-
Thiago Medina discute requerimentos para guardas municipais e para USF João Rodrigues
-
A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (15) um bloco de requerimentos de autoria do vereador Thiago Medina (PL), dentre os quais sete foram discutidos pelo parlamentar antes da votação. Na tribuna, Medina defendeu a aprovação do requerimento nº 12.875/2025, que pede a regularização de fornecimento de comunicadores de rádio destinados aos agentes da Guarda Municipal lotados no Compaz Paulo Freire, no Ibura. “Sem o rádio não tem como eles [os agentes] trabalharem da melhor forma possível", disse. Os outros seis pedidos discutidos tratam de problemas existentes na Unidade de Saúde da Família (USF) João Rodrigues, no Pina, como mofo e necessidade de troca de cadeiras da sala de espera.
Localizado em
Comunicação
/
…
/
2025
/
12
-
Eduardo Moura comenta repasse de precatórios do Fundef e discute matérias legislativas
-
O vereador Eduardo Moura (Novo) ocupou a tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária desta segunda-feira (15) em três momentos para tratar de temas diversos. Em seu primeiro discurso, o parlamentar teceu comentários críticos ao repasse de R$ 53,6 milhões dos precatórios do Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (FUNDEF) devidos ao Recife, como forma de pagamento a escritórios de advocacia contratados pelo sindicato da categoria. Nos demais pronunciamentos, o parlamentar discutiu requerimentos de sua autoria e o projeto de lei nº 309/2025, de autoria da vereadora Flávia de Nadegi (PV), que visa instituir a Semana Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Câncer Ocular Infantil.
Localizado em
Comunicação
/
…
/
2025
/
12
-
Felipe Alecrim repercute reclamações de moradores de Argolinha e necessidade de serviços de infraestrutura
-
Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (15), o vereador Felipe Alecrim (Novo) repercutiu reclamações de moradores da comunidade da Argolinha, no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Município. Segundo o parlamentar, eles solicitaram maior atenção e diálogo por parte da Prefeitura por conta da desapropriação das casas para a construção da ponte Cordeiro-Casa Forte. O vereador voltou à tribuna, em outro momento, para discutir requerimentos, de sua autoria, que tratam sobre a necessidade de serviços de infraestrutura em várias partes da cidade.
Localizado em
Comunicação
/
…
/
2025
/
12
-
Requerimentos voltados à Banda Sinfônica do Recife são aprovados
-
De autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), quatro requerimentos voltados à valorização da Banda Sinfônica do Recife foram aprovados durante a reunião plenária desta segunda-feira (15). Na tribuna da Câmara Municipal, a parlamentar destacou a importância dos requerimentos para maior reconhecimento do corpo musical. Ela recebeu aparte da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que também salientou a relevância da Banda.
Localizado em
Comunicação
/
…
/
2025
/
12
-
Chico Kiko deseja que 2026 seja um ano de esperança
-
Próximo do início do recesso parlamentar e das festividades de final de ano, ao ocupar a tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária desta segunda-feira (15), o vereador Chico Kiko (PSB) desejou que 2026 seja um ano novo de esperança, respeito e muito trabalho. "Eu gostaria de deixar a palavra de esperança para 2026. Este é o centro produtivo da Casa do povo, este espaço abriga os representantes dos recifenses. O que realmente o povo espera de nós aqui é que possamos criar leis que façam do Recife um lugar cada vez mais justo e melhor para se viver. Portanto, vamos trabalhar com este objetivo, sem perder de vista o respeito e a dignidade entre nós parlamentares".
Localizado em
Comunicação
/
…
/
2025
/
12
-
Jô Cavalcanti defende cessão de terreno ao MTST, desagravo à artista e Título de Cidadão
-
Dois requerimentos da vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) foram debatidos na reunião plenária da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (15), pela autora das matérias. O requerimento 12254/2025 dirige indicação para uma cessão não onerosa de um terreno da Prefeitura ao Movimento dos Trabalhadores SemTeto (MTST). A outra proposição (número 12256/2025), sugere uma nota de desagravo à artista Divina Valéria pela censura ao espetáculo do qual participava, “Les Girls”, em novembro de 1966, por ter apresentação impedida no Teatro de Santa Isabel após campanha do então presidente desta Casa Legislativa àquele ano. Em outro momento da plenária, a parlamentar também solicitou apoio para a aprovação do Título de Cidadão do Recife para o comunicador Felipe Andrade Sousa. As matérias foram aprovadas.
