Lei municipal para conscientizar sobre a Diabetes

Na semana do dia 14 de novembro, Dia Mundial da Diabetes, no Recife é comemorada também a Semana da Conscientização, Prevenção e do Controle da Diabetes. Sempre com duração de sete dias, ela faz parte do calendário oficial da cidade e foi instituída pela Lei Municipal Nº 18.018/2014, de autoria do vereador Aderaldo Pinto (PSB).

“Essa é uma doença presente na vida de várias famílias recifenses e o objetivo da lei é dar visibilidade à luta dessas pessoas pelo controle diário, às famílias envolvidas no tratamento e às associações que lutam por melhorias na forma de lidar com a doença, além de levar conhecimento às pessoas sobre a Diabetes, tratamento e controle contínuo”, justifica o vereador.

Aderaldo Pinto destaca ainda números preocupantes sobre a doença, que é causada pela taxa elevada de açúcar (glicose) no sangue, a hiperglicemia. “Segundo o Ministério da Saúde, por volta de 6% da população brasileira tem Diabetes, ou seja, em torno de 12 milhões de pessoas, e a quantidade de casos aumenta a cada ano, por fatores de risco como a obesidade. Dados da Agência Brasil revelam também que a Diabetes mata quatro vezes mais do que a AIDS em nosso País”.

De acordo com a legislação, o município poderá promover, durante a Semana da Conscientização, Prevenção e do Controle da Diabetes, todos os anos, uma campanha de conscientização nas escolas públicas e privadas, repartições públicas e comunidades divulgando os cuidados com as pessoas diabéticas e informações sobre a doença, testes, exames indicados e tratamentos adequados. O município poderá ainda realizar e orientar a distribuição de medicamentos para o tratamento da doença na rede municipal de saúde.

A Lei estabelece ainda que o poder público poderá realizar parcerias com associações de controle da doença, sindicato dos endocrinologistas e entidades da sociedade civil, com a finalidade de realizar palestras e outros eventos de comemoração da semana, nos lugares propostos.

Em 18.01.2021, às 10h24