registrada pela importância do órgão para a cidade.

O vereador e delegado especial da Polícia Civil, Gilvan Cavalcanti (PMN) fez nesta terça-feira (9) um pronunciamento repudiando possíveis mudanças nas categorias de delegado em Pernambuco. “Há alguns anos, fui um dos poucos contrários quando tentaram acabar com o cargo de delegado especial. Me reuni com um grupo de delegados antigos e novos, e provamos que acabar com a categoria seria um engano”, relembrou, citando que agora a mudança sugerida é criar uma sub-categoria, segundo o parlamentar, uma forma de obter vantagens com o cargo. “Isso não é matemática, é quadro. Não podemos brincar com a Polícia num momento em que o governo tem a intenção de diminuir a violência no Estado. É inaceitável o mesmo grupo que pediu para acabar com a faixa, querer criar uma nova categoria, que só vai onerar os cofres públicos e servir como artifício para obter vantagens”, criticou.