Luiz Eustáquio defende aprovação do AME

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) destacou a altivez da Câmara Municipal ao aprovar o AME Carnaval do Recife – auxílio municipal emergencial destinado a agremiações e atrações artísticas que atuaram no carnaval do ano passado - durante reunião Ordinária, da Casa José Mariano, por videoconferência, na manhã desta terça-feira (16). Ressaltou que todos precisam compreender o gesto político realizado pelo prefeito da cidade, observando que não dá para apenas minimizar o projeto de lei do Executivo nº 01/2021, que institui o benefício. “Foi feito o que era possível neste momento de crise e baixa arrecadação”.

O vereador disse ainda que não é vereador de Jaboatão do Guararapes ou de outro município e que, portanto, deve se ater em aprovar propostas para o Recife. “Fico imaginando a razão das críticas e percebo que os colegas da oposição criticam e estão fazendo o trabalho deles, mas necessito fazer esta defesa porque sou vereador do Recife”.

Ele afirmou que há críticas e elogios feitos ao mesmo tempo, pelas mesmas pessoas, e que, por isso, não consegue compreender estas opiniões. Disse ainda que o projeto de lei do Executivo atende aos artistas da cidade e que a ação do prefeito é positiva para quem faz o carnaval, sendo um alento longe de ser solução. Fez questão de afirmar também que não se pode olhar, nesta ocasião, apenas o lado partidário, porque se trata de uma responsabilidade de todos.

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos), frisou que se incomodou muito com as falas de alguns vereadores criticando a pressa em aprovar o projeto, mas entende que há colegas jogando com a imagem da Casa. "Quanto há alguém que vem e diz que a gente errou, está jogando contra nós mesmos. E enquanto presidente da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, dei celeridade à tramitação pela necessidade do projeto no meio dessa pandemia, com recursos parcos e arrecadação em queda". 

Ana Lúcia parabenizou aos vereadores que participaram das reuniões das comissões realizadas ontem para dar o parecer ao  projeto de lei do Executivo. Reuniram-se  de forma extraordinária Legislação e Justiça, Finanças e Orçamento, além de Educação. "Parabenizo Cida Pedrosa (PCdoB) e Liana Cirne (PT) que leram e estudaram o projeto, fazendo emendas ao mesmo. Da mesma forma o colega Ivan Moraes (PSOL), e Marco Aurélio Filho (PRTB), que discutiram o mérito da proposta e foi assim que demos nosso parecer".  

Rinaldo Junior (PSB) se solidarizou com a fala de Ana Lúcia, fez duras críticas à oposição, afirmou que sente orgulhoso por integrar os quadros do PSB, mas, disse também que quando fora oposição fez denúncias propositivas e viu que algumas foram acolhidas pelo governo. “Felicito aos colegas que apresentaram emendas e propostas nas comissões  para melhorar o AME. Tenho orgulho que a Casa aprovou com celeridade não o melhor projeto, mas o que era possível”.

 Em 16.02.2021