Notícias

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife recebeu, na tarde desta segunda-feira (3), membros da Associação de Amigos e Portadores de Doenças Neuromusculares (DONEM). Durante a reunião, realizada na Sala de Comissões da sede do Poder Legislativo, foi discutida a necessidade de destravar o atendimento público de saúde para crianças com doenças como a Atrofia Muscular Espinhal.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é marcado no mundo todo, em três de dezembro. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, foi o assunto destacado pela vereadora Aimée Carvalho (PSB), na tarde desta segunda-feira (03), na tribuna da Câmara Municipal do Recife. A parlamentar chamou a atenção para a necessidade de avanços nas políticas públicas que possam garantir melhores condições de vida para uma parcela significativa da população brasileira.

Está apto para ser votado em plenário o Projeto de Decreto Legislativo número 34/2018, de autoria do vereador Marco Aurélio (PRTB), que concede o título de cidadão recifense ao general de Exército Antônio Hamilton Martins Mourão, o vice-presidente eleito. No final da tarde desta segunda-segunda (3), a Comissão de Legislação e Justiça aprovou, em reunião, o parecer apresentado pelo relator e presidente do colegiado, Aerto Luna (PRP).

Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (3), os vereadores acataram os vetos parciais da Prefeitura a cinco projetos de lei elaborados e aprovados pelos parlamentares. O assunto foi levado à tribuna pelo primeiro-secretário da Casa de José Mariano, o vereador Marco Aurélio (PRB). De acordo com ele, o Poder Legislativo precisa ser coerente com suas decisões.

A vereadora Michele Collins (PP) anunciou que a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal do Recife, da qual é presidente, está acompanhando casos de crianças residentes no Recife que são pacientes de atrofia muscular espinhal, uma doença genética rara que afeta as células nervosas da medula espinhal. “Tivemos reunião há poucos minutos e recebemos algumas mães para saber como estão essas crianças. Só lamento que, até o presente, o secretário de Saúde do Estado, José Iran Costa Junior, não tenha respondido a nossos requerimentos”, afirmou a vereadora, em reunião ordinária desta segunda-feira (3).

Parabenizar ao senador eleito Jarbas Vasconcelos e seus suplentes pela diplomação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Pernambuco, adiantada para esta segunda-feira (03), por motivo de viagem oficial. Foi com esse objetivo que o vereador Aerto Luna (PRP) subiu à tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião plenária.

O vereador Marco Aurélio (PRTB), apresentou, e foi aprovado, um requerimento para entrega de título de cidadã recifense à vereadora Ana Lúcia (PRB), que ingressou na Câmara Municipal do Recife em 2017. “Essa, com certeza, é a minha última propositura de entrega de título, pois estou terminando o meu mandato e seguindo para a Assembleia Legislativa. Mas, tenho a honra de fazer esta homenagem”, disse o vereador, que também é primeiro secretário da Comissão Executiva, na reunião ordinária desta segunda-feira (3).

Em reunião extraordinária realizada na tarde desta segunda-feira (3), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes aprovou a proposta de dar o título de Cidadão do Recife ao general Antônio Hamilton Martins Mourão, o vice-presidente eleito, por iniciativa do vereador Marco Aurélio (PRTB). “Era necessário realizar uma extraordinária para atender ao pleito dos vereadores que tinha honrarias para entregar ainda este ano. Temos muitos projetos de lei para analisar e esses ficaram para a reunião normal da próxima quarta-feira”, esclareceu a vereadora Ana Lúcia (PREB), presidente do colegiado.

Afogados, Boa Viagem, Cordeiro, Vasco da Gama. Esses são alguns dos bairros recifenses que conhecem o trabalho do delegado de polícia José Durval de Lemos Lins Filho, que já chefiou unidades policiais nessas localidades. Natural de Olinda, ele foi reconhecido por seus serviços prestados à capital nesta sexta-feira (30), na Câmara do Recife. Por iniciativa do vereador Romero Albuquerque (PP), o Poder Legislativo Municipal concedeu-lhe o Título de Cidadão do Recife.

Uma semana depois de ter recebido o conjunto de sete projetos de lei encaminhados pelo Poder Executivo, a Câmara Municipal realizou o debate de cinco deles, através da Comissão de Legislação e Justiça, na manhã desta sexta-feira (30), para viabilizar a tramitação das matérias a menos de um mês do fim do período legislativo de 2018. O objetivo foi esclarecer os possíveis questionamentos sobre os PLE 18, 19, 20, 21, e 24/2018. “A CLJ, sempre que recebe um grupo de projetos, convida os representantes do Poder Executivo para esclarecer dúvidas. De maneira que, quando as matérias chegarem ao plenário, os vereadores não terão questionamentos técnicos, apenas políticos”, afirmou o vereador Aerto Luna (PRP), presidente do colegiado.