Rádio Clube pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial

O vereador Chico Kiko (PP) é o autor do projeto de lei nº 141/2019 que declara Patrimônio Cultural Imaterial do Município do Recife a Rádio Clube AM 720. O parlamentar destacou na justificativa da matéria legislativa a origem da rádio. “Foi a reunião de um grupo de amadores de telegrafia sem fio que se comunicavam por diversão e estavam obstinados a aperfeiçoar as transmissões para levar o pensamento humano por meio de redes sem fio”.

Considerada a primeira Rádio do Brasil, a Clube AM 720 do Recife, idealizada e comandada pelo radiotelegrafista Antônio Joaquim Pereira realizou a primeira transmissão em um estúdio improvisado na Ponte d’Uchoa, no dia 6 de abril de 1919. Em 1920, sob a direção de Oscar Moreira Pinto, ganhou uma sede oficial na Avenida Cruz Cabugá, no Bairro de Santo Amaro. Em fevereiro de 1923, aumentou a abrangência para toda a cidade do Recife. O maestro Nelson Ferreira assumiu a direção da rádio em 1934. E em 1950, foi inaugurado o primeiro auditório com capacidade para 200 pessoas.

Na Câmara Municipal, o projeto de lei que declara a Rádio Clube Patrimônio Cultural Imaterial do Recife recebeu parecer pela aprovação da Comissão de Educação, Cultura Turismo e Esportes. A matéria também será analisada pela Comissão de Legislação e Justiça. Em 2019, a Rádio Clube completou cem anos.

 

Em 19.01.2021, às 9h10.