Lei Municipal prestigia ex-morador do bairro de Macaxeira

O nome da rua conhecida como rua Projetada, no bairro da Macaxeira, recebeu uma alteração muito significativa para os moradores da localidade: Rua Projetada Teófilo Amaro da Silva. A iniciativa partiu do vereador Felipe Francismar (PSB), por meio da Lei Municipal 18.311/17, sancionada em 18/05/2017. “Uma justa homenagem, a um homem que lutou muito para que esta rua sobrevivesse das ocupações desordenadas no bairro”, ressaltou o vereador.

A iniciativa da proposição se deu em virtude de o nome atual da referida rua não estar positivada e por ser de senso comum para os moradores estabelecidos da rua Projetada do bairro da Macaxeira. “Um desejo de uma homenagem póstuma a um dos moradores que muito contribuiu para as melhorias do bairro”, disse Felipe Francismar. A rua Projetada Teófilo Amaro da Silva se inicia com o final da Rua Regina, se encontra com a Rua Ana e Rua Madre Linch, com seu final na Avenida José Américo de Almeida.

Teófilo Amaro da Silva foi barbeiro de profissão, um homem simples natural de Joaquim Nabuco, casado por mais de cinquenta anos com Hilda Conceição. Transferiu-se para a cidade grande em busca de melhores condições de vida. No Recife, morou primeiro em Nova Descoberta, onde, depois de excursionar por várias ocupações, se adaptou a profissão de barbeiro, sendo pai de oito filhos. Mais tarde, Teófilo mudou-se para o bairro da Macaxeira na Vila Operária do Buriti. “Tornando-se amigo de todos, participando ativamente das reformas que mudaram a cara da vila Buriti. Lutou muito para que a rua fosse asfaltada, realizando, com sua esposa, um jardim às margens da rua para evitar ocupação”, justificou Felipe Francismar. No ano de 2003, Teófilo Amaro da Silva morreu deixando saudades para a família, amigos e vizinhos.

Em 11.01.2021