Romerinho Jatobá é o presidente da nova Comissão Executiva da Câmara

Os novos integrantes da Comissão Executiva, que administrará a Câmara Municipal do Recife no primeiro biênio (2021-2022) da 18ª Legislatura, foram escolhidos na tarde desta sexta-feira (1º), na reunião solene de posse dos vereadores eleitos, transmitida pela internet, no plenário da Casa. Os dois maiores cargos são o de presidente e o de primeiro-secretário; e para ocupá-los foram escolhidos, por voto direto, os vereadores Romerinho Jatobá (PSB) e Eriberto Rafael (PP), respectivamente. A Comissão Executiva é o órgão máximo da Casa Legislativa e de acordo com o Regimento Interno, tem a função de examinar e executar os procedimentos administrativos e regimentais para garantir o funcionamento da Câmara enquanto instituição e também observar o processo legislativo.

A Comissão Executiva é constituída por nove membros. São um presidente, três vice-presidentes e três secretários, além de dois suplentes, sendo esses para substituir qualquer um dos membros titulares.  Além do presidente Romerinho Jatobá e do primeiro-secretário, Eriberto Rafael, os outros componentes são: Hélio Guabiraba (PSB), primeiro vice-presidente; Ana Lúcia (Republicanos), segunda vice-presidente;  Fred Ferreira (PSC), terceiro vice-presidente;  Natália de Menudo  (PSB), segunda-secretária; Zé Neto (PROS) terceiro-secretário; e os suplentes Almir Fernando (PCdoB) e Fabiano Ferraz (Avante). A escolha dos eleitos começou pontualmente às 16h e foi feita em votação aberta e com urna eletrônica. À medida que os vereadores registravam suas escolhas, os nomes dos escolhidos apareciam num telão.

De acordo com as determinações do Regimento Interno, a reunião solene começou sob o comando dos três vereadores mais votados nas eleições municipais, que foram Dani Portela (PSOL), Andreza Romero (PP), e o Pastor Júnior Tércio (Podemos). Durante o processo de escolha da Comissão Executiva, a presidente da Mesa, vereadora Dani Portela, convidou a primeira-secretária Andreza Romero para registrar as presenças, quando foi constatado que havia quórum suficiente para as eleições. Em seguida, foram convidadas as vereadoras Liana Cirne (PT) e Cida Pedrosa (PCdoB) para funcionarem como fiscais do processo eleitoral. Em seguida, um a um dos vereadores foi chamado para votar na urna eletrônica. A eleição se dava na chapa inteira, formada pelos nove nomes. No final, o resultado foi anunciado pela presidente da Mesa, Dani Portela. Romerinho Jatobá obteve 34 votos; e o vereador Ivan Moraes (PSOL), que também concorreu ao cargo de presidente da Comissão Executiva, quatro. Afora o cargo de presidente, todos os demais obtiveram 38 votos.

Quando se tornaram conhecidos, os membros da Comissão Executiva receberam de Dani Portela a condução dos trabalhos da Mesa da reunião. O vereador Romerinho Jatobá convidou todos os componentes da Comissão Executiva para a foto oficial e, depois, fez um breve discurso de agradecimentos.  “Agradeço a cada um dos vereadores e vereadoras pela confiança depositada em mim para condução dos trabalhos da Câmara Municipal do Recife no próximo biênio. Quero parabenizar a vereadora Dani Portela pelo comando desta reunião solene até o presente; e também ao ex-presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB), pela forma com que atuou nos últimos quatro anos. Vou precisar muito de sua ajuda, dos seus conselhos e da sua experiência para tocar os trabalhos desta Casa”, disse

Romerinho Jatobá disse que era grande a responsabilidade que recaia sobre si para presidir a Casa de José Mariano de forma a atender aos interesses não só da Comissão Executiva, mas de cada vereador e também de todos os recifenses. “Todos terão voz e vez. E eu estou aqui para apaziguar os interesses de todos, as diferenças de cada um. Assumo como apaziguador e realizador, para que cada pessoa, cada recifense, se sinta representado”, observou. Ele acrescentou ainda que tinha orgulho de ocupar o cargo, “pois esta é uma data histórica para mim e para esta Câmara, pois sou eleito como o presidente mais jovem a ocupar este cargo”. Romerinho agradeceu aos servidores da Câmara do Recife, que, segundo disse, facilitaram o seu trabalho nos mandatos anteriores.

