Osmar Ricardo propõe dia de conscientização da fibromialgia

Desde o ano de 2016, os recifenses podem contar com uma data para conscientização da fibromialgia, graças a uma proposta do vereador Osmar Ricardo (PT). Ele sugeriu e o Executivo acatou, transformando em lei, que a cidade passasse a ter uma semana para enfrentamento dessa doença. Ficou instituído no dia 12 de maio de cada ano.

De acordo com o vereador, a lei 18.236/2016 estabelece que, na referida semana, sejam realizados eventos em comemoração ao Dia do Fibromialgia. "Como promover encontros e fóruns de debates com temas de relevância para tratar da doença, a fim de conscientizar a população e ajudar os portadores no enfrentamento da síndrome e reiterar o direito que os portadores têm no atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS)".

Na ocasião, Osmar Ricardo argumentou que a ideia é conscientizar a população sobre a doença, ajudar os portadores a enfrentarem a síndrome e cobrar do poder público atendimento especializado no SUS, como já prevê a portaria 1083/2012 do Ministério da Saúde. Segundo dados do MS, a doença acomete 8% da população brasileira e tende a crescer. 

Osmar Ricardo disse ainda que a iniciativa foi proposta após membros da Associação Brasileira dos Fibromiálgico (ABRAFIBRO) procurarem o vereador e solicitarem ajuda no sentido de reconhecer oficialmente a doença no calendário municipal. Sendo assim, esta semana comemorativa vem reforçar a consciência social sobre a síndrome com a promoção de debates, fóruns e campanhas educativas para disseminar a Fibromialgia.

Em 21.01.21, às 11h53