Felipe Francismar é o novo presidente da Comissão de Legislação e Justiça

A Câmara do Recife promoveu nesta quinta-feira (11), na sede do Poder Legislativo, a reunião de instalação de uma de suas comissões permanentes mais importantes. Na ocasião, os membros da Comissão de Legislação e Justiça reuniram-se para decidir quem vai ocupar cargos de presidente e vice-presidente do grupo. Os escolhidos foram os vereadores Felipe Francismar (PSB) e Andreza Romero (PP), respectivamente.

Felipe Francismar foi eleito pelos integrantes do colegiado por unanimidade. Já Andreza  Romero obteve quatro dos cinco votos. Os demais membros efetivos são os vereadores Renato Antunes (PSC), Rinaldo Junior (PSB) e Samuel Salazar (MDB). Como suplentes, integram a comissão os vereadores Aderaldo Pinto (PSB), Fabiano Ferraz (Avante) e Fred Ferreira (PSC).

Como determina o Regimento Interno da Câmara, a comissão foi instalada pelo parlamentar que recebeu mais votos na última eleição municipal – no caso, Andreza Romero. Mas, assim que foi eleito presidente do colegiado, Felipe Francismar assumiu a condução. “Gostaria de agradecer a presença de todos os colegas vereadores e vereadora, e pelo voto de cada um para presidir esta comissão tão importante, que aprecia a constitucionalidade e a legalidade dos projetos”, disse. “É uma comissão bastante técnica e que vai precisar da dedicação de todos nós, dos assessores e, também, da participação de todos desta Casa – a imprensa, a assessoria legislativa. Tenho certeza de que faremos um grande trabalho”.

Andreza Romero também teceu agradecimentos pela escolha de seu nome para o posto de vice-presidente. “Tenho a importante missão de, daqui para a frente, com muito trabalho, contribuir com uma nova história para a cidade do Recife. Que este seja o nosso propósito: defender sempre os interesses do cidadão recifense. É uma honra ser a representante de todas as mulheres desta Casa e do Recife neste colegiado”.

Samuel Salazar frisou a necessidade de promover uma colaboração coletiva. “Temos certeza de que, com a colaboração de cada um de nós, vamos fazer um bom trabalho. Contem comigo, estou à disposição”.

Já Renato Antunes, líder da oposição no Legislativo, lembrou do papel democrático da ala. “Eu me sinto honrado de fazer parte desta comissão, mesmo estando no campo da oposição. Costumo falar que a oposição tem o papel importante de equilibrar o jogo”.

Por fim, Rinaldo Junior afirmou que a nova composição do grupo tem capacidade para dar conta de suas demandas. “Esta comissão é formada hoje por cinco vereadores jovens e atuantes, que têm a responsabilidade imensa de discutir importantes projetos de nossos pares. Tenho certeza de que a condução do vereador Felipe Francismar vai ser magnifica. É alguém que conhece o regimento e tem um bom relacionamento com todos nesta Casa”.

Após a votação, ficou decidido que a Comissão de Legislação e Justiça vai promover reuniões semanais para analisar projetos, sempre às terças-feiras, às 16h. A primeira reunião de trabalho vai acontecer no dia 23 de fevereiro – data escolhida por questões regimentais, tendo em vista o tempo necessário para as matérias serem enviadas à comissão e distribuídas aos relatores.

Em 11.02.2021