Dani Portela discute a falta de água nos bairros da periferia

A vereadora Dani Portela (PSOL) alertou para a necessidade urgente de se discutir a questão da falta d’água, do saneamento básico e dos problemas estruturais nos bairros periféricos do Recife. “É urgente que se debatam esse problemas que atingem os territórios mais pobres, pois eles impactam diretamente na vida de milhares de mulheres pobres, negras e periféricas”, afirmou, na reunião Ordinária da Câmara Municipal, realizada por videoconferência, na manhã desta terça-feira (2).

Para a vereadora, a falta de água vem se agravando a cada dia e a previsão é de que haja ainda mais racionamento pela falta de um bom serviço prestado. “O problema maior é que esse racionamento depende de decisões que dirão onde a torneira fecha e onde ela abre. Por exemplo, a Avenida Norte divide de um lado os bairros de Casa Amarela e de Casa Forte e, do outro, os morros onde moram as populações mais carentes. De um lado, onde moram os mais abastados, não falta água; mas do outro, o racionamento que já existe chega a 11 dias sem água”, acrescentou.

Nesse ponto, a vereadora disse que discordava de outro parlamentar que a antecedeu na tribuna dos discursos, que disse ser a falta de água no Recife uma exclusividade do bairro do Bongi. “Discordo do vereador porque a falta de água e de saneamento é uma questão histórica desta cidade e atinge sobretudo as áreas mais pobres”, garantiu.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) pediu um aparte e lembrou que desde que chegou, pela primeira vez, à Câmara Municipal do Recife vem falando da falta de água nos bairros periféricos. “É um assunto que debato com muita frequência. Inclusive eu falei com o presidente da Câmara, vereador Romerinho Jatobá (PSB), para saber qual o modelo das audiências públicas neste ano. Quero saber se vai ser ainda por videoconferência. Pretendo debater este tema”, disse.


Em 02.02.2021.