Notícias

O vereador Wanderson Florêncio (PSDB) repercutiu no plenário da Câmara do Recife as recentes decisões do Tribunal de Contas da União (TCU), condenando as contas do ano de 2014 da Presidente da República, conhecida como pedaladas fiscais – empréstimos feitos bancos públicos para pagar contas do governo, proibido por lei. Também comentou sobre o julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TCE) sobre o recebimento de dinheiro para campanha do PT ano passado. Segundo ele, os dois julgamentos desfavoráveis à presidente abrem caminho para o impeachment ou impugnação do mandato presidencial.

Preocupado com a condução do processo de escolha dos novos conselheiros tutelares do Recife, o vereador Osmar Ricardo (PT) teceu críticas ao pleito nesta terça-feira (13). O pronunciamento aconteceu no plenário da Casa de José Mariano.

A vereadora Michele Collins (PP) repercutiu nesta terça-feira (13) um relatório lançado pelo Comitê Sobre Direitos da Criança, órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo a parlamentar, o documento expõe a elevada participação de crianças em conflitos armados, a discriminação a crianças pertencentes a grupos minoritários, a situação de violência policial a que elas estão submetidas e as altas taxas de gravidez existentes entre as adolescentes.

Diversos requerimentos de parlamentares passaram hoje por uma discussão em plenário, na Câmara do Recife, a exemplo das solicitações do vereador André Régis (PSDB), todas sobre problemas relativos a unidades de ensino do município. A maioria deles reivindica ar-condicionado para as unidades que funcionam, segundo ele, precariamente em virtude do calor. No entanto, o parlamentar referiu-se especialmente à escola Jardim Mônica, na Imbiribeira, onde o equipamento de ar está instalado há dois anos e não funciona.

As estradas que dão acesso à cidade do Recife precisam de reformas urgentes, de acordo com o vereador Henrique Leite (PT). Durante o discurso na tarde desta terça-feira, 13, o parlamentar pontuou ser essencial a união dos parlamentares das esferas municipal, estadual e federal. “Quero fazer um apelo pessoal a cada vereador dessa Casa. As entradas que dão acesso à nossa cidade, localizadas nas BR’s 101 e 232, são vergonhosas. É uma situação que vem incomodando e que, se houver uma união dos parlamentares, poderemos resolver o problema”.

Realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco (Fepetipe), a 3ª Marcha Pernambuco contra o Trabalho Infantil, aconteceu no último dia 8, e a vereadora Aimée Carvalho (PSB) fez questão de destacar o evento hoje,13. “ O objetivo da ação foi chamar a atenção para violação de direitos de crianças e adolescentes no estado de Pernambuco, além de alertar a sociedade sobre o problema e conscientizar sobre a responsabilidade no combate ao Trabalho Infantil”.

No último dia 4, milhares de recifenses puderam votar nas eleições para os conselhos tutelares. No total, 135 candidatos disputaram quarenta vagas nos oito conselhos tutelares das 6 RPAs. E o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) ressaltou o evento, durante a Reunião Plenária de hoje,13. “Quero parabenizar os conselheiros eleitos na última eleição e também o povo do Recife que saiu de casa e foi votar”.

O vereador Jurandir Liberal (PT) usou a tribuna da Casa de José Mariano nesta terça-feira (13) para parabenizar os engenheiros agrônomos e os professores. As categorias têm suas datas comemorativas celebradas nos dias 12 e 15 de outubro, respectivamente.

O consumidor recifense compra, às cegas, a carne e os seus derivados, vendidos em supermercados e açougues. Na maioria das vezes, não sabe a procedência desses produtos, que podem prejudicar a saúde, caso a origem seja clandestina e o manuseio não atenda às normas de higiene. O vereador Estéfano Menudo (PSB) quer mudar essa realidade. Ele apresentou, na Câmara Municipal do Recife, o projeto de lei 208/2015, para aperfeiçoar o Código de Urbanismo e Obras do Recife. A lei traça a política de planejamento urbano, mas também compreende aspectos econômico, social, físico e institucional.

Quem passou pela Câmara Municipal do Recife, na tarde de hoje, 8, pôde tirar todas as dúvidas sobre a doação e transplante de medula óssea, numa tenda instalada no pátio externo da Casa. Uma palestra foi realizada com o objetivo de esclarecer como funciona a medula óssea, quem pode ser doador e os locais de coletas regulares. A vereadora Vera Lopes (PPS) promoveu a ação educativa na Câmara. “Podem ser doadores de medula óssea pessoas entre 18 e 55 anos, que não tiveram câncer e não sejam portadores do vírus HIV. Precisamos levar a mensagem de que doar a medula é um ato de cidadania e de amor”, ressaltou a parlamentar.