Notícias

A paralisação da linha Centro do metrô do Recife nesta terça-feira (27) levou o vereador João da Costa (PT) à tribuna da Casa de José Mariano. Durante a reunião plenária, o parlamentar disse que o sistema de transporte sofre com descontinuidades constantes de serviço e um orçamento decrescente.

Uma situação observada pelo vereador Almir Fernando (PCdoB) nas regiões do Recife onde ocorreram deslizamentos de barreiras foi tema de um discurso proferido por ele nesta terça-feira (27), na Câmara Municipal. Segundo o parlamentar, o despejamento de águas encanadas nessas áreas pode ser um dos fatores ligados aos desastres – e, por isso, precisa da atenção do poder público.

A vereadora Michele Collins (PP) registrou o trabalho desenvolvido pela ONG Visão Mundial, que está completando 44 anos de serviços prestados à população, no Brasil. “A entidade é uma organização cristã de desenvolvimento e resposta às situações de emergência. Está no Brasil desde 1975, atuando através de programas e projetos nas áreas de proteção, educação, advocacia e emergência, priorizando crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade”, disse, em reunião nesta terça-feira (27).

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) parabenizou o governador Paulo Câmara, que se reuniu com a mãe de Beatriz Mota, estudante de 7 anos morta com mais de 40 facadas em uma escola particular de Petrolina, há quatro anos. “Ele recebeu Lúcia, a mãe da garota, em seu gabinete e prometeu que os delegados especiais, que estão apurando o caso, estão empenhados para encontrar uma solução”, disse, na reunião desta terça-feira (27).

Presidida pelo vereador João da Costa (PT), a Comissão de Meio Ambiente da Casa de José Mariano promoveu uma reunião entre seus membros nesta terça-feira (27), na sede do Poder Legislativo. Na ocasião, os vereadores decidiram convidar o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, José Neves, para discutir a pauta ambiental do município. Além disso, foram distribuídos 24 projetos para a emissão de pareceres.

A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes aprovou o projeto de lei do Poder Executivo número 22/2019, que institui, no âmbito do Município do Recife, o Programa “Chegando Junto”, destinado ao fomento da trabalhabilidade, à redução da pobreza, ao combate da desigualdade social e do trabalho infantil. O colegiado também recebeu e aprovou uma emenda modificativa à matéria, também de iniciativa do Executivo.

A Comissão de Finanças e Orçamento aprovou três projetos de lei do Poder Executivo, em reunião realizada no início da tarde desta terça-feira (27): o de número 17/2019 cria o Fundo do Trabalho do Município do Recife (FT-Recife) e institui o Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (CTER/Recife); o 22/2019, que Institui o Programa “Chegando Junto”; e o 24/2019, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal até o valor de R$ 50.000.000,00 (Cinquenta milhões de reais), no âmbito do Programa de Eficiência de Iluminação Pública – CAIXA ILUMINA, destinados à Iluminação Pública.

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara se reuniu na manhã desta terça-feira (27) para votar o parecer ao projeto de lei de autoria do Executivo número 22/ 2019, que dispõe sobre a institucionalização do Programa Chegando Junto. De acordo com o presidente do colegiado, vereador Aerto Luna (PSB), o texto original foi aprovado, juntamente com a emenda do Executivo e a subemenda da Comissão. “O projeto é muito importante para a cidade do Recife, principalmente por conta do momento de crise que nós vivemos. A subemenda de relatoria é a contribuição da Casa para melhorar o projeto”.

No dia 27 de agosto é comemorado o Dia do Corretor de Imóveis no Brasil. A profissão data do começo do século XX, e os primeiros intermediadores do processo de compra e venda de imóveis surgiram no governo do presidente Getúlio Vargas. Em 27 de agosto de 1962, o Decreto Lei n° 4.116 regulamentou a profissão. Embora, posteriormente, a Lei tenha sido revogada e substituída pela Lei n° 6.530/78, a data de 27 de agosto foi nomeada como o Dia do Corretor de Imóveis, em homenagem à conquista. E para celebrar a categoria, o vereador Rogério de Lucca (PSL) promoveu uma reunião solene, na manhã desta terça-feira (27), com a presença de vários corretores no plenário da Casa. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB).

A vereadora Goretti Queiroz (PSC) fez uma prestação de contas dos seis meses do seu mandato na Câmara Municipal do Recife. Ela lembrou, na tribuna da Casa, na tarde desta segunda-feira (26), que tomou posse em fevereiro deste ano e que tem feito um trabalho baseado no “compromisso com os animais e com as pessoas”.