Câmara do Recife dá posse ao prefeito e à vice-prefeita da cidade

Tomaram posse no plenário da Câmara Municipal do Recife, o prefeito eleito João Campos (PSB) e a vice-prefeita Isabella de Roldão, com 447.913 votos. A solenidade, que aconteceu na tarde desta sexta-feira (1º), foi presencial, com público restrito em virtude da pandemia, mas pôde ser acompanhada ao vivo pelo site da Casa José Mariano. João Campos é o prefeito eleito mais jovem da capital pernambucana, com 27 anos. Em seu primeiro discurso, depois da posse, o prefeito do Recife reiterou as promessas de campanha. Ele elegeu como prioridade a educação, mas quer que a capital pernambucana esteja entre as que mais vão crescer no país, e ressaltou que o Recife estará pronto para a vacinação contra a covid-19. “Vou governar para todos e todas desta cidade. Vou trabalhar para que o Recife tenha o melhor ensino público de todas as capitais do país”. A reunião Solene de posse foi presidida pelo novo presidente da Casa, vereador Romerinho Jatobá (PSB).

Após as saudações e agradecimentos de praxe, o prefeito João Campos exortou aos vereadores eleitos a cumprirem sua obrigação e aproveitou para convidar a oposição a caminharem juntos nesta jornada pelo Recife. Disse que era um dia histórico e especial para ele e todos aqueles que trabalharam pelo bem da cidade. “Coragem, ousadia e capacidade para sonhar, para darmos o primeiro passo para um novo rumo. Apresentamos um conjunto de propostas para juntos construirmos com a população dias melhores. Somos um povo que sabe abrir caminhos, sempre à frente do tempo com suor e sangue de guerreiros libertários, homens e mulheres que souberam sonhar. Este é o Recife que elegeu o prefeito mais jovem das capitais”.

João Campos disse que o futuro que sonhamos pode ser construído, sempre sabendo ouvir os que vieram primeiro. Para ele, união não quer dizer pensamento único, citando D. Helder Câmara quando afirmava “se discordas de mim, tu me enriqueces”. O prefeito fez questão de afirmar que quer unidade no debate, para caminhar juntos, mesmo discordando. Fez alusão ao Recife vanguardista e exaltou as belezas da cidade “a mais linda em linha reta de todos nós”. Deseja que o sonho da igualdade e melhoria para todos não seja apenas sonho. Citou Miguel Arraes, seu avô, quando ele dizia que era preciso combater o indiferentismo, mas que passadas muitas décadas ainda precisamos combater desigualdades.

João Campos reafirmou que acredita muito no combate às injustiças e desigualdades, pois para ele o Recife é esse lugar gigante revolucionário. “Os líderes da frente popular como Pelópidas Silveira, Miguel Arraes, Eduardo Campos entre outros, honraram seus compromissos no combate às desigualdades. Nosso compromisso sempre foi com a democracia, mas a máquina que prepara gerações para ela é a escola pública. Pernambuco está de pé, fazendo a travessia com olhar correto, transformando vidas”.

O prefeito elogiou o governador Paulo Câmara e disse que recebia uma Prefeitura forte, organizada e com enorme relação de entregas, de uma equipe que se dedicou muito. “Temos Compaz, Upinhas, Ciclofaixas, Hospitais, e a recuperação de patrimônios como o Ginásio de Esportes Geraldão e o Teatro do Parque. Deixo registrada minha gratidão ao prefeito Geraldo Julio e Luciano Siqueira, na promessa de que dedicarei  à cidade o melhor de meu trabalho”. Segundo ele, Geraldo Julio colocou a vida das pessoas acima de tudo e fez mais do que muitas cidades maiores e mais ricas nesta pandemia. “Recebo uma grande missão e vou trabalhar dia e noite para fazer o Recife avançar, pois meu coração recifense estará pulsando todos os dias pelo nosso povo”.

João Campos disse ainda que seu compromisso é o de enfrentar a batalha contra o coronavírus com afinco, e que não estará ao lado dos que negam a covid. “Vou precisar muito desse parlamento para enfrentar essa doença. Propusemos novos caminhos a partir do que já feito, vou governar para todos e todas, pois o Recife é de todos, e é dever do poder público ampliar direitos de mulheres, negros, moradores da periferia. O Recife tem de ser a cidade de todos nós”.

João Campos afirmou que hoje podia dizer que foi além do que propôs e o Recife é agora a capital com maior número de mulheres na gestão. “Vamos trabalhar com as mulheres recifenses, entregando mais creches, crédito popular, empregabilidade de jovens em tecnologia, e entregar 50 mil escrituras. Nada representa mais o futuro do que as crianças e é para elas que vou trabalhar, por um Recife onde crianças possam ter futuro através da educação, da escola pública de qualidade, para que todos tenham as mesmas oportunidades”.

O prefeito agradeceu a Deus e pediu para que nunca lhe falte humildade e serenidade. Emocionado, referiu-se ao dia em que perdeu o pai, Eduardo Campos, afirmando que quando o perdeu na terra ganhou um anjo protetor e que jamais estará só. “Minha mãe é meu grande exemplo de fé, honestidade e coragem”. Ele agradeceu aos irmãos e cunhados, e à companheira Tábata Amaral, deputada federal. Por fim, agradeceu aos avós que não puderam estar presentes.

Romerinho Jatobá, novo presidente da Câmara do Recife, saudou o novo prefeito e vice-prefeita lembrando que, como João Campos, o mais jovem prefeito já eleito no Recife, ele  também é o mais jovem presidente que a Casa José Mariano já teve. Cada vereador eleito, ao todo 39, teve direito a um convidado, sendo obrigatório o uso de máscaras e distanciamento social. Os eleitos ocuparam as cadeiras do plenário e os convidados ficaram nas galerias, para evitar aproximação. Após o evento na Casa, o prefeito e a vice-prefeita seguiram para a sede da Prefeitura do Recife onde foi realizada a solenidade de transmissão do cargo.

 

 Em 01.01.2021.