Relatores da Comissão de Educação recebem projetos

A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife promoveu uma reunião nesta terça-feira (23) para distribuir projetos em tramitação na Casa aos relatores do grupo. Ao total, foram dez propostas – sendo seis projetos de lei, três projetos de decreto legislativo e um projeto de resolução – repassadas pela presidente do colegiado, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos).

Participaram do encontro, além da presidente, os vereadores Cida Pedrosa (PCdoB) e Hélio Guabiraba (PSB), ambos membros efetivos do grupo. Ana Lúcia aproveitou a ocasião para convidá-los a participar de uma audiência pública que acontece na próxima quinta-feira (25), às 15h, sobre o retorno das aulas presenciais na rede pública do ensino municipal durante a pandemia de covid-19. O debate, requerido pela vereadora Liana Cirne (PT), poderá ser acompanhado pelo site da Câmara.

“Íamos chamar uma audiência, mas tendo em vista o requerimento do mesmo teor da colega, não havia necessidade de partir para uma segunda discussão sem termos a primeira. Nós temos recebido o contato de professores, gestores escolares, auxiliares de serviços gerais. Todos que estão no contexto escolar estão preocupados”, afirmou a presidente. “Em cidades do interior do Estado, como Nazaré da Mata e Carpina, onde já teve retorno às aulas na rede privada, eles voltaram atrás porque houve aumento dos casos de covid-19. Sabemos o quanto a escola faz falta, mas é importante planejar a volta”.

A recriação, na Legislatura 2021-2024, da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Pública Municipal de Qualidade, também foi mencionada por Ana Lúcia. O projeto de resolução de sua autoria que pede a instituição da Frente recebeu do plenário da Câmara, nesta terça-feira, a dispensa de prazo para tramitação. “A frente nasceu exatamente da necessidade de estarmos em visitas, realizarmos reuniões, levarmos inquietações ao prefeito. Temos, dentro da Frente, o objeto de visita às escolas. Logo que a frente for votada, vamos abri-la para que os vereadores interessados estejam dentro dela. E esta Comissão nunca se furtou de seu papel de atuar e dar respostas à população”.

Cida Pedrosa celebrou a dispensa de prazo para a criação da Frente Parlamentar e disse que a audiência pública sobre o retorno às aulas presenciais é “absolutamente importante”. “A volta às aulas em tempo de pandemia é um assunto que nos preocupa profundamente. Da mesma forma em que temos uma série de angústias, já que o ensino à distância não é universal para todos os lares, sabemos que a covid-19 é uma doença complexa. Em virtude disso, temos que nos aprofundar, ouvindo todos os profissionais, os pais e mães”.

Já Hélio Guabiraba fez elogios à composição da Comissão de Educação, que neste biênio passa a ter Cida Pedrosa como integrante e mantém Ana Lúcia como presidente. “O pessoal que vive da educação vai contar com uma comissão com pessoas que têm, nos seus olhos, a vontade de lutar pelos que precisam. Queria parabenizar as presenças, na comissão, das vereadoras Cida e Ana Lúcia, que preside a comissão em mais um mandato, numa confirmação mais do que justa”.

Em 23.02.2021, às 15h48