Dani Portela destaca Requerimento sobre prioridade de vacinação para pessoas com deficiência

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife, via videoconferência nesta terça-feira (16), a vereadora Dani Portela (PSOL) discutiu o Requerimento número 504/2021, de autoria do vereador Fred Ferreira (PSC), dirigindo indicação ao prefeito João Campos para determinar a inclusão das pessoas com Síndrome de Down, autismo e deficiência intelectual no grupo prioritário a ser imunizado na fase 3 do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Ela citou requerimento aprovado na Câmara, que já prioriza a imunização em todos os tipos de deficiência.

“Ontem, segunda-feira (15), durante a discussão do Requerimento de minha autoria em conjunto com o vereador Ivan Moraes, fizemos uma inclusão das pessoas com deficiência como um todo.  Inclusive, a previsão legal para isso. O Estatuto da Pessoa com Deficiência já prevê que, em casos de calamidade, essas pessoas precisam ser tratadas de forma diferenciada. E esses requerimentos que estão sendo propostos vão determinar algumas deficiências e outras não”.

Dani Portela enfatizou que citar uma doença específica em um Requerimento poderia trazer algum dano e pontuou a importância da vacinação a todas as pessoas com deficiência. “Quando a gente estabelece um escalonamento entre as deficiências, causa uma desigualdade entre as pessoas com deficiência. Então, o Requerimento que aprovamos supre tudo isso quando ele indica que as pessoas com deficiência são plurais, diversas e com uma parcela significativa. Em Pernambuco, por exemplo, 7% da população tem deficiência auditiva ou surdez. É só um debate no sentido de ampliar essa vacinação, não somente adultos, mas crianças também, independentemente da idade”.

Em 16.02.2021