Luiz Eustáquio pede reunião com Secretária de Saúde para debater a covid-19

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) alertou que no momento em que se observa uma piora nos números de casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus é importante a formação, novamente, da Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, na Câmara Municipal do Recife, para que se possa marcar reunião com a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, para tratar do assunto. “Precisamos saber qual a melhor forma de ajudar na questão da vacina, estimular o uso dela e também vermos, em conjunto, formas de esse imunizante chegar o mais rápido possível nas populações”, disse, na reunião Ordinária da Câmara Municipal realizada nesta terça-feira (2), por videoconferência.

O discurso do vereador foi feito após a aprovação de requerimento, em plenário, que pediu a renovação da Comissão Especial  Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, na Câmara Municipal do Recife. Ela funcionou na legislatura passada, com o objetivo de acompanhar a crise provocada pela pandemia no Recife. Será o mesmo dessa vez. “Entendo que é importante que todos nós, vereadores, independentemente das nossas correntes políticas, estarmos juntos para ajudar nessa luta. Precisamos, mais do que nunca, nos reunirmos urgentemente com a Secretária de Saúde para continuarmos fazendo o enfrentamento ao coronavírus”, disse Luiz Eustáquio, que foi o presidente da Comissão na legislatura anterior.

O vereador também disse que foi acertada a decisão de se imunizar, em primeiro momento, no Recife, os profissionais de saúde, calculados em torno de 6.500 pessoas. “São eles que estão na linha de frente de combate. Um verdadeiro exército pela vida. Sabemos da importância de eles estarem imunizados para que, assim, tenham condições de nos defender”, complementou.

Luiz Eustáquio também aproveitou para tratar de outro tema correlato, que é a questão do negacionismo. “Existem muitas pessoas que estão politizando a vacina, negando a ciência, quando é preciso se fazer exatamente o contrário, ou seja, avançar na ciência. Vale lembrar que a primeira vacina usada pela humanidade, durante uma pandemia, foi na da varíola”. Ele lembrou ainda que, no século 19, houve a Guerra da Vacina no Brasil, quando muitas pessoas se negavam a tomar os imunizantes. “Hoje, por incrível que pareça ainda há quem volte a polemizar sobre essa questão, criando confusão no povo, dizendo para não se usar a vacina. O Ministério da Saúde, inclusive, já voltou atrás e agora diz que é importante vacinar. Mas o que ficou na mente e nos corações das pessoas foi o medo da vacina”, observou.

O vereador lamentou, em seguida, que líderes de várias religiões estão prestando o desserviço de questionar a efetiva importância da vacina de combate à covid-19. “É importante e necessário que se vacine a população. Lamento que líderes religiosos tenham feito esse desserviço”. Finalmente, Luiz Eustáquio ressaltou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) ao longo da pandemia. “O SUS é altamente importante no salvamento de vidas. Se os governantes tivessem seriedade e respeito pela população, desde o começo da pandemia, menos gente teria morrido no Brasil. O SUS realmente universaliza a saúde. Sabemos que ele não é perfeito, mas por isso mesmo precisa de nossa união para buscarmos a sua melhoria. O SUS é quem salva vidas”, disse.

 
Em 02.02.2021.