Liana Cirne volta a defender comissão para fiscalizar escolas no retorno às aulas

A defesa da criação da Comissão Especial Suprapartidária de Apoio, Acompanhamento e Fiscalização da Rede de Ensino Municipal do Recife, através do requerimento nº 707/2021, voltou a ser tema de discurso da vereadora Liana Cirne (PT). Durante a reunião Ordinária remota desta terça-feira (23), a parlamentar destacou depoimentos de trabalhadores da educação que indicam que as unidades de ensino não estão preparadas para receber os alunos com segurança em meio à pandemia de covid-19.

De autoria de Cirne, o requerimento foi retirado de pauta na última segunda-feira (22) pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB). Ainda naquela reunião, alguns parlamentares questionaram a necessidade da nova comissão, uma vez que o acompanhamento das escolas poderia ser promovido por um colegiado que já existe na Câmara – a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes.

Além de ler os relatos dos profissionais, a vereadora mencionou que vai debater o assunto do retorno às aulas em uma audiência pública na próxima quinta-feira (25). “Trabalhadores da educação municipal entraram em contato com nosso mandato relatando problemas ligados à infraestrutura física e sanitária das escolas da rede municipal. Esses depoimentos mostram a importância de fazermos um esforço suprapartidário, próximo a esses trabalhadores da educação e às mães, pais, estudantes, acompanhando a discussão do retorno das aulas com segurança para toda a comunidade escolar. Lembro que na quinta-feira, às 15h, teremos uma audiência pública sobre o retorno das aulas presenciais na rede municipal”. O debate poderá ser assistido por meio do site da Câmara Municipal.  

Campanha da fraternidade – Antes de retomar sua defesa da criação da Comissão Especial, Liana Cirne demonstrou apoio a um requerimento de Cida Pedrosa, de número 875/2021, que pede ao Governo do Estado que conceda auxílio emergencial a artistas e agremiações carnavalescas não sediadas no Recife.

Cirne repercutiu, também, a reunião solene que a Câmara promoverá em celebração à Campanha da Fraternidade de 2021, que tem como tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”. A homenagem, solicitada pelo mandato da vereadora, vai acontecer no dia 2 de março, às 17h. “O texto-base da Campanha da Fraternidade de 2021 chama a atenção para o compromisso cristão para com a superação das polarizações, a necessidade de que o amor cristão seja uma aliança, um convite à unidade”, disse. “Gostaria de convidar a todos os vereadores e vereadoras a essa reunião plenária em caráter solene.”

Em 23.02.2021, às 12h43