Cida Pedrosa pede ajuda para maracatus e bares do Recife Antigo

Por meio de dois requerimentos, o 875/2021 e o 876/2021, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) quer sensibilizar o governo do Estado para conceder ajudar às agremiações de maracatu da zona rural, que ficaram de fora do Auxílio Emergencial (AME), da Prefeitura do Recife, e aos bares e restaurantes do Recife Antigo, que tiveram que fechar durante o carnaval. Ela disse na manhã desta terça-feira (23), durante reunião Ordinária, da Câmara Municipal, que a intenção é sensibilizar o Estado para estas agremiações e equipamentos de lazer.

Segundo ela, as agremiações de maracatu e outros brincantes não poderiam fazer parte do auxílio da Prefeitura por estarem fora do perímetro da cidade.  Por isso, a vereadora requereu ao governo do Estado, no sentido de sensibilizar, priorizar as agremiações e artistas que participaram do carnaval de 2020 do Recife, mas são residentes em outros municípios que não possuem recursos para conceder um auxílio emergencial.  Este assunto foi tratado através do requerimento nº 875/2021.

Da mesma forma, a parlamentar requereu ainda ao governo do Estado, por meio do requerimento 876/2021, para prover ressarcimento financeiro aos bares, restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos comerciais do Recife Antigo, fechados durante o carnaval, em decorrência do decreto estadual 50.286/21. Segundo ela, esses comerciantes investiram e não tiveram retorno. “Locais tradicionais como Bodega de Veio, Mamulengo, Boi Voador e a lanchonete que faz o melhor maltado da cidade”.

Cida Pedrosa quer sensibilizar o governador do Estado para que contemple os estabelecimentos comerciais prejudicados com a não realização do carnaval. Segundo ela, seriam medidas de compensação para minimizar os efeitos perversos da pandemia no Recife Antigo, bairro tradicional da cidade. “Ali é o marco zero da cidade, a rua Bom Jesus é a mais bonita do mundo, tem a primeira Sinagoga do Brasil, o segundo planetário do país. Nossa história está ali, não se trata de um lugar qualquer, estamos falando da Ilha de Antônio Vaz, onde a cidade começou”.

 

 Em 23.02.2021