Emocionado, com a voz embargada, ele agradeceu à família. “A minha esposa está ali. Com ela, está o meu filho. Eu tenho um filho de um ano e seis meses e, durante a eleição, tive que me afastar de casa e abdicar da companhia deles muitas vezes. Mas, como político, sempre recebi o apoio necessário de minha família, inclusive do meu pai e dos meus irmãos, que tenho certeza estão orgulhosos com este meu novo momento. Quero, finalmente, agradecer a cada eleitor que confiou em mim nas eleições de novembro. Antes de chegar aqui, foram eles que nos escolheram. Gostaria de abraçar cada um e cada uma dos eleitores”, disse. Ao final, ele encerrou a solenidade e convidou os presentes para a posse do prefeito João Campos e da vice-prefeita Isabella de Roldão.

O novo presidente, vereador Romerinho Jatobá, tem 34 anos, é filiado ao PSB e foi primeiro-secretário na  legislatura anterior. Ele é natural do Recife, tem experiência no Poder Executivo, onde atuou na Secretaria Especial de Juventude e Emprego e foi vice-presidente da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur). Foi candidato a vereador pela primeira vez nas eleições de 2012, quando conquistou a primeira suplência da sua coligação. Assumiu o mandato de vereador ainda em janeiro de 2013, permanecendo no cargo até abril de 2016. Atuou como Secretário de Habitação do Recife, durante o período de 2014 a 2015. Nessa pasta, contribuiu para o desenvolvimento de projetos e ações visando o acesso da população de baixa renda a uma moradia digna.

Nas eleições de 2016, Romerinho Jatobá foi eleito vereador do Recife com 9.088 votos com o objetivo de lutar pela qualidade de vida e bem estar dos recifenses. Na Câmara do Recife sempre buscou valorizar o esporte como instrumento de inclusão social e transformação da realidade nas comunidades, além de propagar a cultura popular com o intuito de gerar diversão e renda para as comunidades do Recife.

O primeiro-secretário eleito, vereador Eriberto Rafael, tem 31 anos, pertence ao PP e foi líder do governo na legislatura anterior e presidente da Comissão de Finanças e Orçamento.  Ele exerce o terceiro mandato de vereador do Recife e é filho do deputado estadual Eriberto Medeiros, que é o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Eriberto Rafael começou a militância política aos 16 anos atuando em projetos sociais nos bairros do Cordeiro, Prado, Torrões, Bongi e na comunidade do Berardo (Madalena-Prado).

Foi Ouvidor da Câmara entre 2015 e 2016, função que trata da interlocução da Câmara com a sociedade. Nos mandatos anteriores, apresentou mais de 30 projetos de lei, entre eles o que proíbe empresas condenadas em processos criminais de participarem de licitações realizadas pela Prefeitura do Recife e de celebrarem contratos e do projeto que obriga a inclusão de cláusula de garantia nos editais de licitação para contratação de obras e serviços.

 

Vereadores do Recife -  2021-2024:

1 – Aderaldo Pinto (PSB)

2 – Alcides Cardoso (DEM)

3 – Alcides Teixeira Neto (PSB)

4 – Almir Fernando (PCdoB)

5 – Ana Lúcia (Republicanos)

6 – Andreza Romero (PP)

7 – Carlos Muniz (PSB)

8 – Cida Pedrosa (PCdoB)

9 – Chico Kiko (PP)

10 – Dani Portela (PSol)

11 – Davi Muniz (PSB)

12 – Dilson Batista (Avante)

13 – Doduel Varela (PSL)

14 – Eduardo Marques (PSB)

15 – Eriberto Rafael (PP)

16 – Fabiano Ferraz (Avante)

17 – Felipe Alecrim (PSC)

18 – Felipe Francismar (PSB)

19 – Fred Ferreira (PSC)

20 – Hélio Guabiraba (PSB)

21 – Ivan Moraes (PSol)

22 – Jairo Britto (PT)

23 – Joselito Ferreira (PSB)

24 – Júnior Bocão (Cidadania)

25 – Júnior Tércio (Podemos)

26 – Liana Cirne (PT)

27 – Luiz Eustáquio (PSB)

28 – Marco Aurelio Filho (PRTB)

29 – Michele Collins (PP)

30 – Natália de Menudo (PSB)

31 – Osmar Ricardo (PT)

32 – Paulo Muniz (SD)

33 – Renato Antunes (PSC)

34 – Rodrigo Coutinho (SD)

35 – Romerinho Jatobá (PSB)

36 – Samuel Salazar (MDB)

37 – Tadeu Calheiros (Podemos)

38 – Wilton Brito (PSB)

39 – Ze Neto (PROS)



Em 1º de janeiro de 2021.