Notícias

Mesmo considerando o cenário de crise econômica no País e suas consequências para os municípios, a Prefeitura do Recife apresentou um equilíbrio nas contas de 2019, com destaque para um investimento recorde em educação. Os dados foram apresentados pelo secretário de Finanças do Recife, Ricardo Dantas, durante audiência pública promovida pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal, na manhã desta sexta-feira (28), no plenarinho da Casa. A audiência teve como objetivo a análise do Cumprimento das Metas Fiscais do 3º Quadrimestre de 2019.

A Igreja Apostólica Batista Shekinah teve início na Vila Tamandaré, bairro de Areias, com pequenas reuniões de oração compostas de apenas cinco pessoas, na residência do casal Jerônimo e Marilene. A cada semana, o número de pessoas cresceu, a ponto de não poder mais continuar a se reunir naquela residência. Neste ano de 2020, a igreja comemora 23 anos de existência e o vereador Renato Antunes (PSC) fez questão de promover uma reunião solene em homenagem à instituição religiosa, na noite desta terça-feira (18). A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) presidiu o evento.

O ex-ministro Osmar Terra, que saiu do Ministério da Cidadania recentemente, recebeu elogios e agradecimentos da vereadora Michele Collins (PP), que trabalha no combate às drogas e defende as comunidades terapêuticas há muitos anos. A parlamentar disse na tarde desta terça-feira (18), na Câmara do Recife, que a boa política contra as drogas implementada pelo ex-ministro rendeu muitos frutos. “Há dificuldades e deficiências, mas está sendo feita”.

Após reunião com os moradores da comunidade Jardim Santa Helena, na Iputinga, o vereador Rodrigo Coutinho (SD) conseguiu a aprovação de um requerimento na reunião ordinária desta terça-feira (18), indicando à presidência da Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU) do Recife a necessidade de implantação de uma ciclovia ao longo das avenidas Historiador Jordão Emereciano e Ministro João Alberto. Essa ciclovia, segundo ele, quando construída, deverá se interligar às já existentes na Iputinga, além de outras dos bairros do Engenho do Meio e do Cordeiro, que são vizinhos.

A Câmara Municipal do Recife aprovou em segunda votação o projeto de lei 119/2019, que proíbe o uso de canudos de plástico em estabelecimentos que manipulem alimentos e bebidas. A proposta é de coautoria dos vereadores Rodrigo Coutinho (SD), Rinaldo Júnior (PSB), Alcides Teixeira Neto (PSB) e Eriberto Rafael (PTC) e foi aclamada em segunda votação na reunião ordinária da tarde desta terça-feira (18). Agora, o documento seguirá para a Prefeitura do Recife para avaliação do prefeito Geraldo Julio, que tem a prerrogativa de sancioná-lo ou não.

A vereadora Goretti Queiroz (PL) anunciou, no plenário da Câmara Municipal, que o prefeito Geraldo Julio vai ampliar o Hospital Veterinário do Recife. “Ainda esta semana ele entregará a expansão do hospital, para garantir um atendimento mais eficaz para toda a população”, disse, na reunião ordinária desta terça-feira 918). O HVR funciona atualmente, segundo ela, com apenas 40% da sua capacidade.

O vereador André Régis (PSDB) acha que o metrô do Recife está em agonia e por muito pouco não houve vítimas fatais do acidente entre duas composições que se chocaram, resultando em 67 feridos, até o momento. Ele informou na tarde desta terça-feira (18), na Câmara do Recife, que quando o equipamento foi inaugurado era eficiente e limpo. “Na Década de 1980 o Metrorec era referência, embora tivesse uma malha pequena que não atendia, como não atende nos dias de hoje à população. Havia projetos de expansão para a Zona Norte, integrando toda a cidade, mas não aconteceu”.

O Metrô do Recife (Metrorec) foi um dos principais temas de debate na reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (18) – pela manhã, dois trens do sistema se chocaram na Estação Ipiranga, deixando mais de 60 feridos. Na tribuna, o vereador Rinaldo Junior (PSB) procurou rebater alguns pontos de um discurso proferido pelo vereador André Régis (PSDB) na ocasião, a exemplo da política de preços do modal de transporte. Para o socialista, o atual Governo Federal, defendido por Régis, erra ao impor aumentos sucessivos nas passagens.

O choque entre dois trens do Metrô do Recife, deixando até o momento 67 feridos, levou o vereador João da Costa (PT) a lamentar o ocorrido na tarde desta terça-feira (18), na Câmara do Recife. Ele denunciou a falta de investimento nesse equipamento de transporte público, um dos mais importantes modais nas grandes cidades. Disse que o sucateamento do metrô é uma prática do Governo Federal, ao que tudo indica, para viabilizar a privatização do mesmo. O parlamentar deu entrada em um requerimento para chamar uma audiência pública para discutir a atual situação do Metrorec e os impactos na mobilidade. A data ainda vai ser marcada.

Todos os anos, o mandato do vereador André Régis (PSDB) realiza a operação Volta às Aulas, que busca avaliar a preparação das escolas da rede pública municipal de ensino na recepção dos seus alunos. Segundo o parlamentar, desde 2013 sua equipe transitava sem problemas nas unidades – mas neste ano tem encontrado dificuldades para realizar o trabalho de fiscalização. Em discurso proferido na Câmara do Recife nesta terça-feira (18), Régis afirmou que servidores do seu gabinete chegaram a ser impedidos de entrar em algumas escolas.