Michele Collins pede prioridade de vacinação para crianças com doenças raras

Em defesa da causa de pessoas com doenças raras, a vereadora Michele Collins (PP) fez apelo para que fossem aprovados dois requerimentos de sua autoria, os de número 678/2021 e 679/2021, apresentados na reunião Ordinária da Câmara do Recife, realizada por videoconferência, na manhã desta terça-feira (16). Ambos foram aprovados. “Essas pessoas sofrem muito, pois tomam medicamentos imunossupressores que as deixam suscetíveis às doenças graves. Por isso, peço a sensibilidade das vereadoras e dos vereadores para a aprovação destas propostas que têm como objetivo inclui-las no Plano Municipal de Imunização”, disse.

O Requerimento de número 678/2021, dirige indicação ao prefeito do Recife, João Campos,  para incluir as crianças com doenças autoimunes e doenças imunossuprimidas (as chamadas doenças raras), do Recife, e seus cuidadores, como prioridades, no Plano Recife Vacina. Já o Requerimento de número 679/2021, também dirige indicação ao prefeito para incluir crianças com doenças raras e/ou com deficiência, do Recife, e seus cuidadores, no sentido de que tenham prioridade no Plano Recife Vacina.

“São dois requerimentos diferentes, pois pode ser que a pessoa tenha doença rara, mas não seja deficiente; ou, ainda, que seja deficiente e não tenha a doença rara”, justificou a parlamentar. Ela esclareceu, também, que o pedido de prioridade se estende aos cuidadores e aos pais dessas crianças porque “o contato pessoal é muito frequente e constante e por isso eles precisam ser vacinados. Além disso, o tempo para esses cuidadores e pais é muito precioso”, lembrou.


Em 16.02.2021