Localizado em
Comunicação
/
…
/
2025
/
12
-
Ana Lúcia se emociona ao falar dos casos de feminicídio
-
Visivelmente emocionada, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) lamentou os 82 casos de feminicídio registrados em Pernambuco, neste ano. “É um saldo cruel e covarde. Elas foram mortas pela simples razão de serem mulheres”, afirmou, na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (15). “Meu coração fica apertado. Isso não é mimimi, não é pauta de direita ou esquerda. Onde estão os filhos e as famílias dessas mulheres? Certamente, destroçados. Nunca mais serão os mesmos”, afirmou. "O número de feminicídio é maior do que o registrado em 2024, quando 76 mulheres foram assassinadas no Estado", disse a parlamentar. Ela destacou os três últimos casos de violência e de feminicídio ocorridos no Recife, quando se emocionou. Um dos casos rememorados foi o do dia 29 de novembro, quando Izabele Gomes, grávida de dois meses, teve a casa incendiada pelo companheiro, no bairro da Caxangá, Zona Oeste. Ela e os quatro filhos morreram.
Localizado em
Comunicação
/
…
/
2025
/
12
-
Eduardo Mota elogia investimentos em habitação no Recife
-
O início da construção dos conjuntos habitacionais Maria Elvira (Caiara), Maria Felipa (Caiara 1) e Caiara 2, localizados nos bairros do Cordeiro e da Iputinga, foi comemorada pelo vereador Eduardo Mota (PSB) com um discurso proferido na tribuna da Câmara do Recife. Durante a reunião plenária desta segunda-feira (15), o parlamentar teceu elogios à política habitacional do Poder Executivo municipal ao repercutir o começo das obras, que ocorreu na última quinta-feira (11), numa iniciativa da Prefeitura do Recife e do Governo Federal. “Serão 568 apartamentos, com investimento superior a R$ 100 milhões, que vão beneficiar 2,8 mil pessoas”, disse. “Esse avanço só é possível porque existe uma gestão municipal comprometida, liderada pelo prefeito João Campos (PSB), que faz da habitação uma prioridade real, não apenas um discurso”.
Localizado em
Comunicação
/
…
/
2025
/
12
-
Fred Ferreira critica radares de trânsito do Recife
-
O vereador Fred Ferreira (PL) fez uso da tribuna da Casa de José Mariano, nesta segunda-feira (15), durante a reunião plenária, para tecer críticas aos radares de trânsito instalados na cidade. “A população do Recife vem sendo pega, cada vez mais de surpresa, sobre a questão dos radares e das lombadas eletrônicas. A gente sabe que é importante para qualquer trânsito do Brasil os limitadores de velocidade, mas colocar de qualquer jeito, onde gente não vê um sentido, não há condições", disse o parlamentar. "A cidade do Recife é a capital do nordeste com mais radares por veículos do nordeste. A cada rua que você anda, você vê uma lombada nova, ou um pardal escondido e, muitas vezes, sem uma sinalização clara daquele equipamento que está ali”.
Localizado em
Comunicação
/
…
/
2025
/
12
-
Tadeu Calheiros solicita que Governo do Estado atenda aos profissionais da Vigilância Sanitária
-
O vereador Tadeu Calheiros (MDB) reclamou de falta de diálogo por parte do Governo do Estado no sentido de dar mais incentivo aos profissionais da Vigilância Sanitária e de contratar os aprovados no concurso da Polícia Científica de Pernambuco. “Já tentamos uma reunião através de ofício para defender esses trabalhadores, já denunciamos aqui na tribuna e fizemos cobranças pelas redes sociais”, disse, na reunião da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (15). Segundo Calheiros, os profissionais da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) estão sem condições de realizarem as suas fiscalizações porque dependem de um decreto que não é assinado pelo Governo do Estado. Quanto aos concursados da polícia científica, afirmou que eles realizaram prova escrita, redação, teste de aptidão física, psicotécnico. “Mas não foram convocados sob a desculpa de que o concurso não oferecia cadastro reserva”.
Localizado em
Comunicação
/
…
/
2025
/
12