Luiz Eustáquio repercute situação de marquises da capital

“Hoje, quando me encaminhava para aqui, passei pelo edifício São Cristóvão e vi uma pessoa estirada no chão. Ela sofreu um acidente que tirou a sua vida. A marquise se desprendeu, caiu e matou uma mulher”. Com essas palavras, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) deu início a um discurso nesta segunda-feira (8) sobre a conservação de edifícios e marquises do Recife. Durante a reunião Ordinária remota da Casa, o parlamentar disse que vai propor uma audiência pública para discutir o tema.

Luiz Eustáquio citou casos de acidentes que ocorreram recentemente e lembrou alguns dos edifícios da capital que já foram interditados por conta de seu estado de conservação precário. “Alguém perdeu a vida porque um prédio não recebeu a manutenção adequada. Poderia ser qualquer um de nós. Ela foi uma das milhares de pessoas que passam por aquele edifício. É um fato muito sério. Não podemos deixar de buscar uma solução”, disse.

O vereador disse que vai convocar os setores envolvidos para a audiência pública e apontou que, com o aumento da população que vive em situação de rua, acidentes como o desta segunda-feira podem se tornar ainda mais dramáticos. “Vamos chamar uma audiência pública com os órgãos que precisam estar à frente dessa questão. Vamos convidar o CREA, a Defesa Civil, os Bombeiros, a DIRCON, para podermos verificar o que fazer. Tem que haver uma manutenção. Não tem preço que pague uma vida. Várias marquises hoje têm pessoas em situação de rua que moram embaixo delas”.

Em um aparte, o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) afirmou que o problema precisa de uma solução estrutural, com a parceria do setor privado. “O que acontece é que nós temos grandes prédios em locais históricos, mas não há um incentivo, uma forma da Prefeitura atrair investidores. Somente fiscalizar não vai dar certo porque os prédios continuarão abandonados. Precisamos pensar em um plano para ocupar esses prédios. Tenho certeza de que a iniciativa privada, junto com a iniciativa pública, pode fazer uma grande transformação na cidade”.

Em 08.02.2021