Ivan Moraes sugere ações e faz alertas para a área de saúde do Recife

A preocupação com as ações no combate à covid-19 no Recife foi tema de pronunciamento do vereador Ivan Moraes (PSOL), durante reunião Ordinária da Câmara Municipal, realizada por videoconferência, nesta terça-feira (2). “A gestão ainda não percebeu as lacunas existentes na nossa política de enfrentamento ao coronavírus". Segundo afirmou o parlamentar, "em todos os momentos da pandemia no Recife, não houve falta de recursos para aquilo o que a Prefeitura quis fazer”.

Ivan Moraes recordou que os pedidos do Executivo em relação a recursos, transferências e empréstimos à Casa foram concedidos e fez uma observação em relação aos exames para detecção da covid-19. “Mesmo que não tenha concordado em alguns momentos, os pedidos foram aprovados. Ainda estamos devendo muito na escuta à ciência. Desde o final de novembro, os exames que estão sendo realizados pela rede pública municipal estão atrasando muito. Quando não são perdidos. Sou um caso, inclusive. Fui fazer o exame em novembro e só recebi o resultado há um mês". Além disso, lembrou que dezenas de pessoas procuraram o seu gabinete, falando sobre o atraso do resultado ou a perda do exame.

O vereador ainda pontuou que postos de saúde do Recife já estariam relatando a falta de material e citou dificuldades dos idosos em marcar o dia de vacinação por meio de aplicativo. “Estão faltando máscaras para os profissionais que atuam nesses locais. A orientação dada nesses postos é a de que usem uma máscara descartável por semana. Outro assunto importante é para que as pessoas maiores de 85 anos, que são prioridades na vacinação, entrem em um aplicativo para marcar o dia de sua vacinação".  Ivan Moraes considera que esta  medida está errada. "A sociedade recifense tem defasagem de acesso à internet e os idosos não poderiam sair de casa nesse momento de coronavírus. Muitos não têm carros e vão ter que ir se vacinar de ônibus. Eles precisam receber a vacina em casa".

Em 02.02.2021