Notícias

A Comissão de Legislação e Justiça analisou doze projetos de lei, sendo nove de autoria de parlamentares e três projetos de lei do Executivo , na tarde desta segunda-feira (26). O colegiado também distribuiu 37 outras proposições para serem analisadas. O presidente do colegiado, vereador Aerto Luna (PSB) informou que haverá, amanhã (27), às 11 horas, uma reunião extraordinária para votar o projeto de lei do Executivo de número 22/ 2019, que trata do programa Chegando Junto, destinado a gerar oportunidades de trabalho e empreendedorismo para pessoas de alta vulnerabilidade social.

Para enfrentar os recentes acontecimentos envolvendo o Brasil em questões internacionais, como as queimadas na Amazônia, e que repercutem nos municípios, o vereador João da Costa (PT) vai dar entrada na Câmara do Recife a um projeto de resolução criando a Comissão de Relações Internacionais. Ele disse na tarde desta segunda-feira (26), na Casa, que todas essas questões reverberam negativamente nas cidades ao criarem clima desfavorável à empregabilidade.

O anúncio da assinatura da ordem para a retomada de serviço destinada à construção da UPA-E do Ibura levou o vereador Renato Antunes (PSC) a fazer questionamentos sobre prazos e recursos empregados em obras realizadas pela Prefeitura do Recife. Na tribuna da Câmara Municipal, na tarde desta segunda-feira (26), ele ressaltou que fará dois pedidos de informação à gestão, um sobre esta unidade de pronto atendimento e outro sobre o Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, Geraldão.

Localizada no bairro da Guabiraba, a rua Craveiro Leite foi alvo de uma discussão na Câmara do Recife na tarde desta segunda-feira (26). Durante a reunião plenária, o vereador Hélio Guabiraba subiu à tribuna para tratar da necessidade de pavimentação da via, solicitada por ele por meio do requerimento nº 4863/2019. A proposta foi aprovada pelo plenário.

Uma casa onde crianças da Zona Oeste do Recife, especialmente as do bairro de Afogados, recebiam atendimento pediátrico. O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) ressaltou a importância dos cuidados médicos que eram realizados na Casa da Criança e pediu às autoridades celeridade no processo de reforma do imóvel. Ele disse na tarde desta segunda-feira (26), na Câmara do Recife, que vai fazer apelo ao Executivo e à secretaria de Saúde para adiantar as obras.

Elogiar o trabalho desempenhado pela Defesa Civil da capital. Foi com esse objetivo que o vereador Hélio Guabiraba subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (26). O parlamentar fez agradecimentos direcionados especialmente ao secretário-executivo do órgão, o coronel Cássio Queiroz de Santana.

“Eu trago a vocês uma notícia que eu estava muito ansioso para compartilhar na Câmara.” Com essas palavras, o vereador Rinaldo Junior (PRB) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (26) para repercutir a assinatura da ordem para a retomada de serviço da UPA Especialidade do Ibura, que acontece hoje. A obra, paralisada em 2016, era uma tema constante nos discursos do parlamentar na Casa de José Mariano.

São 60 anos de atuação e de muita alegria. Por isso, o Bloco de Samba A Turma do Saberé Tradição recebeu homenagem do vereador Eduardo Chera (PSB). Nasceu no Pátio do Terço, bairro de São José, reduto tradicional do carnaval. A solene, regada com muito samba, foi presidida pelo vereador Rinaldo Junior (PRB), na tarde desta sexta-feira (23) . O autor frisou que "é muito gratificante homenagear essa gente de tradição e luta. Reafirmo minha aliança e parceria com a Turma do Saberé Tradição". Ele entregou 200 certificados aos integrantes do Bloco e da bateria.

O vereador Hélio Guabiraba (sem partido) realizou a entrega do cheque no valor de R$ 10 mil ao Projeto Autismo Compartilhar Solidariedade, na manhã desta sexta-feira (23). A quantia foi obtida após a venda de 20 quadros a óleo sobre tela, com obras de crianças e jovens com autismo, durante a exposição “Universo Singular”, realizada no último dia 14, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Recife. “Todas as obras foram vendidas e arrecadamos R$ 10 mil. Essa quantia está sendo totalmente entregue, nesse momento, ao grupo de voluntários que se chama Projeto Autismo Compartilhar Solidariedade, formado por educadores, psicólogos e assistentes sociais”, disse o vereador. Os profissionais do projeto trabalham de forma voluntária nos morros da Zona Norte do Recife para identificar pessoas com algum traço de autismo.

Reconhecido como uma das estrelas do forró pé-de-serra de Pernambuco, o cantor e compositor Flávio Leandro sempre foi um apaixonado pelo Recife. Agora, ele é, também, recifense de direito. Em reunião solene realizada na Câmara Municipal, ele recebeu o Título de Cidadão do Recife na manhã desta sexta-feira, (23). “É uma grande emoção ser co-autora desta homenagem, pois Flávio é um dos autênticos representantes da cultura pernambucana e nordestina”, comentou a vereadora Aline Mariano (PP), que fez a entrega da comenda a partir de uma iniciativa de Marília Arraes. Hoje deputada, ela não teve tempo de prestar a homenagem quando vereadora, pois o Decreto Legislativo de sua autoria foi aprovado somente este ano.