Comissão de Meio Ambiente é instalada na Câmara
Andreza Romero fez uma saudação aos demais membros da Comissão e fez um apelo a um esforço coletivo em prol de uma melhor legislação e mais fiscalização. “É uma honra presidir este colegiado. Vamos trabalhar na construção de leis e políticas públicas que garantam desenvolvimento e urbanismos sustentáveis. O meio ambiente, a causa animal, a cidade do Recife merecem e terão de nós mais respeito e mais direitos”, disse. “Será importante o nosso trabalho conjunto, dedicação e compromisso, e, principalmente, a agenda de prioridades da nossa cidade. Os interesses desta sociedade o meio ambiente estarão, com certeza, no centro de todas as apreciações que fizermos”.
Já Liana Cirne citou vários dos desafios ambientais enfrentam atualmente, como a falta d’água, o assoreamento de nascentes e desmatamento de matas ciliares, além falta de saneamento básico e do direito à paisagem urbana. “Estamos enfrentando uma crise hídrica que deixa a parcela maior da nossa cidade sem um requisito essencial para a dignidade humana, que é o acesso à água. O direito ambiental é o direito dos pobres. Tratar dos nossos rios, do nosso patrimônio natural, paisagístico, arquitetônico, histórico, cultural, tudo isso está dentro do guarda-chuva do direito ambiental”, afirmou. “É com a perspectiva da justiça ambiental que eu acho que a gente assume este mandato. Temos a missão de unir os 39 vereadores da Câmara para conseguirmos enfrentar a grandiosidade do problema que se coloca à nossa frente”.
O vereador Rinaldo Junior (PSB), que é membro efetivo do grupo, também falou na necessidade de unir os demais vereadores da Casa em torno da pauta ambiental e reafirmou que o direito ambiental afeta, principalmente, os mais necessitados. “Esta é uma oportunidade gigantesca. O direito ambiental é um dos direitos primordiais da população mais pobre. Tenho certeza de que vamos fazer um excelente trabalho”.
Em 18.02.2021, às 15h52