Ana Lúcia lamenta possível desapropriação no bairro do Ibura
Ana Lúcia reforçou que conversou com uma comissão de moradores e confessou que as famílias estão desesperadas por terem que sair do local. “Conversamos com algumas pessoas e fizemos um levantamento de casa em casa. A desapropriação acontecerá nos primeiros dias de março e peço para que os movimentos que lutam por moradia possam se juntar. Segundo o documento, foi alegado que o trecho é considerado área de risco porque a comunidade vive perto dos trilhos ferroviários. Estão arrancando brutalmente 205 famílias de suas moradias. Serão 1600 pessoas sem ter onde morar, em plena pandemia. As famílias estão desesperadas. Todos ali lutaram bravamente para construir o seu imóvel”.
No aparte, a vereadora Dani Portela (PSOL) saudou a iniciativa da vereadora Ana Lúcia e sugeriu uma ação da Prefeitura. “É uma causa muito importante. Semana passada fomos recebidos na Prefeitura, quando acompanhamos o grupo com seis moradores, para tentar uma reunião com a gestão municipal e o Governo do Estado. A competência é federal, pois trata-se de competência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), mas que impacta a vida dos munícipes do Recife. A ordem de despejo já é para o dia 2 de março. E ainda não mostraram o lugar para onde essas pessoas serão removidas. É preciso que a Prefeitura se posicione”.
Ana Lúcia ainda ressaltou que não entendia o motivo da desapropriação e disse que a moradia era uma questão essencial na vida das pessoas. “Não entendo o porquê da invisibilidade da Transnordestina para essa comunidade. As pessoas recebem correspondências e têm fornecimento de luz. Conclamo outros órgãos a participar dessa luta. É impactante ouvir a história de cada um que vive naquela localidade. Já temos mais de 70 mil unidades em déficit de habitação no Recife, e imaginem agora. Devemos pensar que a moradia é essencial e é responsabilidade do município. Eles não estarão sozinhos e buscaremos alternativas possíveis para que não acordem dia 2 de março sem um teto”. Após o discurso da vereadora, o presidente da Câmara, Romerinho Jatobá (PSB), elogiou as palavras de Ana Lúcia e se sensibilizou à causa.
Em 08.02.2021