Vereadores do Recife tomam posse na Câmara

Os vereadores da 18ª Legislatura da Câmara Municipal do Recife tomaram posse de seus mandatos nesta sexta-feira (1º), no plenário da Casa de José Mariano. A cerimônia foi transmitida via internet e conduzida, inicialmente, pelos três vereadores mais votados da capital: Dani Portela (PSOL) assumiu a presidência da Mesa Diretora; Andreza Romero (PP), a primeira-secretaria; e Júnior Tércio (Podemos), a segunda-secretaria. Os novos parlamentares cumprirão seus cargos entre janeiro de 2021 e dezembro de 2024.

Após a execução do Hino Nacional, a Mesa Diretora fez uma convocação para que cada vereador entregasse os diplomas expedidos pela Justiça Eleitoral e suas declarações de bens. Em seguida, a presidente Dani Portela leu o compromisso regimental dos vereadores  uma promessa de respeito às Constituições Federal e Estadual, à Lei Orgânica do Município e às demais leis, ao bem coletivo, à igualdade social e à democracia. Chamados pela primeira-secretária Andreza Romero, cada parlamentar respondeu individualmente pela aceitação do juramento.

Depois de declarar a posse dos novos vereadores, Dani Portela proferiu seu discurso cerimonial. Filha de um ex-preso político da Ditadura Militar e primeira mulher negra a presidir a reunião que instala uma nova legislatura na Câmara do Recife, ela chamou a atenção para as desigualdades que persistem na cidade e na política do País. “Recife é a capital das desigualdades. O próximo presidente desta Casa deverá ter como pauta fundamental o enfrentamento às opressões e às desigualdades desta cidade. Sejam essas opressões de raça, gênero ou classe”, disse. “Aproximadamente 115 mil recifenses vivem hoje abaixo da linha da pobreza. A democracia deve ser um mecanismo sobretudo para garantir uma vida melhor para as pessoas”.

A necessidade em aumentar a participação feminina nos espaços de poder não deixou de ser destacada pela vereadora. “A caneta que vai criar as leis da cidade do Recife, que vai tomar as decisões, precisa alternar de mãos. Isso é reparação histórica. A democracia será efetivada com a verdadeira participação das mulheres nesses espaços de poder”.

Os três vereadores mais votados vão exercer a partir de 2021 seus primeiros mandatos na Câmara do Recife. Com as últimas eleições municipais, a Casa teve uma renovação de 17 novos parlamentares – sem contar os vereadores Luiz Eustáquio (PSB), que já havia assumido uma vaga como suplente na legislatura anterior, e Osmar Ricardo (PT), que cumpriu mandatos em legislaturas anteriores e retorna ao cargo neste ano. A Câmara do Recife é constituída por 39 vereadores.

A Mesa Diretora composta pelos vereadores mais votados foi, também, responsável por conduzir a eleição da nova Comissão Executiva da Câmara do Recife, que assumiu os trabalhos da reunião em seguida. Dando continuidade à cerimônia, o novo prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a nova vice-prefeita, Isabella de Roldão (PDT), foram empossados.

Em 01.01.2020, às 17h11