Liana Cirne pede inclusão de agremiações da Mata Norte no auxílio emergencial

Concedida a dispensa de prazo para tramitação do projeto de lei do Executivo, 01/2021, criando o auxílio municipal – Ame o Carnaval do Recife, concedendo benefício financeiro às agremiações e demais atrações artísticas, que atuam durante o carnaval e estão sem trabalho em virtude da pandemia, a vereadora Liana Cirne (PT) enfatizou a importância da dispensa, mas lembrou que isso não impede que o PLE seja melhorado. Por isso, ela sugeriu na manhã desta segunda-feira (15), durante reunião Ordinária, da Câmara do Recife, por videoconferência, que é preciso colocar agremiações de maracatu rural, da Zona da Mata Norte, no auxílio, mesmo que elas não sejam oriundas do Recife. “Considero que estas agremiações abrilhantam o carnaval da cidade, e por isso peço às Comissões temáticas da Casa aprovem a sugestão, além de colocar os técnicos das atrações”.

A vereadora lembrou que estamos vivendo quartas-feiras de cinza no Estado, que tanto ama carnaval, mas deu exemplo mostrando que a saúde é responsabilidade coletiva,  e podemos sim deixar de lado o que a gente gosta  pelo bem da coletividade. A população, segundo ela, atendeu ao pedido e ficou em casa. Lembrou ainda que hoje segunda-feira (15), haveria encontro de maracatus rurais, encontro de blocos, noite dos tambores silenciosos, "mas não podemos porque precisamos ser solidários com as famílias que estão perdendo seus entes queridos", afirmou.  Destacou ainda que hoje o primeiro PLE votado é o do auxilio emergencial para artistas.

Liana Cirne lembrou ainda que o auxílio tem muito das sugestões do PT ao prefeito da Cidade. e que o seu mandato tomou uma medida para ajudar agremiações, abrindo mão do subsídio (salário) a mais que o vereador do Recife tem direito no início de uma Legislatura - a cada quatro anos.  “Abrimos mão do "auxílio paletó" para comprar cestas básicas destinadas a agremiações em estado de penúria, pois é sabida a necessidade que os mestres estão passando”. A vereadora considera que o projeto de lei do Executivo pode ser melhorado e incluir grupos como os maracatus  rurais.

Disse ainda que recebeu mais de mil apoiamentos pelas redes sociais para que seja estendido. “Já estive com o líder do governo na Casa, vereador Samuel Salazar (MDB), que se mostrou aberto ao diálogo. Temos três propostas incluindo profissionais do pessoal da técnica, mais duas agremiações pernambucanas que não são oriundas do Recife, mas que precisam”. Ela lembrou também que uma gola do maracatu demora um mês para ser feita. "Esses grupos presentificam a beleza, mas são da Zona da Mata".

 

Em 15.02.2021