João Campos participa de abertura do ano legislativo da Câmara Municipal

Ao participar da reunião solene inaugural dos trabalhos da 18ª Legislatura da Câmara Municipal do Recife, por videoconferência, na manhã desta segunda-feira (1º), o prefeito João Campos cumpriu determinação da Lei Orgânica da Cidade do Recife e manteve uma tradição política. Ele fez uma breve explanação dos projetos administrativos para a sua gestão, falou das expectativas para o exercício de 2021 e enfatizou o desejo de ter um bom relacionamento com o Poder Legislativo, num discurso essencialmente político. “Assim como fiz na cerimônia do dia 1° de janeiro deste ano, realizada aqui, na Casa José Mariano, aproveito a oportunidade para parabenizar os vereadores empossados e que agora iniciam as atividades no dia a dia do Poder Legislativo. Acima de tudo, quero reforçar o meu compromisso com a relação respeitosa, o diálogo franco, aberto, transparente, e a parceria na atuação com o parlamento em favor de projetos e ações que vão nos ajudar a transformar para melhor a vida do povo recifense”, disse.

Ele sublinhou a necessidade de se fortalecer as instituições. “A abertura dos trabalhos legislativos também é um importante momento para enfatizar os nossos valores mais caros. A convivência harmônica entre os poderes constituídos, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, assim como os órgãos de fiscalização, precisa ser preservada e praticada com o máximo respeito. As senhoras e os senhores vereadores têm o meu compromisso público de atuar tendo em vista fundamentalmente a independência e harmonia entre os poderes, como a rege a Constituição brasileira”, disse.

O prefeito João Campos manifestou o desejo de que programas e ações do Poder Executivo tenham o acompanhamento, fiscalização, contribuição e aprovação pelo Poder Legislativo. “À Casa José Mariano, com representantes escolhidos pelo voto popular, caberá o honroso e primordial papel de debater as proposições e aprová-las quando julgar que assim poderá ser feito”. Ele lembrou que, antes de chegar à Prefeitura do Recife, vem de uma experiência legislativa como deputado federal e que aprendeu a ser “um grande defensor da casa legislativa” e que tem “plena ciência sobre a representatividade que cada parlamentar carrega consigo”. Observou, em seguida, que os vereadores e as vereadoras são “legítimos representantes de movimentos de lutas; representam regiões inteiras da cidade, cumprem um papel de vocação social. Por isso, tenham em meu gabinete e no gabinete do secretário de Governo e Participação Social, Carlos Muniz, a ponte para o diálogo”.

Além da relação com o Legislativo, o prefeito também abordou a situação nacional e fez uma correlação com a situação do município. “O Brasil, infelizmente, atravessa um período complexo, embalado por uma tentativa de enfraquecimento da política e das instituições, com ataques virulentos às bases do regime democrático. E isso tem ocorrido em meio à falta de uma coordenação nacional, primeiro, no que diz respeito ao enfrentamento à pandemia e, agora, na gestão do processo de imunização do nosso povo”. Essa conjuntura, de acordo com João Campos, obriga os gestores a reforçar a luta diária em favor da população. “Precisamos assegurar conquistas que nos ajudam a combater o maior dos problemas brasileiros: a desigualdade. Tenho certeza de que essa Casa jamais faltará aos chamados sociais com esse propósito. O nosso compromisso e a nossa disposição de trabalhar pelo Recife, independente das dificuldades que se apresentem, farão a diferença “, afirmou.

O povo do Recife, ressaltou o prefeito, possui muitas demandas que precisam ser reconhecidas e trabalhadas pelo poder público. “São ações como limpeza urbana, iluminação, pavimentação, drenagem, contenção de barreiras, na saúde, na educação, entre tantas outras. Como dizia Dom Hélder, o Dom da Paz, o povo pensa. E o povo sente quando a boa política está acontecendo na prática. Quem nos conhece, sabe que a tônica da gestão será o trabalho diário e intenso, sempre com muito diálogo. A nossa disponibilidade é e será sempre em tempo integral, tendo em mente a complexidade que é cuidar de cerca de 1,6 milhão recifenses que anseiam por novos e melhores tempos”, afirmou.

Um novo tempo que, segundo ele, se iniciou como uma marca histórica: “Fomos a primeira e somos a única capital do país a alcançar a paridade de gênero na composição do secretariado municipal. São 50% de mulheres no comando de áreas importantes da administração municipal, gerindo a maior parte do orçamento da Prefeitura”. Ele garantiu que, com o apoio de sua equipe, a educação será a prioridade. “O lançamento da pedra fundamental da nova Escola Municipal Abílio Gomes, na comunidade Entra Apulso, é exemplo claro da priorização que daremos ao setor. A obra que vamos fazer, um investimento de quase R$ 4 milhões, vai permitir a construção de um espaço pronto para beneficiar 600 crianças. E ainda vamos aproveitar a área da antiga escola para ampliar uma creche que funciona em parceria com a comunidade”.

Ainda na área da educação, ele relatou a alegria de, na semana passada, ter posto em prática um compromisso que envolve as instituições de ensino, setor privado e o poder público: o Escritório de Parcerias. Nesse ponto, reforçou o desejo de trabalhar em conjunto com o mundo acadêmico. “Quem me conhece, sabe. Na nossa pauta não caberá o negacionismo. Somos parceiros da ciência e da academia. Teremos uma gestão apoiada em números, dados e fundamentos sólidos. E é pelas mãos da ciência que vamos superar a pandemia causada pelo novo coronavírus, o maior desafio vivido pelas gerações vivas do planeta”. O prefeito João Campos lamentou que a pandemia já tenha causado a morte de mais de 224 mil brasileiros. “Aos que perderam seus entes queridos, quero registrar aqui o meu sentimento de grande consternação, pesar profundo e solidariedade. Mas a luta diária da saúde deve ser tocada com dedicação plena para que possamos salvar mais e mais vidas. Aqui, depois de estudo e muita discussão com técnicos e especialistas, lançamos o Plano Recife Vacina”.

Através do Plano Recife Vacina, observou, será garantida a imunização da população mais idosa, além dos profissionais que atuam na saúde e que estão na linha de frente contra covid-19. “Eu mesmo faço questão de estar presente nos centros de vacinação”, afirmou. O trabalho de vacinação, assegurou, é o que levará o Recife a outro patamar em 2021. “É isso o que nos fará retomar inteiramente as atividades da cidade, largar na frente e crescer com intensidade na economia”.

O prefeito João Campos finalizou falando sobre o Plano de Cem Dias de gestão, que contempla programas como o Crédito Popular do Recife. “Serão R$ 3 mil à disposição de quem quer começar a investir ou já tem algum negócio. A gente vai poder dar acesso também a quem está negativado para receber pelos bancos. Mas entendemos também que o arranjo da economia engloba uma série de ações coordenadas, com a criação da Investe Recife, agência para atrair investimentos e criar empregos, além do Desenvolve Recife, o nosso Compaz do empreendedorismo nas periferias da cidade”.


Em 01.02.2021.