Lei garante mais segurança nas agências bancárias

É proibida a utilização de telefone celular, ou equipamento similar, nas dependências bancárias e instituições financeiras no município do Recife. Além disso, é obrigatória a instalação de painel opaco entre os caixas e os clientes em espera. Isso é o que determina a Lei Municipal Nº 17.816, de autoria do vereador Jairo Brito (PT), que tem como objetivo reduzir os assaltos ocorridos nas saídas das agências, conhecidos como “saidinhas de banco”.

“Geralmente, os criminosos que atuam nesta modalidade de crime avisam por celular de dentro do próprio banco sobre a movimentação da vítima. Com a lei, o cliente não poderá mais ser observado por quem estiver na fila, poderá fazer retiradas e contar seu dinheiro sem qualquer medo e sairá da agência bancária tendo a certeza de que ninguém tomou conhecimento sobre qual foi a natureza da operação realizada”, ressalta o vereador.  

De acordo com a legislação, os estabelecimentos deverão instalar no espaço compreendido entre os caixas e os clientes que estão na fila de espera, um painel de material opaco, com no mínimo 1,80m de altura, de forma a impedir a visualização das pessoas que estão sendo atendidas nos caixas. Cada agência bancária e instituição financeira deverá manter em funcionamento um painel eletrônico que indique o caixa que esta disponível ao atendimento do próximo cliente da fila de espera.

A lei determina ainda que os estabelecimentos deverão instalar e manter em funcionamento câmeras de vídeo colocadas no entorno, para fins de maximização da segurança dos clientes e funcionários, das instalações e dos valores depositados. O monitoramento feito pelas câmeras será realizado por meio de gravação dos locais a serem protegidos, vinte e quatro horas por dia, sendo que as imagens gravadas deverão ser salvas em local seguro, preservadas pelo período mínimo de seis meses e colocadas à disposição do poder público, especialmente das autoridades policiais, sempre que solicitado. 

“São centenas de casos de assaltos, sequestros relâmpagos e homicídios que poderiam ser facilmente evitados. Medidas simples como estas já foram adotadas em outras cidades de outros estados e diminuíram esta modalidade de crime em mais de 70%”, reforça o parlamentar. 

 

Em 12.01.2021, às 9h08.